A história Presente

A história Presente
História na veia

Seguidores

domingo, 30 de maio de 2010

Revolução Industrial

Para ouvir a música, aperte o play.



"A distinção entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão teimosamente persistente." Albert Einstein


Revolução Industrial
Conceito: foi um processo de transformação lenta e gradual que teve inicio nos fins da idade média e sua consolidação ocorreu na 2ª metade do séc. XVIII.

As etapas

1760 – 1850: a Inglaterra era a “oficina do mundo”, durante 90 anos o processo da revolução industrial ficaria restrito aos ingleses, preponderarariaa a produção de bens de consumo, especialmente têxteis e a energia a vapor.

1850 – 1900: ocorre a difusão do processo pela Europa (França, itália, Alemanha e Bélgica), América (USA), Ásia ( Japão) e Rússia.
Cresceria assim a concorrência, a indústria de bens de produção se desenvolveria, as ferrovias se expanderiam; surgiriam novas formas de energia como a hidrelétrica e os derivados do petróleo. O trans­porte também seria revolucionado, com a invenção da locomotiva e do barco a vapor.

1900 até os dias de hoje: os países desenvolvidos utilizariam a indústria química e eletrônica, a engenharia genética, a robótica e a cibernética, enquanto paises subdesenvolvidos tentavam através da industrialização sair do atraso em que se encontram. Surgeriam os conglomerados industriais e multinacionais, a produção se automatizaria, surge a produção em série e exploderia a sociedade de consumo de massas com a expansão dos meios de comunicação.

As Fases
Artesanato: ganhava-se em qualidade e perdia-se em quantidade (determinada pela jornada de trabalho), nesta fase o artesão era responsável direto por todas as etapas do processo de produção , inclusive o lucro.

Manufatura: gradativamente o artesão foi perdendo suas características com o surgimento da mão de obra especializada e o comerciante manufatureiro ou intermediário foram quem passaram a deter o lucro.

Maquinafatura: foi a fase da consolidação do processo, quando se dá a nítida separação entre o capitalista assalariado e a substituição das ferramentas pelas máquinas.

Os Fatores do Pioneirismo Inglês
foi o primeiro país a passar por uma revolução tipicamente burguesa – Revolução Inglesa do séc. XVII.
mão de obra barata vinda dos cercamentos.
domínio da Inglaterra sobre Portugal .
acúmulo primitivo de capital .
grande quantidade de matéria prima – carvão mineral e ferro.

Inventores e suas Invenções

John Kay = Lançou a Lançadeira volante, era um instrumento adaptado aos teares manuais, esta máquina aumentou a capacidade de tecer; até esse momento, o tecelão só podia fazer um tecido da largura de seus braços. A invenção provocou desequilíbrio, pois começa­ram a faltar fios produzidos na roca.


James Hargreaves = Spinning Jenny, era uma máquina que permitia ao artesão fiar de uma só vez até oitenta fios, mas eram finos e quebradiços.





Richard Arkwright = inventaria a Water Frame, uma máquina movida a água, era econômica mas produzia fios grossos.





Samuel Crimpton = inventaria a máquina Mule, essa seria a combinação de duas máquinas numa só, a mule, conseguindo fios finos e resistentes.




Edmond Cartwright = Tear mecânico, agora sobravam os fios, esse desequilíbrio só foi corrigido em 1785, quando Edmond Cartwright inventou o tear mecânico.




James Watt = criou o Motor a vapor, esse foi o aperfeiçoando a máquina a vapor, criando também a máquina de movi­mento duplo, com biela e manivela, essa transformaria o movimento linear do pistão em movimento circular, podendo assim ser adaptado ao tear.




Henry Cort = Pud Lagen, foi um inventor que em 1783 obteve uma patente para a produção de barras de ferro de forma rápida e economicamente em um laminador com rolos ranhurados, patenteou seu processo de empoçamento de conversão de ferro-gusa em ferro forjado em uma fornalha.Suas duas invenções teve um efeito significativo sobre a indústria de ferro na Grã-Bretanha ao tempo que quadruplicou a produção de ferro nos 20 anos seguintes.

 Elly Wittney = inventou o descaroçador mecânico, esse aparelho separaria mecanicamente as sementes da fibra do algodão, de modo a reduzir substancialmente o seu preço; as primeiras máquinas eram suficientemente baratas para que os fiandeiros pudessem continuar a trabalhar em suas casas.



Revolução Social


A Mais Importante - Movimento Ludista: William Ludd recebeu esse nome por causa do líder William Nudd que culpava as máquinas como principais responsáveis por sua vida miserável iniciada no norte da Inglaterra com uma série de quebra de máquinas e fábricas.





Movimento Cartista: Carta Magna – Constituição: teve esse nome ligado as principais leis que foram asseguradas pela Carta Magna: A Constituição.





Lei das Minas: Em 1833 foi aprovada essa lei, limitando a quantidade de horas que as crianças e mulheres poderiam trabalhar nas fábricas têxteis, o ambiente de trabalho para as crianças era árduo e longo, sendo o tempo todo perigoso para sua vida, as tecelagens eram lotadas e mal ventiladas causando doenças de pulmão fatais a elas, isso quando não eram destroçadas nas polias das máquinas.



Lei das Oito Horas: limitava a jornada de trabalho em 8 horas diárias, antes da Revolução Industrial , a jornada de trabalho varia entre 11 e 16 horas, isso foi proporcionado peo crescimento da industrialização e da introdução de máquinas, sendo necessário mais horas para se trabahar. A utilização de trabalho infantil era comum, muitas vezes em fábricas. Na Inglaterra e na Escócia em 1788, cerca de dois terços das pessoas que trabalham no novo "boom" das fábricas têxteis de água eram crianças, esse movimento de oito horas foi a luta que finalmente havia levado a primeira lei sobre a duração de um dia de trabalho, limitando os mineiros a 12 horas, e as crianças de 8 horas. O dia de 10 horas foi estabelecido em 1848, e menos horas com o mesmo salário foram sendo aceitas posteriormente.





































4 comentários:

  1. Muito completo, parabêns !

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentáro cara leitora, eu penso que toda a pesquisa sempre é pouca, mas o produzido é o mínimo para elucidar o conhecimento, obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, o seu texto é muito bem escrito e de fácil entendimento!

    ResponderExcluir
  4. Sempre as ordens cara leitora, espero que o blog sirva sempre de apoio e suporte nas pesquisas escolares e acadêmicas. Obrigado você por fazer parte desse universo de conhecimento e sabedoria.

    ResponderExcluir