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terça-feira, 6 de julho de 2010

História Antiga

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"Uma grande civilização não é conquistada de fora até que tenha destruído a sí mesma por dentro."
Will Durant






A História do mundo é a História da produção, a guerra é um fator dessa produção. O esquema do desenho abaixo, em suma, mostra exatamente a compreensão da história associada a dominação e a guerra.






A História Antiga é um domínio de estudos que se estende desde o aparecimento da escrita cuneiforme, cerca de 4.000 a.C. até a tomada do Império Romano do Ocidente pelos povos bárbaros em 476 d.C.


A história do Ocidente pode ser compreendida inicialmente da seguinte forma:

Pré-História
Idade da Pedra: Paleolitico, Mesolítico e Neolitico.
Idade dos Metais: Idade do Cobre, Idade do Bronze e Idade do Ferro.



Dica: Pré História
Pré-história corresponde ao período da história que antecede a invenção da escrita, evento que marca o começo dos tempos históricos registrados, também pode ser contextualizada para um determinado povo ou nação como o período da história desse povo ou nação sobre o qual não haja documentos escritos. A transição para a "história propriamente dita" se dá por um período chamado proto-história, que é descrito em documentos, mas ou são documentos ligeiramente posteriores ou documentos externos; o termo pré-história mostra, portanto, a importância da escrita para a civilização ocidental.
Uma vez que não há documentos deste momento da evolução humana, seu estudo depende do trabalho de arqueólogos ou antropólogos, como por vezes de outros cientistas, que analisam restos humanos e utensílios preservados para determinar o que acontecia na época desses acontecimentos e fatos.


Idade Antiga
Antiguidade Oriental
Antiguidade Clássica
Antiguidade Tardia




Dicas: Idade Antiga

Foi o período que se estendeu desde a invenção da escrita (4000 a.C. a 3500 a.C.) até a queda do Império Romano do Ocidente (476 d.C.) e início da Idade Média (século V); neste período temporal verificamos que as chamadas civilizações antigas, que conhecem a escrita, coexistem com outras civilizações, escrevendo sobre elas (Proto-História). Diversos povos se desenvolveram na Idade Antiga, as civilizações de regadio - ou civilizações hidráulicas - (Egito, Mesopotâmia, China), as civilizações clássicas (Grécia e Roma), os Persas (primeiros a constituir um grande império), os Hebreus (primeira civilização monoteísta), os Fenícios (senhores do mar e do comércio), além dos Celtas, Etruscos, Eslavos, dos povos germanos (visigodos, ostrogodos, anglos, saxões, etc) e outros.
...........A Antiguidade foi uma era importantíssima, pois nessa época tivemos a formação de Estados organizados com certo grau de nacionalidade, territórios e organização mais complexas que as cidades que encontramos antes desse período da história; algumas religiões que ainda existem no mundo moderno tiveram origem nessa época, entre elas o cristianismo, o budismo, confucionismo e judaísmo. O próprio estudo da história começou nesse período com Heródoto e Tucídides, gregos que começaram a questionar o mito, a lenda e a ficção do fato histórico.


Idade Média
Alta Idade Média
Baixa Idade Média:
Idade Média Plena e Idade Média Tardia.



Dicas: Idade Média

Marcada por uma série de considerações preconceituosas, a Idade Média compreende o período que parte da queda do Império Romano, até o surgimento do movimento renascentista. Longe de ser a chamada “idade das trevas”, esse período histórico possui uma diversidade que não se encerra no predomínio das concepções religiosas em detrimento da busca pelo conhecimento. É durante o período medieval que se estabelece a complexa fusão de valores culturais romanos e germânicos. Ao mesmo tempo, é nesse período que vemos a formação do Império Bizantino, da expansão dos árabes e o surgimento das primeiras universidades.


Século XV
Idade Moderna: Século XVI e Século XVII




Dicas: Idade Moderna
A transição do feudalismo para o capitalismo, ou seja, da Idade Média para a Moderna está relacionada com alguns acontecimentos que ocorreram na Europa a partir do século XIV: Peste Negra (ou Peste Bubônica) que matou 1/3 da população européia , crise da produção de alimentos consequência da morte de parte da população e a Guerra dos Cem anos entre Inglaterra e França.
.............As principais transformações estão relacionadas com o fortalecimento do comércio, consequência das cruzadas, o renascimento comercial e urbano e o surgimento da burguesia no período de declínio dos nobres que perderam suas terras (feudos) para o Rei absolutista. É o período compreendido entre os anos de 1453 (queda de Constantinopla) e 1789 (Revolução Francesa).; nesse período aconteceram transformações sócio-políticas e econômicas que mudaram o curso da história. Os três movimentos que marcaram o início da Idade Moderna foram: Renascimento Cultural, Reforma religiosa e os Descobrimentos marítimos .
............As quatro principais características da Idade Moderna são: Capitalismo comercial, descoberta e conquista de novos territórios, a submissão das Américas ao imperialismo europeu e a formação dos Estados nacionais unificados sob o poder do rei absolutista. A Igreja Católica, a instituição mais poderosa da Idade Média perdeu seu poder e suas idéias e dogmas passaram a ser contestados; a classe principal foi a burguesia, que não tinha terras, mas se enriqueceu e queria deixar de ser visto como pobre, almejando mudanças sociais; a classe principal era a nobreza, que possuía terras (feudos) e, apoiada pela Igreja, não aceitava mudanças sociais


Século XVIII

Idade Contemporânea: Século XIX e Século XX.


Dica: Século XVIII
A idade contemporânea é o período específico atual da história do mundo ocidental, iniciado a partir da Revolução Francesa em 1789 d.C; o seu início foi bastante marcado pela corrente filosófica iluminista, que elevava a importância da razão. Havia um sentimento de que as ciências iriam sempre descobrindo novas soluções para os problemas humanos e que a civilização humana progredia a cada ano com os novos conhecimentos adquiridos. Com o evento das duas grandes guerras mundiais o ceticismo imperou no mundo, com a percepção que nações consideradas tão avançadas e instruídas eram capazes de cometer atrocidades dignas de bárbaros; decorre então o conceito de que a classificação de nações mais desenvolvidas e nações menos desenvolvidas tem limitações de aplicação.

.................Atualmente está havendo uma especulação a respeito de quando essa era irá acabar, e, por tabela, a respeito da eficiência atual do modelo europeu da divisão histórica. Foi um período que compreendeu o espaço de tempo que vai da revolução francesa aos nossos dias. A idade contemporânea está marcada de maneira geral, pelo desenvolvimento e consolidação do regime capitalista no ocidente e, consequentemente pelas disputas das grandes potências europeias por territórios, matérias-primas e mercados consumidores.



Século XXI
Periodo compreendido entre 1 de janeiro de 2001 á 31 de dezembro de 2100.






Dica: Século XXI
O século XX foi o período que se notabilizou pelos inúmeros avanços tecnológicos, conquistas da civilização e reviravoltas em relação ao poder; no entanto, esses anos podem ser descritos como a "época dos grandes massacres", já que nunca se matou tanto como nos conflitos ocorridos no período. Em muitos países da Europa e da Ásia, este século foi largamente apelidado de "Século Sangrento". Pose-se considerar de maneira figurada como o século da eclosão entre a Primeira Guerra Mundial em 1914, e o colapso da URSS, em 1991. O período é também chamado de a Era dos Extremos.



INFRAESTRUTURA: é um modo de produção mundo material.


MEIOS DE PRODUÇÃO
1° Elementos Materiais: água, sol, terra.
2° Força Tração Animal: carro de boi, trenó.
Homens

SUPERESTRUTURAS

É um modo de produção do mundo simbólico , do mundo das idéias e do pensamento social.
ESTADO é constituído pelo direito =
..............................................JURÍDICO POLÍTICO
DIREITO
é constituído pelas leis ..=
FILOSOFIA é a área do pensamento social (elementos do mundo simbólico)
RELIGIÃO são os elementos da metafísicos, é a busca de enigmas para responder seus anseios (valores ético-morais)
CIÊNCIA não esta acima do bem e do mal, apenas constrói respostas as pseudo-verdades: ciências humanas x ciências exatas.
ARTES representam as manifestações dos seres hum
anos

IDEOLOGIA VISÃO DE MUNDO


REVOLUÇÃO ESTRUTURAL DO NEOLÍTICO
1. Quadros Materiais:
Organização de Produção Principal
Prática da agricultura
Criação de animais
Formação de aldeias permanentes (sedentarização)
Meios de produção
Meios de armazenamento
Invenção da cerâmica
Desenvolvimento do artesanato
Difusão das técnicas do bronze: Idade do Bronze
Crescente industrialização produtiva

2. Quadros Mentais – Simbólicos: Escrita
Acumulação do Conhecimento
Experiência produtiva e linguagem
Formação de termos abstratos: amor, estado, matemática.
Conhecimento de hábitos dos animais
Tempo de semeadura
Propriedades das plantas
Formação do clero (sacerdotes)
Emblema da maternidade (mulher)
Poder teocrático nas sociedades urbanas
Gênese do Estado (direito)

3. Categoria Dinâmica da Evolução
Estrutura Social
Sistema Clânico: formadores das primeiras famílias
Relação de parentesco: famílias poderosas
Pequenas comunidades familiares
Comunidades aldeãs


Estrutura Fundiária
Sistema Comunal em Transição (interesse de todos), surgem as propriedades privadas coletivas.

4. Sistema Comunal em Transição

5. Formação e Apropriação do Excedente
Gênese do Estado

6. Redefinição da Organização Social do Poder
Poder nas mãos de poucas pessoas
Mudanças para a modernização da sociedade:

No oriente existia o soberano e o súdito.
O ocidente existia o governo e cidadão → REPÚBLICA.
Isso permitiu que saíssem do isolamento e iniciassem a comunicação, iniciando as idéias, as artes e o espírito de coletivismo.
No continente africano essa exploração foi responsável pela destruição do continente.
As riquezas em todos os sentidos foram transformadas pelo homem e a maior delas é a riqueza natural.
Os povos foram superiores ao criar e adquirir novas aquisições, onde alguns avançavam no processo civilizatório e alguns regrediam e eram dizimados.
O ser cosmopolitano era aquele que se abria para o mundo, isso começou acontecer quando a água começou a ser trabalhada.
O Sudão é a parte negra do Egito, e teve sua importância histórica na formação do povo egípcio, eles apresentavam traços asiáticos; a dinastia faraônica durou 30 séculos e grande parte dos territórios eram hostis.
O delta do Nilo fica no Mediterrâneo e é conhecido como a “dádiva do Nilo”, ocorria o fluxo e afluxo das águas, dando vida a cultura agrícola nas regiões perto dos rios, 3 meses eram de fertilidade absoluta, onde plantava-se de tudo, desde hortaliças, trigo, arroz e também papirus nas áreas inundadas. Por onde o rio passava se formava um cinturão verde.
No decorrer do rio existiam duas dinastias que controlavam o rio, com isso houve a necessidade de juntar as coroas para dar continuidade a vida do Nilo, a cor das coroas eram branca e vermelha.

A arquitetura faraônica foi a mais impressionante que existiu até hoje.
Outras grandes civilizações só sobreviveram graças as águas que banhavam suas margens, dentre elas se destacavam a: Mesopotâmia, a Ásia
A Mesopotâmia era uma sociedade, porém o Estado se fazia presente mesmo sendo indesejado era necessária sua presença para manter a ordem.
O socialismo utópico e subjetivo
A república foi criada para dizer que o cidadão poderia exercer seus direitos
Iraque (Mesopotâmia)→ Tigre e Eufrates
Egito→ Nilo
Índia→ Indo e Ganges
China→ Amarelo

Dicas de livros para ler a respeito desses assuntos:

As Primeiras Civilizações - PIERRE LÈVÊQUE
Processo Civilizatório - DARCY RIBEIRO
História Econômica - FRANCISCO MAGALHÃES
Humanidade e Lutas Sociais - OTTO ALCIDES
História das Técnicas das Invenções - PIERRE ROUSSEAU
Evolução Cultural do Homem - GORDON CHIELD
A Cidade na História - LEWIS MONTFORD
A Mulher no Terceiro Milênio - ROSE MARIA MURANO






2 comentários:

  1. esses simblos significam o que? e são de quais civilizações?

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  2. Olá Flávia, bem vinda e obrigado por visitar meu blog, os desenhos laterais são na verdade uma faixa grega, já respondendo a sua segunda pergunta, esse tipo de ornamento era muito usado em toda a Grécia no tempo das "Ilíadas" e "Odisséias", sendo um dos legados culturais dessa brilhante civilização. O desenho central é um recorte do alfabeto grego e seu fonema é o seguinte:alfa, beta, gama, delta, épsilon, zeta, eta, teta, iota, kapa, lâmbda, mi, ni, xi, ômicron, pi, rô, sigma, tau, úpsilon, fi, qui, psi, ômega.

    Um abração.

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