"A preguiça é a mãe do progresso. Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda."
Mário Quintana.
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OFICINA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Natureza do Conhecimento e do Método Cientifico
● Leitura Panorâmica
● Traço Distintivo
● Evolução Darwin .........Ciências Naturais
● Seleção ..Natural Bacon Ciências Sociais
►Antropos: relativo ao homem
►Morphos: em torno do homem
● Mito Adão e Eva – Gênesis: arvore do conhecimento
Existir ..........Haver
Consciência ...Estado
● Ontologia: fundamento do conhecimento: o ser em si mesmo
Ontologia
Modo de Leitura
►leitura panorâmica, temas de textos, abordagens, reler, porém pausadamente, eliminando os entraves e conduzindo a compreensão. Uma terceira leitura se preocupa com a idéia, identificando a estrutura do texto a partir do levantamento das idéias chaves.
►confecção do resumo da produção literária através da capacidade de pensar superando tudo e todos
Haver x Existir
..........Estado x Consciência
Richard Rorthy – Teoria da Semi-Ótica: “somos incomunicáveis no universo, não sabemos de nada” (teoria mais aceita), homem é quase a obra perfeita.
►o conhecimento exige três elementos:
Sujeito: é necessário haver alguém para conhecer, ser inteligente e capaz de conhecer e reconhecer.
Cognocis: conhecimento
Objeto: é aquilo que a consciência se debruça para conhecer, algo capaz de ser conhecido, é a realidade ao signo (imagem), ponto de consciência, é o ponto de ligação entre o sujeito e o objeto, aquilo que esta na ponte entre a realidade e o imaginário, é toda a informação que a mente manda para a mente:
►No cérebro ocorrem as informações anteriores, prévias.
► Revela o estado emocional.
► A informação é determinada como a forma que se conhece hoje.
► O objeto fornece a informação.
Charles Sanders Pierce: Ruimentos da Semi-Ótica
Sujeito ↔ Objeto ↔ Sujeito
Sujeito: é o elemento mais variável dos ruimentos da semi-ótica .
Objeto: tende a mutabilidade (Heráclito) .
Signo: cria padrões de criação .
►A imagem atinge o coração – emoção .
►A escrita atinge o cérebro - leitura .
►A internet é o tipo de comunicação que pressupõe participação (é como se fosse um prisma).
►A testemunha é a prostituta das provas.
Signo
Símbolo: é o signo arbitrário (convencionado), ele se inventa e se compartilha:
Exemplo 1: palavras fazem pensar.
Ícone: é a empatia (demonstra o poder comunicativo) ele sensibiliza e emociona.
Exemplo 1: Guerra do Vietnã.
Índice: indica o objeto, funciona como a possibilidade real mas não traz o objeto, ele aponta onde esta.
Exemplo 2: poeira da arvore, a folha caindo, são signos de constatação iniciais.
►Do Processo a Civilização – Sui Generis: ímpar.
►o que se produz tem que coincidir com a realidade do objeto, a mente humana é o sujeito passivo com o objeto que se debruça sobre as coisas para poder entendê-la, pois a mente é seletiva, a relação com o conhecimento é única.
►Genealogia com o conhecimento: produz conhecimento e nos lega a nossos descendentes em escala geométrica: mística, filosófica e cientifica, a tecnologia nasce da necessidade de tudo isso.
►O conhecimento oral é como um telefone sem fio, a cada geração a informação muda.
Místicos: é a oralidade mística, com o advento da escrita o pensamento filosófico passou a ser representado pelo alfabeto: uma nova tecnologia.
Cientistas: eram representados pelo empirismo que se baseava na observação da semântica da natureza de forma cientifica.
Filósofos: os gregos são os responsáveis por idéias como o nacionalismo, era essencialista, feita a partir da essência do ser e representada através das perguntas:
Quem sou eu?
De onde venho?
Para onde vou?
►As três formas co-habitam o nosso dia a dia, enquanto que a ciência provoca uma revolução cultural e social ao homem.
►Freud sentiu a necessidade de ter que haver leis e lançou o livro: Toten e Tabu para mostrar como o homem chegou ao consenso da ética e da moral.
►A escrita nasceu sob a ética de Deus, por isso do motivo das civilizações a igreja controlavar o estado e as leis; a casta sacerdotal detinha o poder político sobre a sociedade.
Pictograma: cada símbolo correspondia a um texto
Ideograma: eram os hieróglifos
►Os fenícios desenvolveram o fonema através do alfabeto fenício: alfabeto vocálico
►Os gregos desenvolveram o alfabeto vocálico:
Exemplo: cadeira= cdra.
►A escolástica cristã oficializou o conhecimento humano
►Palimpsesto: era o ato de raspar o pergaminho para se apagar o que já havia sido escrito e escrever um novo texto por causa da escassez de pergaminho
►A fenomenologia estuda a maturidade do pensamento filosófico, no séc. XIII e XIV o essencialismo era voltado para a vida intima de JC
►A hierarquização dos conhecimentos do homem, as ciências são atividades superiores a ele como a caracterização da natureza e das espécies.
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