A história Presente

A história Presente
História na veia

Seguidores

terça-feira, 3 de agosto de 2010

A Democracia

Aperte o play para ouvir a música.


"Políticos e fraldas devem ser trocados de tempos em tempos pelos mesmos motivos"
Eça de Queiroz.

As políticas públicas são a mola propulsora de uma instituição (cidade, estado, país) e se fazem presentes contextualizando com um roteiro das atividades ao longo do tempo; a política pública visa definir os fins por objetivos traçados e os meios por intermédio do poder, de acordo com os recursos disponíveis para a realização da ação. A vida pública tem a competência de força para exercer o direito de coerção do Estado, incluindo os organismos voltados a sua constituição.


É o seu dia a dia como representante de uma instituição com poderes representantes de um todo, não pode ser confundindo como algo poderoso e sim com poderes de outrem, a política pública é a representatividade dos deveres e obrigações perante a sociedade, são atos que dizem um comportamento social associado a todos que permeiam e circulam a práxis do cidadão. Já a vida privada é algo muito sério e importante, principalmente se ele pertencer à esfera da vida pública; o que acontece é que todos temos nossa vida particular e por não saber fazer uso disso, muitas vezes exibindo-a, perdendo completamente sua intimidade.

A vida privada diz respeito somente ao sujeito detentor da própria, é exatamente nesse ponto que o cidadão alheio a sua noção de moral e ética, desconhece os direitos da vida privada assegurada pelas leis do país como invioláveis, pois nossa honra é nossa imagem, isso só é quebrado quando o político precisa se submeter à aparição, a partir daí, ele não sabe diferenciar o personagem que representa na vida pública com o personagem que é na vida privada. O significado de Parlamento é a assembléia dos representantes eleitos pelos cidadãos nos regimes democráticos, é exercido normalmente pelo poder legislativo.

Em alguns países, o parlamento é formado por duas assembleias separadas, chamadas de Câmaras do Parlamento, que podem resultar de eleições ou nomeações separadas além de ter poderes diferenciados com várias designações de acordo com a Constituição de cada país: no Reino Unido, é oficialmente chamada de Câmara ou Casa dos Lordes, e nos outros países é chamado de senado ou Câmara Federal, Congresso, "Assembleia Nacional ou do Povo" como na China Comunista.


A democracia de parlamento é algo que esta muito distante de dar certo, por causa do gênio humano como já descreveria Maquiavel séculos antes, a causa disso? A natureza corruptível do homem; nem a ferramenta mais poderosa contra isso que é o voto, pode fazer algo que vá de encontro a esse sentimento tão desprezível, contrariando justamente o seu dever de representar o povo que fez uma opção “democrática” a essa forma de dirigir quem os pôs lá. Uma das possíveis formas de se ter êxito na democracia parlamentarista seria o representante permanecer por um curto prazo de tempo e deixar seu cargo para nunca mais voltar.

Os cidadãos devem fazer as leis e estas devem ser recicladas por outros de tempos em tempos, sem soluções mágicas, mas projetos eficientes que dêem resultado; não se pode permitir que depois de tempos retornem a esses cargos. A democracia possível só assim será quando acreditarmos nas mudanças conscientes e que nós podemos melhorar e mudar as coisas e o pensamento vigente juntamente com um Estado que garanta e reconheça os direitos fundamentais através da participação política individual a seus representantes eleitos.

A democracia popular foi à maneira que ficaram conhecidos os regimes comunistas a partir de 1948 nas repúblicas do leste europeu e que foram libertadas pela antiga URSS na Segunda Guerra Mundial; foi também experimentada em alguns países menos desenvolvidos. Em 1945 o regime comunista impôs através da presença do exército vermelho e sua presença irreversível a sua política ou democracia popular que tinha como principais características: um partido único, a coletivização da terra, a planificação econômica centralizada, prioridade às indústrias de base, além perseguição e eliminação há qualquer dissidência.

O estatuto da Cidadania é aquele que “supostamente” nos garante o direito à vida, a liberdade e igualdade perante a lei e o cidadão por sua vez contribuí com o sistema através do voto; os direitos civis e políticos não asseguram a democracia sem a plenitude e participação do mesmo na sociedade através de uma conscientização responsável zelando para que os direitos não sejam violados. O estatuto da cidadania se faz presente nos processos de lutas que passam a estruturar os direitos do homem.


A importância do conhecimento histórico é uma ferramenta importantíssima para poder se atuar em qualquer área, pois ele se faz necessário, caso contrário um sujeito sem esse conhecimento fica relegado ao pouco ou quase nada a insignificância, ou seja, só falará se souber, senão ficará calado por não deter o poder da palavra; é fundamental que esse tipo de cultura se faça presente o tempo todo, pois assim a pessoa demonstrará capacidade intelectual e poderá argumentar a respeito do contexto atual sobre algo que esta acontecendo devido a fatos passados e possivelmente ter uma noção do futuro, pois a história e cíclica e compreendendo esses fatos se compreende a função do conhecimento histórico.


A Grécia Antiga como matriz do conhecimento produziu elementos o suficiente para ditar o funcionamento do mundo séculos depois, pois detinham a sabedoria e utilizavam-na para tentar melhorar o papel e o sentido do homem no mundo físico. As escolas criavam a base do material produtivo e organização para o homem, ao mundo do conhecimento para cada interpretação vinda através da filosofia.


A política ocidental é o resultado concreto de uma forma de pensamento onde alguém parou e começou a pensar sobre como funcionavam as coisas; nossa intelectualidade contemporânea só existe por causa da genialidade de povos que adentraram o fabuloso e misterioso da mente humana milhares de anos antes de nossa vã existência, mas como? Se não dispunham de todo aparato de hoje em dia? Simples, foi algo pensado, elaborado e não copiado, nossa política é o que existe do projeto mais bem produzido pelo homem através da comunicação.


Direito e leis são a referencia para existir um Estado não possivelmente “ideal”, mas o “menos pior”. Somos a herança e o legado de que podemos tentar viver melhor se assim o desejarmos e com uma arma tão poderosa que nos foi dado através da democracia, do voto e da palavra podemos fazer da política ocidental não a melhor, mas a mais apta para dizer que podemos dar certo e que mesmo milhares de anos atrás, eles estavam milhares de anos a nossa frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário