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" A indulgência é a maneira mais polida de desprezar alguém" Mário Quintana.
EVOLUCIONISMO
Mentes iluministas |
O evolucionismo é um conjunto de pesquisas que ainda se encontra em movimento, iniciado no século XIX pelo inglês Charles Darwin, onde iniciou seus estudos estabelecendo uma comparação das espécies que habitavam lugares diferentes, e mais ainda a semelhança de animais extintos com os atuais. Concluiu que os organismos estão em constantes mudanças e somente os que se adaptariam em melhores condições sobreviveriam. Com essas afirmações, ele criou controvérsias que iam do campo científico ao ideológico e religioso, batendo de frente com a igreja, detentora do poder na época, e da doutrina do criacionismo (século XVIII) em que o homem descende diretamente de Deus e não dos macacos batendo de frente com eles, onde na época, menos que isso era motivo para arder na fogueira.
Jean Baptiste lamark |
Jean Baptiste lamark negou esse postulado dizendo que o homem é criado pelas modificações do ambiente e que o homem adquire as características por causa dos fatores ambientais, e isso seria transmitido para as proles, outra idéia que foi “ao chão”, por outro cientista: Weissman na qual falou que as características não são hereditárias.
O evolucionismo tenta formalizar o pensamento social com os pensamentos científicos conforme a teoria da evolução, isso pareceu razoável, marcando o início do antropologismo, abandonando completamente as idéias impostas pela igreja. Esse tipo de pensamento evolucionista ia contra alguns pensadores que fizeram várias críticas, entre elas estão: - a teoria é etnocentrista, estudava culturas já em desenvolvimento, igualava as culturas com culturas materiais, igualava a evolução com o progresso e adaptação, era constantemente confrontada por evidências.
Franz Boas |
Charles Robert Darwin : publicou a Origem das Espécies: 1859
Jean Baptiste Lamark: publicou a lei do Uso e Desuso: 1809
Lewis Henry Morgan: publicou os Sistemas de Parentescos em Escala Global: 1871
Herbert Spencer: considerado o mentor e “pai” de Darwin
FUNCIONALISMO
Malinowski |
Malinowski e os índios Trobrians |
No funcionalismo cada elemento tem um trabalho a desempenhar, dentro de uma aparelhagem instrumental, na qual originam os princípios gerais que unem os seres humanos, também chamados de princípios da de integração, obedecendo às normas do grupo como a reprodução, formadora de instituições como a família e o clã e depois o território. A função surge como um papel evoluído na vida social do grupo, contribuindo para um determinado elemento da estrutura, resultando o processo de vida social em ações e interações do indivíduo ou do grupo.
Tudo isso funciona pela multifuncionalidade das estruturas, pois um só elemento pode fazer várias coisas e uma só função pode ser feita por vários elementos, tornando possível á mudança social.
Dentre os antropólogos que mais se destacaram estão:
Branislaw Malinowsky: publicou as Ilhas Trobriand: 1915
Branislaw Malinowsky: publicou as Ilhas Trobriand: 1915
Alfred Reginald Radcliffe: trabalhou nas Ilhas Andman entre 1906- 1908
Talcott Parsons: publicou A Estruturação da Ação Social: 1937
Emile Durkhei: publicou em 1839 Da Divisão Social do Trabalho.
ESTRUTURALISMO
O termo estruturalismo procura nomear um conjunto de elementos solidários entre sí, onde cada parte são funções de outras parte, e seguindo esse elo de componentes chega-se a relação das demais com sua totalidade, daí pode-se dizer que uma estrutura se compõe mais propriamente de membros do que de partes. Foi uma corrente de pensamento nas ciências humanas que se inspirou nos modelos da linguística e que prende a realidade social como um conjunto formal de relações, sendo visto como uma abordagem geral com muitas variações diferentes; tornando-se um dos métodos mais utilizados para analisar o idioma, cultura e filosofias da comunidade a ser estudada, porém este não se refere como uma escola, mas sim, como local de trabalho.
Relações familiares |
Tinha como objetivo a descrição empírica dos elementos e a crença dos fenômenos da vida em sociedade não seria inteligíveis se não vivessem em suas interrelações, estruturando-se nas variações locais dos fenômenos de superfície. Com isso, ganhavam suas identidades por meio das relações, sendo influenciados pelos seus fonemas e sons da natureza, juntamente com a semântica, mostrando as variabilidades das práticas no modo de pensar. O estruturalismo propos transcender as organizações prímarias dos fatos,observando nas pesquisas para depois elaborar os estudos dos elementos em cada nível, para depois se chegar a um modelo teórico do objeto. Foi também entendido como corpo teórico e marcou o início das ideologias das ciências sociais, abordando a estrutura que excluiria a praxis de Marx, estabelecendo critério supremo da verdade.
Os pensadores notórios do estruturalismo foram:
Ferdinand de Saussure: lançou paralelamente ao trabalho teórico mais tarde reunido na obra Curso Geral de Linguística, Saussure realizou, entre 1906 e 1909, um outro estudo que é comumente chamado de Os Anagramas de Saussure.
Leonard Bloomfield: publicou em 1933 seu principal trabalho - Linguagem é considerada por muitos como o texto clássico de lingüística estrutural, também tida com o próprio estruturalismo.
Claude Lévi-Strauss: sua principal obra foi Tristes Trópicos de 1955
Claude Lévi-Strauss: sua principal obra foi Tristes Trópicos de 1955
Jean Piaget: em 1967 lança o que foi considerada sua obra mais madura: Biologia e Conhecimento
Franz Boas: publicou A Mente do Homem Primitivo: 1938
Quadro comparativo
EVOLUCIONISMO
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FUNCIONALISMO
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ESTRUTURALISMO
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Início século XIX
Principais.Evolucionistas:
Charles.Robert.Darwin
Jean.Baptiste.Lamark
Lewis.Henry.Morgan
Franz Boas
Estudo baseado na evolução das espécies, e inspirado na realidade social, comparando-as com outras de lugares diferentes, apresentando certas semelhanças. Concluíram que as espécies evoluem para melhor se adaptarem ao meio, onde o mais forte por natureza sobrevive e o mais fraco tende a desaparecer.
Com esse tipo de conclusão, bateram de frente com a igreja que afirmava que o homem descendia de Deus. Foi criticada por ser etnocentrista, por dizer que as culturas tinham os mesmos objetivos, igualavam os progressos não levando em conta que existiam civilizações mais avançadas e atrasadas culturalmente contra dizendo as evidências.
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Década de 30
Principais.Funcionalistas
Branislaw.Malinowsky
Alfred.Reginald.Radcliffe
Talcott.Parsons
Emile.Durkhei
Estudo baseado em pesquisas diretas no campo interagindo com a cultura a ser pesquisada; explicava as necessidades individuais e coletivas em um grupo, trabalhavam com as características do grupo nas áreas sociais. Foram criticados por não levarem em conta as transformações sócio culturais voltados para estudar o momento, não interessando mais explicar e estudar o passado. Valorizava a dinâmica das atividades mentais, sendo seus métodos a introspecção e a observação.
Procuraram abordar a genética aos problemas psicológicos. Batiam de frente com o Estruturalismo porque não concordavam com a análise da consciência em pensamentos, imagens e sentimentos
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Década de 50
Principais.Estruturalistas:
Ferdinand.de.Saussure:
Leonard.Bloomfield
Claude.Lévi.Strauss
Jean.Paul.Sartre
Estudo baseado nas rela ções, baseados na língua gem social de cada grupo, procurava explorar as cultu ras através das relações produzidas dentro de uma determinada cultura. Procuravam tra balhar as ciências humanas em nosso século, valorizando as histórias tribais, pois estas assumiram papel de “matéria-prima antropoló gico”, examinandosa infra - estruturas inconscientes dos fenômenos culturais, considerando os elementos relacionados ou não como elementos, procurando estabelecer a coerência entre os sistemas, e por fim deu sua contribuição para as teorias marxistas, pois apresentavam relações da produção com o trabalho- capital, já no campo teórico permitiu a estruturação da realidade com a realidade descritiva.
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Muito bom, mesmo.
ResponderExcluirOBRIGADA!!!
:)
muito om resumo. valeu a ajuda
ResponderExcluirObrigado senhor Aregis, sempre a disposição para lhe ajudar.
ResponderExcluirOlha Renato, só uma correção: na tabela Franz Boas seria estruturalista.
ResponderExcluirObrigado pela leitura.
Obrigado,vai ser muito útil para minha prova de antropologia :)
ResponderExcluirOlá Renato,
ResponderExcluirMuito bom o resumo. Poderia me informar se há algum outro post explicando detalhadamente o Funcionalismo? Obrigada!
Olá Renato.
ResponderExcluirObrigado pelo maravilhoso resumo. Irá me ajudar bastante na minha prova de antropologia jurídica.
Sempre as ordens cara leitora. Obrigado por prestigiar o blog.
ResponderExcluirGostei muito do seu blog.
ResponderExcluirinformações precisas e muito boas!
Obrigada.
Obrigado pelo comentário Carmelene, espero que continues a apreciar o blog. Muito obrigado.
ExcluirMuito bom esse resumo, traz de uma forma clara e objetiva os temas centrais da antropologia.
ResponderExcluirTerei prova de Antropologia hoje, e esse resumo me ajudou bastante a recapitular a matéria. Obrigada e parabéns!
ResponderExcluirObrigado Amanda, espero ter contribuido para que vc tire uma nota excelente. Boa sorte e boas provas.
ExcluirRenato seu texto é muito bom e me ajudou bastante para a prova de Antropologia cultural! Parabéns!
ResponderExcluirGOSTO
ResponderExcluirMe ajudou muito, gratidão Renato!
ResponderExcluirQuais as diferencas entre o evolucionismo e o estrutural funcionalissmo
ResponderExcluirobrigado senhor, bem resumido
ResponderExcluirMuito bom o resumo.
ResponderExcluirótima leitura
ResponderExcluirGostei muito do resumo deste conteudo.
ResponderExcluir��estou a ter boas notas gracas a esse resumo,continuando ajudando senhor muito obrigado
sabe me dizer se o funcionalismo e o difusionismo estão ligados a crenças e religiões?
ResponderExcluirEsse artigo ajudou-me bastante, pena que não tem as outras correntes ou escolas.
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