A história Presente

A história Presente
História na veia

Seguidores

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Caráter das rebeliões republicanas.

Para ouvir a musica, aperte o play.




" Quando maior a mentira, maior é a chance de ela ser acreditada." Adolf Hitler.

Rebeliões da República.

Caráter urbano

I Revolta das Vacinas: RJ - 1904, Prefeito: Pereira Passos e governo de Rodrigues Alves, a revolta da vacina ocorreu de 10 a 16 de novembro de 1904 na cidade do Rio de Janeiro, pois o início do período republicano no Brasil foi marcado por vários conflitos e revoltas populares, o motivo dessa revolta foi desencadeado pela obrigatoriedade da vacinação imposta pelo governo federal contra a varíola.

Fatores geradores: a obrigatoriedade da vacina contra a varíola e febre amarela liderado por Osvaldo Cruz.

Desdobramentos: conscientização da população e a vacinação facultativa.


II revolta da Chibata: RJ de caráter militar.
Governo de Hermes da Fonseca (gaucho): 1910 – 1914 e iria até o governo de Venceslau Brás: a meta era governar para abrir estradas.
Fatores geradores: existência de castigos físicos na marinha de guerra do Brasil e atrasos nos soldos e péssima alimentação.


III Movimento Tenentista: RJ 1926 – 1932. Os tenentistas eram contrários as reformas políticas do Café com Leite, ao voto cabresto, e faziam apologia ao centralismo político e ao nacionalismo econômico. Esse movimento entrou em declínio em 1932 com a era Vargas.





Governos

Artur Bernardes: 1922 – 1926, foi advogado e político, presidente de Minas Gerais de 1918 a 1922 e presidente do Brasil entre 15 de novembro de 1922 e 15 de novembro de 1926; seus seguidores foram chamados de "bernardistas", "dentre outras coisas de seu governo", foi responsável pela oposição por parte da baixa oficialidade militar, incentivados pela revolução comunista, ele ainda confrontou uma guerra civil no Rio Grande do Sul, onde Borges de Medeiros se elegeu presidente do estado pela quinta vez consecutiva, e também o movimento operário que se fortalecia novamente; em 1923 e 1924 ocorreram novas ações tenentistas no Rio Grande do Sul e em São Paulo,culminando na Revolução de 1924, que levou Bernardes a bombardear a cidade de São Paulo, depois decretou estado de sítio que durou por quase todo seu governo.

Washington Luiz: 1926 – 1930,foi advogado, historiador e político, além de ter sido o décimo primeiro presidente do estado de São Paulo, décimo terceiro presidente do Brasil e último presidente da República Velha. Foi deposto em 24 de outubro de 1930, vinte e um dias antes do término do seu mandato como presidente da república por um golpe militar que passou o poder em 3 de novembro de 1930 às forças político-militares comandadas por Getúlio Vargas, na denominada Revolução de 1930.


Momentos Críticos:

Revolta do Forte Copacabana
Rebeliões Tenentistas
SP - Miguel Costa
BA - CL. Horácio Matos
RS - Luis Carlos Prestes e formação da Coluna Prestes: 1923 – 1927 com a fusão dos gaúchos e dos paulistas em SC.



IV Messiânicos – religiosos


Guerra de Canudos BA: 1896 – 1897. Governo de Prudente de Moraes: foi o 1º presidente civil, Líder do movimento: Antonio Vicente Mendes Maciel – Antonio Conselheiro, era um intelectual e orgânico.

Objetivos: criação de uma comunidade de fiéis situada as margens do rio Vaza-Barrís, chamado de Arraial de Monte Belo ou Canudos, nesse local não havia: cobranças de impostos, prostituição ou consumo de bebidas alcoólicas, o modo de produção era comunal.

Desdobramentos: o Arraial de Canudos foi destruído pelo Exercito Republicano sob o comando do General Bittencourt visando atender as expectativas dos fazendeiros, da igreja e do próprio Estado Republicano.





Nenhum comentário:

Postar um comentário