A história Presente

A história Presente
História na veia

Seguidores

domingo, 6 de junho de 2010

Imperialismo britânico e francês

Para ouvir a música, aperte o play.




"Deus deve amar os homens medíocres, pois fez vários deles."

Abraham Lincoln


Imperialismo


Diferenças entre Colonialismo e Imperialismo

Colonialismo: as grandes potências européias no séc. XV e XVI eram portuguesa e espanhola, a política econômica era o mercantilismo: Pacto Colonial e o Eixo colonizador da América.



Imperialismo: as grandes potências européias a partir da 2ª metade do séc. XIX eram a francesa e inglesa, a política era o liberalismo econômico: Revolução Industrial e os Eixos colonizadores na Ásia e África. Tudo isso se concretizaria de fato com a Conferência de Berlim em 1855.





Dominações Inglesa e Francesa na Ásia e África.

Inglesa: África e Índia

A Companhia Inglesa das Índias Orientais foi fundada em 1600 e iniciou, desde 1757, a colonização de partes da Índia, aproximadamente em 1858, após derrotar uma confederação sique no Panjabe em 1849, a coroa britânica assumira o controle político de virtualmente todo o subcontinente. Tropas indianas no exército britânico desempenhariam um papel vital em ambas as guerras mundiais. A resistência não-violenta ao colonialismo britânico, chefiada por Mahatma Gandhi, Vallabhbhai Patel e Jawaharlal Nehru, levou à independência frente ao Reino Unido em 1947. A Inglaterra passou a negociar na Índia diretamente com os governos locais: Marajão, enfraquecendo o governo central e a economia local, provocando a Revolta Nacionalista dos Cipáios, que foi vencida pelos ingleses.


Inglesa: Ásia e China

A Inglaterra comprava em larga escala o chá da China mas não tinha produtos para vender na mesma proporção passando a industrializar o ópio, provocando a Guerra do Ópio, que foi vencida pelos ingleses e que impuseram a China o Tratado de Nanquim, exigindo a abertura de 5 portos chineses e o domínio da ilha de Hong Kong por 100 anos.



Inglesa: África

A Inglaterra dominou o continente africano inicialmente pelas regiões do Egito e África do Sul através da Conferência de Berlim (1884-1885) que legitimaria a anexação de todos os territórios ao longo desse corredor africano: Egito, Sudão, Quénia, Rodésia, Transvaal, etc.




Francesa: Ásia

A maior dominação do continente asiático foi na Península da Indochina – Vietnã. Na segunda metade do século XIX, o Sudeste asiático foi reduzido à condição de colônia francesa; em 1859 após 57 anos de lutas a França conseguiu dominar as cidades de Saigon e Tourane. Pouco tempo depois valendo-se da rivalidade entre os governos do Camboja e do Sião o império colonialista francês converteu o Camboja em seu protetorado (1863).
Com o avanço das fronteiras coloniais francesas para o oeste, a Inglaterra impôs sua autoridade à Birmânia (1886).


Francesa: África

As maiores dominações do continente africano foram em Marrocos, Argélia, Camarões, Congo e Senegal. A ocupação francesa na África ocorreu inicialmente no Senegal onde seriam os primeiros a estabelecerem seus entrepostos em 1624, sendo que não formaram verdadeiras colónias até ao século XIX, limitando-se a traficar escravos para as suas colonias das Caraíbas. No Oceano Índico, os franceses colonizaram a ilha Reunião em 1664, a ilha Maurícia em 1718 as ilhas Seychelles em 1756. Durante o reinado de Napoleão o Egito foi também conquistado por um breve período, mas a dominação francesa nunca se estendeu para além da área imediatamente à volta do Nilo. O verdadeiro interesse da França por África manifestou-se em 1830 com a invasão da Argélia e o estabelecimento de um protetorado na Tunísia em 1881. Entretanto, expandiram-se para o interior e para sul formando em 1880 a colonia do Sudão francês, atual Mali e nos anos que se seguiram ocupariam grande parte do Norte de África, África ocidental e central. Em 1912, os franceses obrigaram o sultão de Marrocos a assinar o Tratado de Fez, tornando-se outro protetorado.





9 comentários:

  1. vlw ai salvou meu trabalho =D

    ResponderExcluir
  2. Valeu galera, enquanto estiver "sauvando",
    vocês, beleza, mas começem a se salvarem ainda mais estudando e produzindo os seus próprios estudos baseados justamente neste tipo de leitura, é uma boa dica para aprender cada vez mais.
    Obrigado por acessarem o blog e não deixem de dar "aquela espiadinha" nas postagens recentes.
    Um abraço. Renato S.

    ResponderExcluir
  3. uffa encontrei o que eu estava procurando obrigadaaa

    ResponderExcluir
  4. Eu queria saber sobre O IMPERIO COLONIAL FRANCÊS NA ÉPOCA DO IMPERIALISMO mas muito obrigada...
    By: Nathyziinháàh

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu preciso saber para um trabalho de história "O imperialismo na Ásia e Oceania Francesa e Japonesa." só que eu só encontro sobre a Ásia. Alguém aí saberia me falar um pouco ou então indicar um site que fale sobre o imperialismo na Oceania Francesa e Japonesa?! Preciso disso Urgente. Grata desde já.

    ResponderExcluir