A história Presente

A história Presente
História na veia

Seguidores

quarta-feira, 6 de março de 2024

O que é história cultural? Peter Burke – Tradução de Sérgio Góes.

Sérgio Góes inicia seu trabalho falando da popularidade de Peter Burke e o seu já “reinado” sobre as reflexões no campo da historiografia atual, destacando sua presença no espaço acadêmico brasileiro e o quanto isso foi importante para o publico brasileiro envolvido nas questões de produção intelectual.


Burke trabalha em seu texto a introdução da discussão sobre a historiografia brasileira destacando a historiografia cultural, suas características e praticas por isso de seu livro apresentar conceitos complexos sobre a influencia da cultura e seu campo de abrangência, bem como, a presença de praticas historiográficas em nossa cultura. Esse trabalho revela o quanto complexo foi à preocupação entre os historiadores para garantir uma ligação entre as atividades cientificas e históricas na atualidade.

Os questionamentos apontados por Burke discutem a historia cultural sem ignorar os escritos contemporâneos com praticas reflexivas “teórico-metodologicas” parecidas com as que discutidas nos assuntos abordados no livro. A intenção era mostrar a continua preocupação da origem do fato e suas praticas intelectuais, como uma espécie de continuidade temática.

Ainda segundo o tradutor, os livros de Peter Burke que antecederam o seu “O que é História Cultura? l” são eles: A escrita da história: novas perspectivas e Variedades de história cultural que aborda em questão a gênese do trabalho; o autor pesquisa ainda como o estudo da historia cultural influenciou o contexto para as transformações do saber histórico ocidental vindo desde a época da Escola dos Annales.

Sérgio Góes, no entanto, preferiu se ater ao livro O que é História Cultura?, onde apresenta a dualidade de temática enfrentadas pelo autor, sob esse aspecto, a historia cultural não seria notoriamente uma subárea da historia, e nessa perspectiva, o titulo do livro maquiaria a grandiosidade do campo histórico, o caminho adotado por Burke foi então, a justificativa da ausência de respostas, por que a História cultural deve ser entendida como um fenômeno transitório na pratica historiográfica contemporânea.

Dentro da estrutura do livro, Burke dividiu o livro em capítulos para melhor compreensão, na verdade fora, seis capítulos: A grande tradição, Problemas da História cultural, A vez da Antropologia histórica, Um novo paradigma, o quinto se chama Da representação a construção e o ultimo Além da virada cultural; os livros indicam a trajetória da historia cultural em questão.

Ainda no O que é História cultural?, segundo Sérgio Góes aponta para as incertezas que o leitor poderá encontrar no que diz respeito a respostas as soluções para os problemas, sendo que ele não enfrentara diretamente com os paradigmas simplificados das expectativas que o cercam e o provocam; a definição de cultural trabalha os campos pertinentes aos estudos interdisciplinares nos campos em que atua, dando uma dimensão as transformações sofridas aos historiadores com potencial político explicativo.

A comparação porem dessas ciências nem sempre deve ser vista como a solução para os problemas, afinal, esse nem sempre é o caminho a serem trilhado para dar às respostas as características de pesquisas sob a perspectiva histórica cultural; para finalizar, Góes provoca se as referencias de trabalho “inexistentes” cujo trabalho e temática dizem respeito ao Brasil, podem ser entendidas como História Cultural?

Senhor leitor, todas as imagens foram retiradas do site de pesquisa Google, não se sinta ofendido se por ventura, uma das imagens postadas for sua, a intenção do blog é ilustrar didaticamente os textos e não plagiar as imagens. Obrigado pela compreensão. TODOS OS DIREITOS AUTORAIS RECONHECIDOS.

Mr. reader, all images were taken from the Google search site, do not feel offended if perchance, one of the images posted are your, the blog´s intentions is to illustrate didactically the text and not plagiarize images. Thank you for understanding. ALL RECOGNIZED COPYRIGHT.

 

REFERÊNCIA:

BURKE, Peter. O que é história cultural? (trad.), Rio Jorge Zahar, 2004. (Eudes Fernando.Leite.–.Resenha) www.historiaemreflexao.ufgd.edu.br/volume1/historia.pdf 

Nenhum comentário:

Postar um comentário