A história Presente

A história Presente
História na veia

Seguidores

domingo, 16 de maio de 2010

Era Vargas

Para ouvir a musica, aperte o play.



" O próprio viver é morrer, porque não temos um dia a mais na nossa vida que não tenhamos, nisso, um dia a menos nela." - Fernando Pessoa


Governo Provisório 1930 – 1934

Antecedentes históricos

Crise econômica de 1929


Washington Luis era afiliado de Julio Prestes, foi o décimo terceiro presidente do Brasil e último presidente da República Velha, sendo deposto em 24 de outubro de 1930, vinte e um dias antes do término do seu mandato como presidente da república, por um golpe militar, que passou o poder, em 3 de novembro de 1930, às forças político-militares comandadas por Getúlio Vargas, na denominada Revolução de 1930. Washington Luis era afiliado de Julio Prestes,



Julio Prestes - foi o último presidente do Brasil na República Velha, não assumiu o cargo de presidente da república por ser impedido pela Revolução de 1930. Júlio Prestes foi o único político eleito presidente da república do Brasil pelo voto popular a ser impedido de tomar posse, sendo ele o último paulista a ser eleito presidente do Brasil.






Manoel Carlos Andrade era coligado de Getulio Vargas.








Getúlio Dorneles Vargas, nasceu em São Borja, 19 de abril de 1882 e morreu no Rio de Janeiro em 24 de agosto de 1954, iniciou sua carreira como advogado e político brasileiro, foi chefe civil da Revolução de 1930, que pôs fim à República Velha depondo seu 13º e último presidente da república Washington Luís. Foi presidente da república do Brasil em dois períodos, o primeiro teve duração de 15 anos ininterruptos, de 1930 a 1945 e dividiu-se em 3 fases:
De 1930 a 1934 - como Chefe do Governo Provisório.
De 1934 a 1937 - Getúlio comandou o país como presidente da república, no Governo Constitucional foi eleito presidente da república pelo Assembléia Nacional Constituinte de 1934.
De 1937 a 1945 - enquanto durou o Estado Novo implantado após um golpe de estado.
No segundo período, foi eleito por voto direto e governou o Brasil como presidente da república, por 3 anos e meio: de 31 de janeiro de 1951 até 24 de agosto de 1954, quando se matou. Getúlio era chamado pelos seus simpatizantes de "o pai dos pobres", além de ter sido o responsável pela ruptura da política Café com Leite.


O assassinato de João Pessoa que vice de Vargas causou a imediata Revolução de 1930 - foi Ministro civil do Superior Tribunal Militar, do qual aposentou para se candidatar a Presidente do estado da Paraíba, negou o seu apoio ao candidato oficial à presidência da República Júlio Prestes em 29 de julho de 1929. Mais tarde compôs com Getúlio Vargas a chapa de oposição à presidência da República para as eleições de 1 de março de 1930, seu legado histórico desperta certa polêmica, os defensores de João Pessoa alegam que ele foi um combatente das oligarquias locais e se contrapunha a interesses de grupos tradicionais, embora ele mesmo proviesse de família de oligarcas.


Aspectos do Governo Provisório

a) Intervenção nos Estados interventores – BA Juracy Magalhães

b) Cooptação das Oligarquias do café, dos Tenentes e Militares Legalistas

c) Revolução Constitucionalista de 1932 – SP: interventor civil paulista, elaboração do novo código penal, convocação das eleições e Vargas esmaga o movimento com o apoio da Cúpula Militar Legalista - manutenção e ordem.


d) Constituição de 1934: foi inspirada na Constituição de Weimar, Republica Federativa: autonomia para os Estados e Presidencialistas, extinguiu o vice presidente.
e) Legalização Trabalhista: carteira profissional, salário mínimo regional, jornada de 8 horas, proibição do trabalho infantil, voto secreto e voto feminino.



f) Eleição de Vargas através da Via Imediata – pelo congresso e candidato as eleições de Vargas nas eleições – Borges de Medeiros, foi um advogado e político brasileiro, tendo sido presidente do estado do Rio Grande do Sul por 25 anos, durante o período conhecido como República Velha, se destacou também por ser o representante da primeira geração republicana.



Governo Constitucional 1934 – 1937

I Ascensão de Novos Partidos

a) A.I.B Aliança Integralista Brasileira Σ - opressores
b) A.N.L Aliança Nacional Libertadores Luis Carlos Prestes - foi um militar e político comunista brasileiro, além de secretário-geral do Partido Comunista Brasileiro e companheiro de Olga Benário morta na Alemanha numa câmara de gás pelos nazistas.



II Intentona Comunista 1935 – Golpe de Estado
Intenção : RN PE RJ – todos ocorreram no mês de novembro

III Campanha Sucessória




IV Plano Apocrífe – Plano Cohen


V Fechamento do Congresso



a) Estado de Guerra

b) Extinção dos Partidos

c) Ditadura do Estado Novo: Estado Nacional – D.I.P Departamento de Imprensa e Propaganda, - criação da “Voz do Brasil”



Estado Novo 1937 – 1945

I Constituição de 1937 – “a polaca” : centralismo, autoritarismo, censura, repressão política.
II Nacionalismo Econômico: bens de produção e criação da CNS.
III Participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial
IV contestação do Novo Estado


a) Desgastes políticos pós 2ª Guerra Mundial
b) Manifestações dos mineiros e intelectuais
c) Oposição do Capital Nacional e Internacional
d) Golpe Militar em outubro de 1945

Deposição de Vargas: Dutra e Góis Monteiro.

Fim da era Vargas e retorno da era Vargas 1951.


Governo Vargas 1951 – 1954

I Fatores relevantes

a)Restauração do Populismo Nacionalista, nacionalismo econômico, criação da Petrobras e Eletrobrás pelo decreto n° 2004 de 1953: “O petróleo é nosso”, essa autarquia foi criado por Vargas mas quem executou foi Juscelino Kubitschek que investiu nas indústrias de bens de produção: siderúrgicas.

b) Aumento do Salário Mínimo em 100%, o Ministro do Trabalho era João Gourlat

II Pressões Oposicionistas: Imprensa: Carlos Lacerda, Burguesia – nacional / internacional e militares: Gregório de Mattos

III Assassinato na rua Toneleiro: atentado contra Carlos Lacerda e morte do major Rubens Vaz – aeronáutica.

IV Pressões das Três Armas pela renuncia de Vargas.

a) Suicídio do presidente em agosto de 1954

V Fatos Relevantes

a) Tentativas de Golpes: Aracargas e Ajacareacanga e o contra golpe preventivo do general Lott.

VI Modelos Econômicos Desenvolmentista



a) Crescimento Econômico Acelerado (± 70%): 50 anos e 5 .

Plano de Metas (região do ABCD) – 1951: Siderurgia, metais não ferrosos, construção naval, indústria automobilística, energia, transportes, cimento, petroquímica, construção de Brasília em 1960.


Implantação da SUDENE: redução de disparidades regionais (foi extinta no governo FHC)

b) Desnacionalização Econômica, emissão monetária acentuada: inflação onde levaria a depressão da moeda e corrosão dos salários.



Governo de Jânio Quadros: janeiro de 1961-1963 Modelo Parlamentarista

Fatores Relevantes:

I Ruptura da Hegemonia Política da Colisão PTB e PSD


II Medidas Austeras ( rígidas ): Restrição ao crédito, congelamento dos salários, fim dos subsídios federais e taxação dos lucros das empresas multinacionais em 30%.

III Oposição de trabalhadores: empregados e trabalhadores .


IV Política Externa Independente


a) Reaproximação da URSS e parcerias com a China comunista .





b) Condecorações: Yuri Gagarin e Ernesto CHE

V Renuncia de Jânio em agosto de 1961

Pressões militares: militares e grandes capitais: nacionais e estrangeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário