A história Presente

A história Presente
História na veia

Seguidores

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Teorias sociológicas - Weber

Para ouvir a musica, aperte o play.

" Viva cada dia como se fosse o ultimo dia, um dia você acerta"
Luis Fernando Verissímo


Valores e idéias da objetividade do conhecimento
A objetividade do conhecimento atinge qualquer tipo de juízo sobre aquilo que se conclui, se comporta relatando o fato que expressa de si mesmo, de forma parcial, ou seja, o compromisso com a verdade é igual ao fato como verdade em si, na aparência, nos juízos e valores.

ÉTICA
É diferente da política, é todo processo social universal ou particular em todos os atos humanos geral ao particular, tendo a presença do indivíduo abstrato realizando objetivos motivados por suas demandas e necessidades; tais atos respondem por implicar em uma escolha, opções relacionadas com atitudes e modificados pela moral e pela ética em processos determinados como determinantes:
Exemplo: o homem burguês: possuí propriedade privada e participa nas relações sociais através das mercadorias; isso incorpora a ética aos atos individuais do homem ( á ética constrói condutas e valores universais) nas classes à moral faz o oposto, nesses princípios gerais, ela reduz as possibilidades históricas imediatas do indivíduo burguês:
Exemplo: às pessoas vão à igreja, rezam ( em qualquer classe ), são devotos de bondade e são solidários { conjunto de princípios éticos universais }, contudo vivem uma dicotomia ( dois caminhos ) no dia a dia,vivendo uma outra moral de individualismo burguês continuando com sua moralidade burguesa.
O trabalho busca uma perspectiva particular imedialista, exclusiva a ele, embora defenda uma série de princípios morais e éticos ( ao mesmo tempo que rezam da boca para fora, sua vida individual mergulha em uma vida moral burguesa ).

Tipos ideaisSão modelos teóricos, com bases explicativas iguais às práxis, os modelos são classificados a partir da classificação de um perfil com o tipo ideal:
Exemplo: modelo de calouros: comportamento, relacionamento, grau psicológico, a partir daí o modelo ideal vai tomando forma e analisa-se ele com os outros calouros.

Tipos puros de ação e de ação social
Ação: é aquela consciente e racional, pensa em termos de objetivo em relação do outro com a sociedade, estando na conduta em que todo o grupo será beneficiado, e o indivíduo mostrará o valor de seus atos; além de possuir caráter conceitual, abstrato é a ação prática.
Ação Social: constitui uma movimentação do indivíduo influenciado por uma iniciativa consciente, movida pela cultura e integração, corresponde á atitude, a conduta dos indivíduos na sociedade pelas quais se orientam suas ações a partir de certos valores: culturais, religiosos, abstratos.

Exemplo: sujeito puro: eu penso que...
............................eu não gosto de...

Conceito de relação social
Relação Social para Marx é definida pela posição do indivíduo em relação à produção, em como ele se relaciona com a sociedade, para Weber isso é definido pelos indivíduos no contexto das relações sociais, políticas, culturais e na ocupação do indivíduo na sociedade( hierarquia, status, interpessoais, individuais, práticos, imediatos ) que bilateralizam e centralizam as relações com vários sujeitos como se tivessem a mesma importância com relação á igreja, trabalho, família, sendo definida nas funções e papéis do sujeito dentro da sociedade.

Conceito de classes, estamento e partidos
Classes: são os operários, os segmentos liberais, não a partir da conflitualidade ou adições antagônicas das relações sociais, nem do padrão de consumo, mas parte da posição do status da posição de renda do indivíduo; se ele for gari, doutor, empresário, sua função será definida pela sua renda e poder de consumo, sendo esses os elementos que classificam uma classe da outra.
Estamentos: é o oposto de classes, é definido pela hierarquia, posição social e poder, com privilégios, convenções de um determinado segmento social dentro de uma sociedade.

Exemplo: Partidos Políticos: é uma organização social que tem como objetivo a conquista do poder e assegurar o domínio desses se necessário usando o poder da força bruta, a coação ( quando já estão no poder através de ameaças ).

Partido Político para Weber não parte da premissa de que são constituídos de indivíduos que são movidos por interesses comuns ( grupos de interesse ), e esses não tem associação com classes ( grupos, independentes, autônomos ), e grupos de interesses particulares.
Exemplo: dentro do partido existem uma série de sub-segmentos.
Essa é a visão do senso comum, é um jogo de interesses muito mais amplo construído pela mídia, ou seja uma despolitização da política, uma desconstrução; essa é a percepção da política a partir do individuo.


Conceito e teoria de desencantamento do mundoÉ a decepção de alguém, é quando o Estado se frustra em relação à sociedade, a vida, a existência, é uma nova realidade social onde os indivíduos passam a contar com a sociedade e essa impossibilita sua relação com outros seres humanos, se deparando com várias mazelas sociais como a fome, desemprego, falta de saneamento; criando uma mera perspectiva de sua vida , transformando-se em um pessimista esmagado pela realidade social que se impõe sobre uma vontade, desaparecendo com á consciência e transformando-o em criminosos, assaltantes, desaparecendo com seu sentido de valor social humano, por sua vez ligado à calmaria (estado de desorganização social em vários aspectos, ou seja a desrealização do ser humano).

A sociedade é capitalista e tende a tendência da racionalização e burocraciaA sociedade capitalista é organizada economicamente em bases nos lucros necessitando de organizações produtivas e trabalhistas controladas, em aspectos como o trabalho, o capital e o Estado, disciplinando e burocratizando, cercando-os por um conjunto de instituições para assegurar o controle, por sua vez o capitalismo exigem do Estado proteção sobre seu capital.
Relação existente e racionalização e capitalismoA relação existente entre o capital e a racionalização esta na forma sistematizada do controle para a reprodução de seu interesse na centralização hierárquica garantida por sua conduta.

MARXISMO, ÉTICA E POLÍTICA

Do ponto de vista do marxismo, as duas relações são complexos sociais distantes, pois á política tem uma função social para o homem, sendo imprescindível ao seu processo de reprodução dos homens numa sociedade de classe. Na história a política surge com as classes sociais no processo de produção assegurando o poder na sociedade pelo excedente do trabalho sobre o homem; A política pertence ao estado público, separando a vida do indivíduo, sendo necessário para as classes.

POLÍTICOS: pertencem ao setor da esquerda e são liberais; de maneira geral são baseados em Aristóteles na qual falava que o homem é um animal político, pois sua definição passa por cima de uma realidade que é estruturada por classes sociais.
Sociedades com classe e sem classe: discute a determinação do homem em sua classe.
Ás classes dominantes detém o poder, o povo não se encaixa nessas classes, as sociedades sem classe pertencem a uma política coletiva, não existindo separação do povo com o Estado, sendo que seu exercício numa sociedade sem classe é assegurado pela vontade do povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário