A história Presente

A história Presente
História na veia

Seguidores

domingo, 25 de julho de 2010

Formação dos Antigos Povos.

Para ouvir a musica, aperte o play.



.....................................................................................................................

"Choramos ao nascer porque chegamos a esse imenso cenário de dementes"

Povos

Egeu ± 1200 a. C
Dica
O povo Egeu vivia nas cercanias do mar e também foi na mitologia grega um Deus, Egeu era filho de Pandion II, pai de Teseu e rei de Atenas.
A primeira civilização a aparecer na Grécia foi a civilização minóica (ou minoana, ou mínia) no Mar Egeu. Essa cultura tomou lugar aproximadamente entre 2600 a.C. e 1450 a.C. Comparativamente a períodos mais recentes da história grega, pouco se sabe a respeito dos minoanos, de quem até mesmo o nome é um termo moderno, provindo de Minos, lendário rei de Creta. Aparentemente eram um povo pré-Indo-Europeu; sua língua, conhecida como Eteocretense e desprovida de relação com o idioma grego, é provavelmente o que se vê no sistema de escrita denominado Linear A, encontrado na ilha, mas que ainda não se conseguiu decifrar.
....................Os minóicos eram um povo principalmente mercante, engajados no comércio marítimo, isto é, eram de cultura talassocrática, características da vida religiosa minóica incluem principalmente o simbolismo, a ausência de templos e a proeminência de divindades femininas; apesar das causas da queda desse povo serem incertas, é sabido que terminaram por serem invadidos pelos micênicos, um povo da Grécia continental.


Helenos (gregos) ± 1450 a. C
Dica
Inicialmente os helenos eram chamados de gregos, nome pelo qual os romanos designavam esses helenos, habitantes da Hélade que ficou posteriormene conhecida como Grécia, a Hélade tinha várias pólis (cidades - estados) independentes; cada um tinha suas leis, mas todos apresentavam as mesmas tradições culturais. Podiam estar sempre em guerra, mas quando se organizavam para os jogos olímpicos,o comportamento geralmente era fraterno.


Indo-europeu
Dica
Viviam principalmente na Europa central e oriental, a partir do começo do século VI eles se dispersaram para habitar a maior parte da Europa central e oriental e os Bálcãs. Muitos se estabeleceram depois na Sibéria e na Ásia Central ou emigraram para outras partes do mundo; mais da metade do território europeu é habitado por comunidades eslavo-falantes.


Romanos ± 750 a. C
Dica
O Império Romano foi a fase da história da Roma Antiga caracterizada por uma forma autocrática de governo, o Império Romano sucedeu a República Romana que durou quase 500 anos (509 a.C. – 27 a.C.) e tinha sido enfraquecida pelo conflito entre Caio Mário e Sulla e pela guerra civil de Júlio César contra Pompeu.
Muitas datas são comumente propostas para marcar a transição da República ao Império, incluindo a data da indicação de Júlio César como ditador perpétuo (44 a.C.), a vitória de seu herdeiro Otaviano na Batalha de Áccio (2 de setembro de 31 a.C.), ou a data em que o senado romano outorgou a Otaviano o título honorífico Augusto (16 de janeiro de 27 a.C.).
....................Também a data do fim do Império Romano é atribuída por alguns ao ano 395, com a morte de Teodósio I, após a qual o império foi dividido em partes ocidentais e partes orientais, a parte ocidental terminou por convenção em 476, o Império Romano do Oriente perdurou até a queda de Constantinopla pelos turcos otomanos em 1453. O Império Romano tornou-se designação utilizada por convenção para se referir ao Estado romano nos séculos que se seguiram à reorganização política efetuada pelo primeiro imperador César Augusto; embora Roma possuísse colónias e províncias antes desta data, o estado pré-Augusto é conhecido como República Romana.











Os indús e os chineses são civilizações ininterruptas até hoje.
Ano Domni: houve a expansão européia e o expansionismo
1ª Forma de Elemento: trabalha a inteligência
2ª Forma de Elemento: trabalha o governo
3ª Forma de Elemento: trabalha a moralidade
A Religião originou-se do mito, elemento primordial as crenças de um povo. Todas as culturas se questionam sobre o significado da bíblia, afinal o pensamento sagrado é laico.
Questão aristotélica: a causa divina, o princípio motor, o trabalho encima da questão da fé.


CIVILIZAÇÃO JUDÁICA

Descendeu diretamente de Abraão, considerado o gestor das três correntes pentecostais, além de ser um símbolo de patriarca.
A bíblia é um livro mágico e nele encontramos romance, guerras, brutalidades, histerias, esperanças, poemas, amor, generosidade. É uma literatura fantástica, porém não se pode crer em tudo o que esta escrito nela. É um dos mais importantes documentos históricos utilizado pelos historiadores.

A CIDADE DAS TRÊS RELIGIÕES - Jerusalém.

Cristãos Pentecostais
Judeusjudaísmo: Muro das Lamentações
Árabes islamismo: Cúpula Dourada (anjo falou com Maomé)
É o espaço mágico mais importante do planeta.



José era sábio, bonito, inteligente e sabia interpretar os sonhos. Ele é considerado o primeiro homem a fazer a Reforma Agrária pela socialização das riquezas do faraó contra a fome, pois ao terminar os alimentos e o dinheiro, começou a ser utilizado as riquezas e bens do faraó.

O sonho é a representação da realidade.



► A bíblia da Pastoral foi criada no Concílio Vaticano II em 1968 e sua proposta era renovar o Vaticano contra a posição do Vaticano tradicional.
Teologia da Salvação: foi baseada na trilogia de S. Agostinho: Adão, Eva e a maçã → tudo leva as atitudes cristãs para o preparo do cristão perante o juízo final, tudo muda, mas não de forma absoluta. Existem duas vertentes sobre a criação da história do mundo:


A criação pela matéria: negação do espírito, o realismo.
Big Bang é a teoria científica que defende o surgimento do universo a partir de um estado extremamente denso e quente há cerca de 13,7 bilhões de anos, ela baseia-se em diversas observações que indicam que o universo está em expansão baseado na teoria da Relatividade Geral, dentre as quais a mais tradicional e importante é a relação entre os redshifts e distâncias de objetos longínquos, conhecida como Lei de Hubble, e na aplicação do princípio cosmológico. Em um sentido mais estrito, o termo "Big Bang" designa a fase densa e quente pela qual passou o universo, essa fase marcante do início da expansão foi comparada a uma explosão.


A criação do divino, vai além da matéria, é a cristandade, a mitologia.
No início, Deus criou o céu e a terra.
Ao Primeiro dia, separou as luzes das trevas.
Ao Segundo dia, criou o firmamento dando-lhe o nome de céu.
Ao Terceiro dia, fez a terra germinar e criou as plantas e os seus frutos.
Ao Quarto dia, colocou no céu o sol, a lua e as estrelas.
Ao Quinto dia, povoou as águas de peixes e os céus de pássaros.
Ao Sexto dia, povoou a terra de animais de todas as espécies e criou o homem à sua imagem e semelhança.
Ao Sétimo dia, descansou.
Reza a Bíblia, que assim surge o Universo, pela mão de Deus.


A filosofia existe para ser questionada, afinal cada momento de nossa vida é ponderável e único, vivemos numa sociedade constante de “inconstância” a respeito das coisas ao nosso redor, pois “tudo o que é sólido se desmancha no ar”.
O homem não aprende nada com a história, pois se aprendesse, não faria todas as guerras: Iraque X EUA X Afeganistão X URSS X Alemanha X França X Inglaterra, vivemos numa época do militarismo, e esse pensamento de quartel é diferente, pois predomina o confronto. Segundo Tobias Barreto, o direito internacional fala pela boca do canhão.

CIVILIZAÇÃO PERSA


Os persas contribuíram para o mundo com a dualidade, as indagações, foi o primeiro povo a marcar seus territórios, alem de serem os precursores do monoteísmo, da idéia entre o bem e o mal, idéia usada pelo cristianismo através de S. Agostinho, onde construiu a filosofia em que dizia que tudo o que temos que temer a Deus e evitar o mal, através da percepção católica marcante.


CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA

Junto com a civilização mesopotâmica, foi a que mais transmitiu conhecimento nas matemáticas, e seu papel nas representações em física, e no ideário do mundo abstrato, é considerada como uma das primeiras grandes civilizações da Humanidade e manteve durante a sua existência uma continuidade nas suas formas políticas, artísticas, literárias e religiosas, explicável em parte devido aos condicionalismos geográficos, embora as influências culturais e contatos com os estrangeiros tenham sido também uma realidade.


O LIVRO DOS MORTOS - E. A. Wallis Budge

Fala da cultura, de documentos (até mais que os gregos), os egípcios deixam uma herança cultural enorme para a humanidade: vestuários, alimentação, as leis. A arte egípcia era usada como forma de comunicação.


Vale dos Reis Vale das Rainhas: O Vale dos Reis, ou Wadi el-Muluk é um grande vale montanhoso no Egito onde, por um período de aproximadamente 500 anos foram construídos tumbas para os Faraós e nobres importantes do Antigo Egito (entre a XVIII e a XX dinastias).

Necrópole a necrópole possuía 10.000 sarcófagos, todos com inscrições em hieróglifos e suas devidas leituras.

► O Mundo bíblico dos patriarcas ao êxodo: 2000 – 1200 a. C
► O império babilônico: 612 – 538 a. C
► O império assírio: 826 – 612 a. C

A Suméria é considerada a civilização mais antiga da humanidade, localizava-se na parte sul da Mesopotâmia (apesar disto os proto-sumérios surgiram no Norte da Mesopotamia, no atual Curdistão, tal como não eram originalmente semitas, mas sim invadidos por eles via sul proto-árabe), apropriadamente posicionada em terrenos conhecidos por sua fertilidade, entre os rios Tigre e Eufrates.


Movimento do Crescente Fértil (patriarca do Nilo): O Crescente Fértil é uma região do Oriente Médio compreendendo os atuais Israel, Cisjordânia e Líbano bem como partes da Jordânia, da Síria, do Iraque, do Egito e do sudeste da Turquia, o formato dessa região faz referência ao fato de o arco formado pelas diferentes zonas assemelhar-se a uma Lua crescente.


Região de Canaã -onde o patriarca Abraão teria escutado a voz de Deus, e o povo hebreu seria o povo escolhido, corresponde a atual area do Estado de Israel, Cisjordânia, Jordânia ocidental, sul da Síria e sul do Líbano.



CIVILIZAÇÃO ASSÍRIA

► Abrangia a Babilônia (sul do atual Iraque) e a cidade mais importante da época foi Ur, na Caldéia, este povo era muito citado no livro bíblico Deuteronômio – livro da lei judaica, o quinto livro do Pentateuco:

Pentateuco Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronómio
Livros Históricos Josué, Juízes, Rute, I Samuel, II Samuel, I Reis, II Reis, I Crônicas, II Crônicas, Esdras, Neemias, Tobias, Judite, Ester, I Macabeus, II Macabeus.

Livros Poéticos e Sapienciais Jó (ou Job), Salmos, Provérbios, Eclesiastes (Coélet,) Cânticos dos Cânticos, Sabedoria, Eclesiástico (Sirácida).

Livros Proféticos Isaías, Jeremias, Lamentações, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Obadias (ou Abdias), Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque (ou Habacuc), Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias.

A bíblia busca o poder, revoltas (macabeus) e avança no pensamento dos direitos sociais, sua leitura é feita de forma mágica e política. A bíblia católica vinha da tradução grega e se baseava na cultura helênica, projeto grego que misturava vÁrias partes e localidades do mundo antigo. A força da resistência era justamente esse sentimento religioso que os unia.












Nenhum comentário:

Postar um comentário