A história Presente

A história Presente
História na veia

Seguidores

terça-feira, 1 de junho de 2010

O Iluminismo

Para ouvir a música, aperte o play.




"laissez faire, laissez aller, laissez passer", "deixai fazer, deixai ir, deixai passar".



ILUMINISMO: iluminismo, esclarecimento ou ilustração são termos que designam um dos mais importantes e promissores períodos da história intelectual e cultural do ocidente.




Características do Iluminismo

O iluminismo foi contra o absolutismo, a igreja e tinha na razão o guia infalível para chegar-se aos verdadeiros conhecimentos.





Os Principais iniciadores do movimento para a Revolução Social


Isaac Newton: lei da gravidade - foi um cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo. Sua obra Princípio da Matemática e Filosofia Natural é considerada uma das mais influentes em História da ciência, ele descreve a lei da gravitação universal e as três leis de Newton, que fundamentaram a mecânica clássica. Demonstrou a consistência que havia entre o sistema por si idealizado e as leis de Kepler do movimento dos planetas, sendo o primeiro a demonstrar que o movimento de objetos, tanto na Terra como em outros corpos celestes, são governados pelo mesmo conjunto de leis naturais; o poder unificador e profético de suas leis era centrado na revolução científica, no avanço do heliocentrismo, que por sua vez difundida a noção de que a investigação racional pode revelar o funcionamento mais intrínseco da natureza.


Renné Descartes: fazia o discurso sobre os métodos e falava que o mundo era dinâmico, estava em constante movimento e para explicá-lo era necessário as leis da física partindo do princípio básico: “penso logo existo” . Foi um filósofo, físico e matemático francês, durante a Idade Moderna também era conhecido por seu nome latino Renatus Cartesius. Notabilizou-se sobretudo por seu trabalho revolucionário na filosofia e na ciência, obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra com a geometria - fato que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome. Por fim, ele foi uma das figuras-chave na Revolução Científica. Especialistas afirmam que a partir de Descartes inaugurou-se o racionalismo da Idade Moderna, décadas mais tarde surgiria nas Ilhas Britânicas um movimento filosófico que de certa forma, seria o seu oposto - o empirismo, com John Locke e David Hume.


John Locke: foi um filósofo inglês e ideólogo do liberalismo, sendo considerado o principal representante do empirismo britânico e um dos principais teóricos do contrato social, além da alcunha de ser o pai do liberalismo econômico, fez o segundo tratado sobre o governo civil, onde dizia que os governos surgiam de um acordo entre governantes e governados, e quando os governantes estivessem fazendo mau uso do poder, caberia aos governados o direito da revelia, depor o governo tirânico e colocar em seu lugar outro que atendendese os anseios do povo.



Pensadores Franceses


Voltaire: era conhecido como o “eterno otimista”, altamente contraditório, nunca se aproximou das camadas mais baixas da população, foi excomungado pela igreja, e exilado na França. ficou conhecido pela perspicácia e espiritualidade da defesa as liberdades civis, incluindo a liberdade religiosa e de livre comércio.




Montesquieu: era conhecido como o “espírito das leis”, fez oposição a divisão dos poderes em três: executivo, legislativo e judiciário, deixando o povo fora do processo político quando propôs o “voto censitário” (baseado na renda). Ficou famoso pela sua Teoria da Separação dos Poderes, atualmente consagrada em muitas das modernas constituições internacionais. Teve formação iluminista com padres oratorianos, revelou-se um crítico severo e irônico da monarquia absolutista decadente, bem como do clero católico.



Rousseau: foi um filósofo genebrino, escritor, teórico e político, sendo um dos iluministas mais marcantes de sua época ao Iluminismo francês, é considerado també, um dos precursores do romantismo. Defendia que todos os homens nascem livres, e a liberdade faz parte de sua natureza, inspirou todos os movimentos que visavam a busca pela liberdade, escreveu o Contrato Social, onde propunha uma sociedade justa e igualitária.


A Liberdade do Pensamento

Os Economistas

Fisiocratas - significa etimologicamente "governo da natureza" ou "lei da natureza". A característica de vinculação à natureza levava a tomar a agricultura e pecuária como base econômica, em oposição aos chamados mercantilista que colocavam ênfase na indústria e no comércio exterior.
Quesney: foi um economista francês que se destacou como principal figura da escola dos fisiocratas e da primeira escola de economia política. Ele afirmava que alterando-se as quantidades, e os preços deixando de ser constantes, quebrava-se o fluxo circular (o que ocorre atualmente com as ofertas e demandas). Quesney dizia que as verdadeiras fontes de riqueza de uma nação eram as atividades agrícolas e pecuárias.


Gourney: Jacques Claude Marie Vincent, foi um economista francês, fez várias viagens profissionais pela Europa, aproveitando para fazer estudos sobre o comércio; em 1751 foi nomeado intendente de comércio, percorreu com esse título diversas províncias da França, observando e combatendo abusos. Dava importância capital à indústria, lutou pela liberdade comercial; é atribuído a sua autoria a famosa frase: "laissez faire, laissez passer" ("deixar fazer, deixar passar") que tem um sentido de liberalidade, de impedir que se coíba a livre iniciativa. Gourney dizia que as verdadeiras fontes de riqueza de uma nação eram as atividades comerciais e agrícolas.


Liberalismo Econômico

Adam Smith (neoliberal):foi um economista e filósofo escocês, teve como cenário para a sua vida o atribulado século das Luzes, o século XVIII. É considerado o pai da economia moderna, é tido como o mais importante teórico do liberalismo econômico. Autor de "Uma investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações", a sua obra mais conhecida, e que continua sendo como referência para gerações de economistas, na qual procurou demonstrar que a riqueza das nações resultava da atuação de indivíduos que, movidos apenas pelo seu próprio interesse promoviam o crescimento econômico e a inovação tecnológica. Adam Smith dizia que as verdadeiras fontes de riqueza de uma nação era o trabalho e propôs a lei da oferta e da procura.


Os Enciclopedistas

Dennis Diderot: foi um dos primeiros autores que fazeram da literatura um ofício, mas sem esquecer jamais que era um filósofo, preocupava-se com a natureza do homem, a sua condição, os seus problemas morais e o sentido do destino. Diderot não reduziu a moral e a estética à fisiologia, mas situou-as num contexto humano total, tanto emocional como racional; seu pensamento sobre a nobreza e o clero se exprime na seguinte frase: "O homem só será livre quando o último déspota for estrangulado com as entranhas do último padre". Com essa frase, ele quis dizer que todos os governantes e os dogmáticos deveriam ser completamente derrubados, para a humanidade ser livre. Diderot é considerado por muitos um precursor da filosofia anarquista.


Jean D ´Alembert: foi um filósofo, matemático e físico francês,foi co-editor com Denis Diderot desse trabalho. Na França , o teorema fundamental da álgebra é conhecida como a d'Alembert / Gauss teorema (um erro na prova de d'Alembert foi pego por Gauss). Ele também criou o seu teste de razão , um teste para ver se a série converge, o D'Alembertiano surgiu pela primeira vez na análise D'Alembert, através das cordas vibrantes, onde desempenhou um papel importante na moderna física teórica; nos jogos desenvolveu a estratégia de redução de uma aposta e a ganhar mais em uma aposta crescente, onde o que mais se perde é chamado de sistema D'Alembert.

Dennis Diderot e Jean D ´Alembert consideravam todo o pensamento filosófico numa obra de 35 volumes que definiriam as idéias liberais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário