A história Presente

A história Presente
História na veia

Seguidores

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Os partidos políticos franceses

Para ouvir a música, aperte o play.



"Quando tudo parece estar certo, é por que algo esta errado"



Os Partidos Políticos

Partidos

Girondinos: representavam os interesses da aristocracia, eram consideradom um partido de direita, pois sentavam ao lado dos Estados Gerais.


Cordelieis: não tinham representatividade definida, eram considerado um partido de centro.


Jacobinos: representavam os interesses da média e baixa burguesia, eram considerados partido de esquerda e estavam divididos na seguinte forma:

Montanheses: liderados por Robespierre e Saint-Just.

Indulgentes: liderados por Danton e Marat.

Hebertistas: liderados por Hebert.


Montanheses, liderados por:

Robespierre - Maximilien François Marie Isidore de Robespierre, foi advogado e político francês, sendo uma das personalidades mais importantes da Revolução Francesa. Os seus amigos chamavam-lhe "O Incorruptível", era o principal membro dos Montanha, durante a convenção ele encarnou a tendência mais radical da Revolução, transformando-se num dos personagens mais controversos deste período; seus inimigos chamavam-lhe o “Candeia de Arras”, “Tirano” e “Ditador sanguinário” durante o Terror proporcionado por ele durante a revolução.



Saint-Just - foi um político revolucionário francês, eleito para a Convenção de 1792, votou pela execução do rei; em maio de 1793 foi eleito membro do Comitê de Salvação Pública, ao passo que desenvolveu em teoria o governo revolucionário, fazendo apologia ao terror. Foi denunciado na tribuna da Convenção dos Girondinos pelos extremistas e moderados de seu próprio partido, os Montanheses. Depois, encarregado da reorganização do exército, fez ali um extraordinário trabalho, toda a sua ação política visava criar uma democracia de pequenos proprietários de trabalhadores e artesãos, fiéis à república. Por sua intransigência durante o período de terror, foi apelidado de “arcanjo do Terror” e “arcanjo da Revolução”, foi guilhotinado em 28 de julho de 1794.


Indulgentes, liderados por:

Danton - advogado e político francês, se tornou destaque nos estágios iniciais da Revolução Francesa; torna-se membro da Sociedade dos Amigos da Constituição, que deu origem ao Partido Jacobino, organização política radical representante dos anseios das camadas populares. Danton destaca-se na defesa dos interesses do partido na Assembléia Constituinte, em 1792 quando os sans culottes assumem o governo e proclamam a República, ele ajudou-os na organização. Ao defender a negociação com a burguesia a respeito da reação burguesa contra a Lei do Preço Máximo, foi substituído por Robespierre. No final do ano fez oposição ao terror, fase da Revolução Francesa marcada pela repressão violenta a qualquer crítico do novo regime, implantado pelos jacobinos. Condenado por conspiração, morreu na guilhotina com outros 14 revolucionários, disse antes de morrer "Minha única tristeza é que vou antes de Robespierre".


Marat - nasceu na Suíça, era mais conhecido como jornalista radical e político da Revolução Francesa, seu trabalho era conhecido e respeitado por seu caráter impetuoso e sua postura descompromissada diante do novo governo, inimigo do povo e das reformas básicas para os mais pobres membros da sociedade. Foi a principal ponte entre eles e o grupo radical Jacobino, liderou para a queda da facção Girondina, em junho ele era um dos três homens mais importantes na França, juntamente com Danton e Robespierre, posterirmente seria apunhalado no coração com uma lâmina de seis polegadas enquanto estava dentro de sua banheira pela simpatizante girondina Charlotte Corday, é de sua autoria a frase "inimigo do povo".


Hebertistas, liderados por:

Hebert - foi um político francês, exerceu preponderante influência na Comuna de Paris, era chefe da facção ultra-revolucionária, entrou em luta com Robespierre onde mandou aprisioná-lo; subiu ao cadafalso com seus partidários chamados hebertistas. Pelo fato de ser um revolucionário extremista, foi eleito o porta-voz do sansculottes, tornou-se influente no clube Cordeliers onde ajudou a derrubar a monarquia em 1792. Apoiou fortemente a conversão da Catedral de Notre-Dame e 2.000 outras igrejas para o culto da Razão, pressionou o regime jacobino para instituir o Reino do Terror; em 1794 foi considerado como um extremista perigoso, foi preso posteriormene e também não escapou da guilhotina.


Principais Medidas

Assegurou amparo e assistência aos jovens carentes e aos idosos
Asegurou a educação para todos e em todos os níveis
Instituiu a Lei do Máximo, quem especulasse com preço máximo o preço do produto seria guilhotinado.


O Golpe de 9 do Termidor

Foi um golpe liderado pelos girondinos que ao terminar com a Revolução Popular, deu inicio ao período da Contra-Revolução ou Diretório. Esse golpe foi articuladao durante o processo da revolução pelos girondinos, muitos deles haviam sobrevivido ao terror (milhares de pessoas, incluindo a ex-rainha Maria Antonieta, aristocratas, clérigos, girondinos, especuladores, inimigos reais ou presumidos da revolução, foram detidos e sumariamente guilhotinados), aliados aos deputados da planície, articularam esse golpe. Em 27 de Julho - 9 Termidor, de acordo com o calendário revolucionário francês, a Convenção numa rápida manobra derrubou Robespierre e seus partidários; Robespierre apelou para que as massas populares saíssem em sua defesa mas os que podiam mobilizá-los, como os raivosos estavam mortos e os sans-culottes não atenderam ao chamado. Robespierre e os líderes jacobinos foram guilhotinados imediantamene, a Comuna de Paris e o partido jacobino deixaram de existir; o golpe 9 Termidor acabou marcando a queda da pequena burguesia jacobina e a volta da grande burguesia girondina ao poder, o movimento popular entraria em franca decadência.

Contra-Revolução ou Diretório.

Os sucessivos golpes

O Golpe do Clube de Atenas:

Liderado por Graco Babeuf - François Noël Babeuf, ficou conhecido pelo nome de Gracchus Babeuf, um jornalista que participou da Revolução Francesa e foi executado por seu papel na Conspiração dos Iguais; embora os termos anarquismo e comunismo não existissem na época em que viveu, eles foram usados posteriormente para descrever suas idéias.


O Golpe do 18 de Brumário terminou com a Revolução Francesa, esse golpe de estado no Calendário Revolucionário Francês, 9 de novembro de 1799 iniciou a ditadura napoleônica na França, os admiradores de Napoleão criaram um jornal em Paris que divulgava a imagem de um general patriota, invencível e adorado por seus soldados. Nacionalismo, glórias militares, ideal de igualdade: essas idéias fascinavam os franceses. O Golpe do 18 de Brumário marcou o início do Consulado, que foi quando a burguesia como meio de terminar a revolução, pois já durava dez anos concentrou o poder na mão de três cônsules: Napoleão Bonaparte, Roger Ducos e Emmanuel Sieyès.


Período Napoleônico

Período do Consulado: por 10 anos e depois vitalício .
Período das grandes obras
As colonizações
O Bloqueio Continental
O Governo dos 100 dias
O fim do governo


Período das Grandes Obras

Reconstruiu as estradas.
Reaparelhou os portos.
Fez uma ampla reforma educacional.
Criou o Banco da França com a finalidade de emitir moedas.
Assinou com a igreja a Concordata de Bologna, confirmando o confisco dos bens do clero.


As Coligações

PIRA- É a letra inicial dos seguintes países: Prússia, Inglaterra, Rússia e Aústria, foi no contexto histórico mais recente um Estado que surgiu a partir da Prússia Oriental e que ao longo de séculos exerceu forte influência sobre a história da Alemanha e da Europa. A última capital da Prússia foi Berlim e os dois soberanos foram a Ordem dos Cavaleiros Teutônicos e a Casa von Hohenzollern. Atualmente está dividida entre a Alemanha, Polônia e a Rússia.


.........Prússia .................Inglaterra ...................Rússia ....................Áustria








O mapa da antiga Prússia pode ser visualizado na página ao lado.

Napoleão enfrentou 6 coligações formadas principalmente pela PIRA, sendo as duas primeiras na Revolução Francesa e as outras nos 4 anos seguintes do império.


Bloqueio Continental

Constituiu-se no fechamento dos portos da Europa Continental ao comando inglês, provocando assim a vinda da Família Real para o Brasil. Este bloqueio foi a proibição imposta por Napoleão com a emanação, em 21 de novembro de 1806, do Decreto de Berlim, que consistia em impedir o acesso a portos dos países então submetidos ao domínio do Império Francês a navios do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda. Com o decreto buscava-se isolar economicamente as Ilhas Britânicas, sufocando suas relações comerciais e os contactos com os mercados consumidores dos produtos originados em suas manufaturas. Napoleão justificou tal violação do direito internacional como uma exigência de responder à ação de bloqueio dos portos franceses por navios da Marinha do Reino Unido, que anteriormente ao decreto napoleônico havia por diversas vezes sequestrado navios franceses.


Governo dos 100 Dias.

Após ter perdido a campanha na Rússia, Napoleão foi exilado na ilha de Elba, mas conseguiu furar o bloqueio, voltando a governar a França por mais 100 dias. O Governo dos Cem Dias refere-se ao período compreendido entre 1° de março de 1815 - quando Napoleão retorna do seu exílio na ilha de Elba - e 18 de junho do mesmo ano - quando seu exército, a Grande Armée, é vencido na batalha de Waterloo. Este período é a fase final das chamadas Guerras Napoleonicas, assim como do império francês de Napoleão Bonaparte.



O Tratado de Fontainebleau
Imporia o afastamento de Napoleão para a ilha de Elba, onde fogeria no ano seguinte. Desembarca na França com um exército e reconquista o poder, iniciando então o Governo dos Cem Dias. A Europa reunida prossegue a sua luta contra o exército francês. Napoleão entra na Bélgica em Junho de 1815, mas é derrotado pelos ingleses na Batalha de Waterloo. Renuncia, então, pela segunda vez, é o fim do Império Napoleónico.

O mapa político do Tratado de Fontainebleau pode ser visualizado na página ao lado.


Fim do Governo

► durante o governo de 100 dias, Napoleão enfrentou a ultima coligação (campanha da Bélgica, na Batalha de Waterloo), sendo exilado definitivamente na ilha de Santa Helena, onde veio a falecer em 1821.




Congresso de Viena – Idéias Conservadoras


Princípios Básicos
Legitimidade → Doutrina Monroe.
Restauração.
Restituição → Brasil passa para a posição de Reino Unido.


Legitimidade: Doutrina Monroe - USA

► Este princípio dizia que os países que se tornassem independentes no contexto da América Latina deveriam retornar as condições de colônia da Metrópole européia, contra esses princípios posicionou-se o presidente dos USA James Monroe (Doutrina Monroe) que consistia na América para os americanos.


Restauração
Os monarcas que fossem destituídos de seus cargos por Napoleão Bonaparte, deveriam ser conduzidos ao seu trono de origem.

Restituição
Só teriam direito a receber indenizações os países que tivessem grandes extensões territoriais, este princípio influenciou na elevação do Brasil a condição de Reino Unido a Portugal e Algaves.

Santa Aliança
Era um exército formado pelos países membros do congresso que tinha como finalidade intervir nos movimentos de caráter nacionalistas e movimentos onde surgissem líderes iguais a Napoleão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário