A história Presente

A história Presente
História na veia

Seguidores

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Ética

Para ouvir a musica aperte o play.




"Alguns elevam-se pelo pecado, outros caem pela virtude".
William Shakespeare




ÉTICA

É diferente da política, é todo processo social universal ou particular em todos os atos humanos, desde o geral ao particular, tendo a presença do indivíduo abstrato realizando objetivos motivados por suas demandas e necessidades; tais atos respondem por implicar em uma escolha, opções relacionadas com atitudes e modificados pela moral e pela ética em processos determinados como determinantes:

Exemplo: o homem burguês: possuí propriedade privada e participa nas relações sociais através das mercadorias; isso incorpora a ética aos atos individuais do homem ( á ética constrói condutas e valores universais) nas classes à moral faz o oposto, nesses princípios gerais, ela reduz as possibilidades históricas imediatas do indivíduo burguês:


Exemplo: às pessoas vão à igreja, rezam (em qualquer classe), são devotos de bondade e são solidários (conjunto de princípios éticos universais), contudo vivem uma dicotomia (dois caminhos) no dia a dia,vivendo uma outra moral de individualismo burguês continuando com sua moralidade burguesa.O trabalho busca uma perspectiva particular imedialista, exclusiva a ele, embora defenda uma série de princípios morais e éticos (ao mesmo tempo que rezam da boca para fora, sua vida individual mergulha em uma vida moral burguesa).

............ÉTICA X MORAL
vive pela ética ....vive a vida no seu mundo particular, a moral individualista burguesa é a que prevalece.

A moral burguesa esta centrada no indivíduo privado e seus direitos, deveres, em sua cidadania (imperativismo de Kant) e se associa com o pensamento cristão; isso ocorre em todos nós e de maneiras diferentes e gerais, essa é uma criação do homem pelo mundo burguês moldando-o de acordo com seus valores e sua natureza capitalista constituindo sua ética e moral. A sociedade burguesa cria bases mátrias indispensáveis para o surgimento de valores éticos e ao mesmo tempo se torna incompatível com a vigência humana desses valores.
A burguesia criou princípios de igualdade, fraternidade, ou seja, todos são iguais perante a lei, o Estado, contudo a natureza de base material impossibilita que esses valores morais se realizem; a sociedade esta em em viés diferente em todos os campos e estruturas, pois elas impedem que isso aconteça.

No mundo burguês a política ilusória é ainda política? Ela pode ser tudo, menos exercício de ética, é uma classe pertencente à outra, sendo à política expressão disso.Qual é à ética ideal? Nenhuma prática política assegura essa ética possível, podemos lutar pelo capital e a emancipação humana, mas é impossível em uma realidade política, não há condições de se realizar uma ética na sociedade capitalista burguesa, sendo ela exclusa dessa liminar; à política separa sua existência, pois a ética sem política seria uma ingenuidade:
Exemplo: sempre deve haver uma relação objetiva entre a ética e a política, pois o fato contestado é de que necessitamos da política, devendo essa ser objetiva, prática e contra o próprio capital, pois esse rompe as relações dos homens pela separação do trabalho, a riqueza e a produção da mesma.
A tendência histórica da sociedade capitalista é de barbarizarão social manifestado num crescente processo de pobreza, aumento de riquezas dos bens, aumento da violência, e o capitalismo não integra mais as amplas massas vivendo na margem da sociedade e carecendo de trabalho especializado, direcionando-o para o mundo das drogas, tráfico de drogas, prostituição, buscando uma forma de sobrevivência, respondendo as suas necessidades para poder viver. As relações desta sociedade conduzem processos incompatíveis com os princípios éticos universais.

De que maneira se contrapor a essa revolução burguesa?
A diferença se estabelece na construção crítica e só será possível através de uma práxis revolucionária que pense e projete a sociedade humana enquanto processo revolucionário de humanização recusando o futuro e o presente como algo definitivo da reprodução da existência da vida, isso se distingue da visão da burguesia, apresentando uma separação da pré-história da humanidade, procurando superar as contradições de bases capitalistas.
O movimento da ética na política parte do proprietário para retornar o poder do trabalho? Sua origem esta contaminada com a práxis da corrupção, pois ela é fundamentada no não atendimento do homem em sua demanda social.

A NATUREZA POR EXELÊNCIA NÃO É ÉTICA, e a luta da sociedade, dos políticos são meras utopias, por que todo mundo é corrupto, quem não é, o será! Mas isso não quer dizer que todos são corruptos; quanto mais problemas sociais aparecerem, eles esbarrarão em atitudes meramente morais, a solução para esse problema seria pensar em um novo modelo que encontre uma resposta para isso; a política não é a mais solidária e indicada para isso, pois as pessoas são más, é o produto da sociedade acumulando interesses particulares, não havendo espaço para a solidariedade no mercado, somente querendo saber quanto será o lucro e quanto irá ganhar, é um conjunto de falácia que envolve todo mundo.

Marx falava da destruição de uma sociedade por outra sociedade, dependendo do homem e dos sujeitos sociais, referindo-se ao marxismo como instrumento social na qual eles poderiam resignar-se ou adaptar-se á miséria, a violência, enxergando isso com a maior naturalidade, “é assim e assim será”, não enxergam nada além do horizonte.
Por que a ética e a política não se enquadram? Por que á política é distinta em relação á ética, o poder se referencia com o poder, o homem sobre o homem, sobre o poder material, social, sobre o poder de crítica nas questões das denominações; O poder na política surge com a separação da força de trabalho e a exploração do homem pelo homem, quebrando o individualismo social, separando-se do público para o privado, fazendo a divisão social do trabalho.
O poder era exercido pela coletividade, surgindo a política como um termômetro de separação do trabalho e da produção, originando o Estado; á política se refere ao poder, a divisão do trabalho, na sua expropriação, é a singularidade do indivíduo, no conjunto de referências de valores universais.

A moral é decorrente da prática social dos homens, correspondendo a princípios e valores, a contradição entre todo discurso de campanha política na mídia, chamada “ética na política”é discutida por que para se realizar na sociedade seus fundamentos se repousam sobre a expropriação da força de trabalho, onde a dominação, opressão e racismo nas relações sociais são fundadas sobre bases da ética. A política neoliberal do capital visa redução de custos e aumento de lucros sobre o capital, não tendo nada á ver com á ética, são políticas destrutivas de realização do ser humano; os agentes sociais, políticos e econômicos são os que fazem o discurso da ética na política com os próprios promotores de expropriação que se embuem desse discurso e dão ênfase a isso, como se fosse o eixo central da política; entre a esquerda e o pensamento aristotélico, criou se o por que da idéia defendendo a tese que o homem por natureza é um animal político, não levando em consideração a separação da atividade política publica e privada.

A política não pode ser vista como um apêndice, mas como uma atividade a parte com atividades específicas sobre o ser social; a política na sociedade é genérica, de classes, ela se corresponde nas relações de poder, movida por interesses particulares.
As coisas não se mudam só com leis, pois deve se levar em conta a cultura do povo, como e o que eles pensam... A moral dentro da sociedade divide o público do privado, ela não é coletiva e é condizente com o ser burguês; a sociedade capitalista não possibilita a relação dos seres com a natureza e de um ser com outro ser, a produção é social mas com destino privado, enquanto isso acontece, renovam se automaticamente essas relações.Para o Estado ser uma instituição,ele precisa voltar seus interesses par o geral, e não para o particular, pois a sociedade teoricamente marcharia para uma sociedade mais justa. A moral, é a moral da mercadoria do consumo, pois essa é a qualificação que se dá ao indivíduo, pelo o que ele possui.

Os homens sempre tiveram simpatia pelos rituais tribais ou fora do cotidiano com apologia as drogas, pois as folhas da coca eram usadas para aproximar se dos deuses, naquele tipo de sociedade; diferentes das sociedades atuais, usadas fora desse âmbito como uma fuga por causa de seus problemas pessoais , foram desenvolvendo uma nova cultura, onde hoje se consome e é usada como mercadoria que controla seus desejos como realização, se não fizer isso, o homem se tornará infeliz, pois isso é um modismo.
O indivíduo procura conhecer cada vez mais saída por soluções imediatas, medidas pelo consumismo e imediatismo com capacidade de renovação de prazeres diferentes. É um círculo em que o indivíduo se encontra no meio de uma sociedade marcada pelo vazio. As crises são fatos da práxis humana não realizáveis, o problema se da quando os indivíduos usam as drogas na sociedade como uma fuga (álcool, cigarro, maconha) isto tudo por causa das frustrações da vida, causadas pela depressão e o isolamento. Isso varia de pessoa para pessoa, pois estes usam os entorpecentes individualmente, passando a usarem coletivamente como uma prática social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário