A história Presente

A história Presente
História na veia

Seguidores

segunda-feira, 17 de maio de 2010

As regencias do Brasil colonial.

Para ouvir a musica, aperte o play.



" A tradição é a personalidade dos imbecis." Albert Einstein



As Regências: Foi um período da história brasileira, onde regentes assumiam o governo, até que D. Pedro II alcançasse sua maioridade. Pode-se dizer inclusive que foi um período semelhante à república, pois havia eleições para esse regente.


Regência Trina: Esse período regencial se inicia em 17 de julho de 1831 cerca de dois meses após a abdicação de D. Pedro I.; segundo a constituição de 1824, caso um monarca não pudesse assumir, deveria ser formada uma regência composta por três pessoas, a chamada Regência Trina, o que impossibilitava a ascensão de D. Pedro II ao trono do Brasil por causa de sua idade, ele tinha apenas 5 anos de idade em 1831.


Regência Provisória - abril/julho: A regência Trina Provisória teve uma duração de aproximadamente 3 meses (7/04/1831 – 17/07/1831)e marcou o início do Avanço Liberal (que durou até meados de 1837), tinha como principal objetivo reunir convocar o demais parlamentares para uma eleição em Assembléia geral da Regência Trina Permanente.
► teve caráter efêmero, não produziu mudanças na estrutura política do país.

Regência Permanente: 1831 – 1834, essa Regência foi escolhida para governar até que D. Pedro II atingisse a maioridade, mas funcionou somente até 1835, quando a Regência passou a ser uma Assembléia Geral.


Fatores Relevantes


► hegemonia das Elites Latifundiárias



Padre Feijó era o ministro da justiça: cria a Guarda Nacional: (era uma espécie de grupo de elite) para combater os restauradores, exilados, profissionais liberais (antigo partido português).







Período Regencial

Reforma do Código do Processo Criminal: Penal
► possibilitou as províncias do Brasil maior autonomia no que concerne a escolha dos representantes do poder judicial local.

Ato Adicional de 1834
► buscou atender aos interesses dos três agrupamentos políticos:
Moderador: Partido Brasileiro
Restaurador: Partido Português
Exaltados, ao prometer as modificações na Constituição de 1830

Juiz de Paz: governador, padre e juiz

As Mudanças:

1 Criação da Regência Uma: Vitória dos Moderados
2 Extinção do Conselho do Estado: Carta de 1824 - Moderados
3 Criação do Município Neutro do Rio de Janeiro
4 Vitalicidade do Senado: Restaurador
5 Transformação do Conselho Provinciais em Assembléias Legislativas: Exaltados


Regências Unas

1866 – Reforma do Parlamento

Uma de Feijó: 1835 – 1837

Divisão das Elites Progressivas – executivo e Regressivas – legislativo

Atritos entre Feijó : Feijó: Progressista X Parlamento e Feijó (Renúncia de Feijó) X Clero: questão do celibato.



Una de Araújo Lima: 1837 – 1840


► regresso conservador: Após a queda do Padre Feijó, o ministro da Justiça, o pernambucano Pedro de Araújo Lima, marquês de Olinda, assumiria interinamente, nomeando um novo gabinete composto por políticos regressistas, que ficou conhecido como Ministério das Capacidades, pela fama de que gozavam os seus componentes. Nesse ministério sobressaía Bernardo Pereira de Vasconcelos na pasta do Império e da Justiça. Em abril de 1838 ocorreu a segunda eleição para Regente Único, lançando-se Araújo Lima como candidato, enfrentando o "progressista" Holanda Cavalcanti de Albuquerque. Araújo Lima foi eleito com grande maioria dos votos e assim, instalaram-se os regressistas no centro do poder.


►Harmonia: Regente / Parlamento = Regressistas


Lei Interpretativa do Ato Adicional (mexeu com a Constituição de 1824)


► Reforma do Código Penal
► Perda da autonomia por parte das províncias

► Preparação para o Golpe da Maioridade

► Combate as Rebeliões Regionais



Rebeliões Regenciais


Fatores Determinantes


► Excesso de centralismo político por parte do Império

► Questões políticas de cada província (aspecto sócio economico)


Rebelião Elitista: elite gaúcha → RS

Bento Gonçalves: Bento Gonçalves da Silva (Triunfo, 23 de Setembro de 1788 — Pedras Brancas, 18 de Julho de 1847) foi um militar e revolucionário brasileiro, um dos líderes da Revolução Farroupilha, que buscava a independência da província do Rio Grande do Sul do Império do Brasil.




David Canabarro: David José Martins, conhecido como David Canabarro, (Taquari, 1796 — Santana do Livramento, 1867) foi um militar brasileiro,patriota como todo estancieiro gaúcho se apresentou às forças armadas e terminada a campanha foi promovido a alferes,ao regressar ao lar para em em seguida lutar na Guerra contra Artigas, Guerra da Cisplatina e Guerra dos Farrapos.



Garibaldi: Giuseppe Garibaldi foi um guerrilheiro italiano, alcunhado de "herói de dois mundos" devido a sua participação em conflitos na Europa e na América do Sul, foi uma das mais notáveis figuras na luta contra a tirania. No Brasil aproximou-se dos republicanos que haviam proclamado a República Rio grandense (11 de setembro de 1836), no Rio Grande do Sul e tornou-se uma figura importante na Guerra dos Farrapos, ou Revolução Farroupilha, na qual os republicanos do sul combateram o Império do Brasil. Ao lado do general Davi Canabarro, tomou o porto de Laguna, em Santa Catarina, onde foi proclamada a República Catarinense (República Juliana). A marinha da jovem República Rio grandense estava bloqueada na lagoa dos Patos, pois as forças imperiais dominavam a cidade de Rio Grande, na saída da lagoa para o mar. Para levar as forças republicanas até a cidade de Laguna, Garibaldi levou seus dois barcos através de um trecho de 86 quilômetros de terra, utilizando enormes carretas puxadas por duzentos bois. Em Laguna, Garibaldi conheceu Ana Maria de Jesus Ribeiro, conhecida depois como Anita Garibaldi, com quem se casaria e que se tornaria sua companheira de lutas na América do Sul.



Nenhum comentário:

Postar um comentário