Para ouvir a música, aperte o play. To listen to music, press play. Para escuchar a jugar prensa musical. Um Musik zu hören, drücken Sie spielen. Pour écouter jouer de la musique de presse. Per ascoltare la musica, premere play. Per ascoltare la musica, premere play.
A tradição é a personalidade dos imbecis. Albert Einstein
Cultura de ciências: período medievo (escolástica), renascimento, Concilio de Trento, nazismo.
Física germânica: a física ariana é pratica, a física hebraica é considerada teórica.
Física germânica: a física ariana é pratica, a física hebraica é considerada teórica.
Na URSS: Stalin com a genética ocidental – geneticista soviético convenceu a Stalin que a genética era uma genética ocidental burguesa, a herança deveria ser atribuída a um conjunto de fatores como uma célula, ou seja, para ele a tese era de que eles deveriam trabalhar coesos.
Nos EUA, a genética física ariana foi reprovada com isso, desenvolveram os princípios da guerra atômica, para os soviéticos houve um atraso enorme no campo da genética, por causa desses fatos, tiveram que importar recursos naturais de alimentos. A ideologia não combina com intolerância, deve-se trabalhar a ciência com reconhecimento de tolerância, sem limites do avanço da ciência, caso contrario, a marcha da ciência é retardada.
Ciência cria a categoria dos cientistas no século XIX, mas o conhecimento existe desde o surgimento do homem: Período clássico: academia de Platão, Aristóteles, Alexandria, romanos, renascimento, revolução industrial. - A primeira revolução agrícola, a divisão do trabalho e o surgimento das cidades. - A passagem da idade neolítica para a idade do bronze. - O nascimento do desenvolvimento da escrita. - O ramo de ouro da magia e da religião: o nascimento da filosofia e da ciência. - O conselho de sacerdotes, magos, escribas e filósofos. - As formas de sustentação do trabalho cientifico no período pré-clássico. - O método de pesquisa. - A divulgação, comunicação do trabalho cientifico. - A hegemonia da produção do conhecimento: antigo reino do Egito, civilizações sumeriana, minoica, mesopotâmica, assíria.
A atividade intelectual de acordo com a evolução do Homo Sapiens (450.000 anos) até 10.000 anos atrás ele era nômade, posteriormente passou a ser hereditário. A obtenção de alimentos despendia uma quantidade enorme de energia, saindo das cavernas e se localizando em lugares fixos, deu-se inicio ao excedente, atribuiu-se a propriedade da terra, nascendo com esse processo à escrita cuneiforme. As instituições políticas nascem com as civilizações dos primeiros vilarejos. Com o sucesso do processo vegetal, deu-se inicio ao adestramento animal (cães e gatos), o homem em si não eram predador dos animais, por isso, os animais herbívoros, ruminantes, começaram a se aproximar do homem.
Nas primeiras cidades surge a ideia de que as casas deveriam se dispor em torno de uma área em comum, posteriormente seriam os mercados responsáveis pela sociedade civil, funcionava como uma espécie de encontro para debates, cultos. No período clássico as cidades tinham essa área central; houve então a descoberta do excedente, começaram a ser dispensados do trabalho, por que esse grupo tinha capacidade de trabalhar sobre o futuro, passado, aprendeu a escrever, faziam cultos, eram os conselhos de sábios: escribas, sacerdotes, magos, proto filósofos, observavam a natureza pra dar alguma explicação aos fenômenos com previsões. Assim era o trabalho intelectual.
Qatna: foi a capital do reino da Síria, ficava a quilômetros da praça Diga Mishrife no oeste da Síria, cerca de 18 km a nordeste de Homs e cerca de 180 km a nordeste da capital síria Damasco. Qatna foi o um importante centro comercial, eles controlavam as principais rotas comerciais, especialmente entre Egito e Mesopotâmia, e provavelmente o império hitita. Qatna em 1340 aC foi controlada pelos Hititas destruídas.
Pirâmides: são monumentos de alvenaria construídos no Antigo Egito, como o nome indica, são formadas por uma base quadrada de quatro faces triangulares que convergem para um vértice; as três mais famosas pirâmides estão no planalto de Gizé (Quéops, Quefren e Miquerinos), na margem esquerda do rio Nilo, próximo à cidade do Cairo. Porem existem 138 pirâmides redescobertas, em todo o Egito, remanescentes do Antigo e Médio Império, muitas delas não conservadas, sendo a maioria, considerada templos mortuários para os faraós e suas concubinas, mas também para sacerdotes e nobres mumificados. Algumas pirâmides tinham seus vértices decorados ou forjados com ouro.
Rei Davi: significa literalmente "querido", "amado"; no hebraico moderno David, no hebraico tiberiano Dāwi; em árabe: داود) Davi foi o maior rei de Israel, um grande e importante homem tendo muitas glórias e dons na sua vida, como o dom da música, da poesia e dos salmos, que o levou a fazer o maior livro bíblico, o Livro de Salmos.
Do nascimento do trabalho intelectual a antiguidade clássica: A ciência como home definida nasce com Inhotep em 2780 a. C ocorreu a laicização durante o período iônico grego (pré-socrático), produção individual do saber. - Hegemonia da produção do saber transita de Mileto para Atenas 500 a. C. - O período áureo ateniense: Sócrates e Platão e Platão e Aristóteles. - A produção coletiva do saber e o nascimento das instituições acadêmicas. - Diferenças nos métodos de produção do saber entre filósofos gregos (Sócrates, Platão e Aristóteles). - A experiência do complexo de Alexandria. - Bloqueio do avanço do conhecimento cientifica grego. - Ciência oriental: China e Índia.
A morte de Sócrates: representa a cena de morte do filósofo grego Sócrates, por ter sido contra as ideias dos atenienses e “corromper” a mente dos mais jovens, na pintura aparecem ainda Platão e Críton, com o primeiro sentado melancolicamente na beira da cama e Críton segurando o joelho de Sócrates. Sócrates tinha a opção de ir para o exílio e, portanto, desistir de sua vocação filosófica ou ser condenado à morte, eescolheu a morte. Um discípulo de Sócrates vestes vermelhas segura a taça de Conium, a mão de Sócrates aponta para o céu, indicando a sua reverência aos deuses e atitude corajosa pela sua morte.
Escola de Atenas: retrata ao centro Platão e Aristóteles, Platão segura o Timeu e aponta para o alto, sendo assim identificado com o ideal, o mundo das ideias, Aristóteles segura a Ética e tem a mão na horizontal, representando o terreste, o mundo sensível.
Alexandria: foi uma das cidades mais importantes do mundo antigo, tendo sua fundação em torno de um pequeno "vilarejo" em 331 a.C. por Alexandre, o Grande, permaneceu como capital do Egito durante mil anos, até à conquista muçulmana quando a capital passou a ser Futsat (que foi depois incorporada no Cairo).
Biblioteca de Alexandria: foi uma das maiores bibliotecas da antiguidade, floresceu sob o patrocínio da dinastia ptolemaica e existiu até à Idade Média, quando alegadamente foi totalmente destruída por um incêndio cujas causas são controversas; acredita-se que a biblioteca foi fundada no início do século III a.C., concebida e aberta durante o reinado do faraó Ptolemeu I Sóter ou durante o de seu filho Ptolomeu II. Plutarco (46 d.C.–120) escreveu que, durante sua visita a Alexandria em 48 a.C., Júlio César queimou acidentalmente a biblioteca quando ele incendiou seus próprios navios para frustrar a tentativa de Achillas de limitar a sua capacidade de comunicação por via marítima. De acordo com Plutarco, o incêndio se espalhou para as docas e daí à biblioteca.
O desenvolvimento cientifico e tecnológico durante o período romano: A manutenção do complexo de Alexandria durante o império romano. - O conhecimento útil se sobrepõe ao conhecimento especulativo. - O avanço nas tecnologias de gestão, de contabilidade, construção civil, transportes, saneamento básico e abastecimento. - O copismo das obras clássicas.
Claudio Galeno: mais conhecido como Galeno de Pérgamo foi um proeminente médico e filósofo romano de origem grega, e provavelmente o mais talentoso médico investigativo do período romano; suas teorias dominaram e influenciaram a ciência médica ocidental por mais de um milênio. Seus relatos de anatomia médica eram baseados em macacos, visto que a dissecação humana não era permitida no seu tempo, mas foram insuperáveis até a descrição impressa e ilustrações de dissecções humanas por Andreas Vesalius em 1543. Desta forma Galeno é também um precursor da prática da Vivissecção e experimentação com animais.
Ptolomeu: foi um cientista grego que viveu em Alexandria (Egito), é reconhecido pelos seus trabalhos em matemática, astrologia, astronomia, geografia e cartografia; realizou também trabalhos importantes em óptica e teoria musical. Na época de Ptolomeu, a diferença entre astronomia e astrologia não era muito clara e, portanto, os estudos dessas áreas seguiam essa característica, diferente da concepção atual que distingue bem essas duas áreas. O grande mérito de Ptolomeu foi, baseando-se no sistema de mundo de Aristóteles, fazer um sistema geométrico-numérico, de acordo com as tabelas de observações babilônicas, para descrever os movimentos do céu.
Sistema ptolomaico: de acordo com o sistema ptolomaico, cada planeta se move num epiciclo (órbitas circulares secundárias em torno de pontos das órbitas principais, estas sendo círculos em torno da Terra), cujo centro se move ao redor da Terra, a qual é estacionária e está no centro do Universo. Desta forma, Ptolomeu explica que os corpos não se movem em órbitas circulares: em determinados pontos de suas órbitas eles parecem deter-se, inverter seu movimento, deter-se novamente, finalmente mover-se na direção primitiva.
O desenvolvimento cientifico e tecnológico durante a idade média: O sistema feudal, descentralizado e redução de vida urbana. - O papel dos mosteiros católicos durante a idade media: ensino, memória e pesquisa. - A importância de Federico Westfallia e Alfonso Toledo. - O desbloqueamento das técnicas durante a idade média. - O desenvolvimento da agronomia e a segunda revolução agrícola (Genova e Veneza). - O papel da universidade medieval na profissionalização do trabalho cientifico. Alta idade media. - O mercantilismo e a expansão urbana demandando novas soluções da ciência e técnicas. - A conexão entre a astronomia e as navegações. - O acumulo de observação astronômica e suas contradições. - A reaproximação entre as artes técnicas e a ciência.
Copistas medievais: desempenhavam trabalho intelectual de fundamental importância, ao longo do período medieval, foi aquele realizado pelos copistas, eram pessoas que se dedicaram ao trabalho de fazer cópias de textos; numa época em que não havia ainda a imprensa, seu trabalho foi fundamental para a preservação de idéias e de conhecimentos os mais diversos produzidos no passado e naquele tempo.
Astrolábio: um instrumento naval antigo, usado para medir a altura dos astros acima do horizonte; era usado para determinar a posição dos astros no céu e foi por muito tempo utilizado como instrumento para a navegação marítima com base na determinação da posição das estrelas no céu.
Universidades: dentro da definição moderna, as primeiras universidades surgiram na Europa medieval, durante o renascimento do Século XII; as primeiras universidades da Europa foram fundadas na Itália e na França para o estudo de direito, medicina e teologia. Antes disso, instituições semelhantes existiam no mundo islâmico, sendo a mais famosa a do Cairo. Na Ásia, a instituição de ensino superior mais importante era a de Nalanda, em Bihar, Índia, onde viveu no século II o filósofo budista Nagarjuna.
Nicolau Copérnico: foi um astrônomo e matemático polaco que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar, dentre suas atribuições, foi cónego da Igreja Católica, governador e administrador, jurista, astrólogo e médico. Sua teoria do Heliocentrismo, que colocou o Sol como o centro do Sistema Solar, contrariando a então vigente teoria geocêntrica (que considerava a Terra como o centro), é tida como uma das mais importantes hipóteses científicas de todos os tempos, tendo constituído o ponto de partida da astronomia moderna.
Do renascimento ao inicio da revolução cientifica: O desenvolvimento do mercantilismo, o recrudescimento das cidades e o ambiente cultural que ensejou o renascimento. - O retorno ao humanismo clássico. - O nascimento da academia cientifica na Itália. - Tycho Brahe facilitando a legitimação do trabalho de Copérnico e Kepler. - O papel de Giordano Bruno e de Galileu nas concepções cientificas: a visão macrocosmica ou sistêmica e o modelamento da experiência. - A intolerância religiosa do mundo católico: o protestantismo, revolução puritana e o papel de Francis Bacon. - A nova Atlântida (casa de Salomão) a mais elevada concepção de Francis Bacon. - A defesa exigida o avanço da matemática aplicada, o caso da balística. - A migração das condições ideais de produção do saber. - A alquimia (paracelsus) pavimentando o caminho da química, o papel de Leonardo da Vinci. - A reaproximação da ciência com a tecnologia
Mapa cartográfico: conjunto dos estudos e operações científicas, técnicas e artísticas que intervêm na elaboração dos mapas a partir dos resultados das observações diretas ou da exploração da documentação, bem como da sua utilização.
Leonardo da Vinci: era italiano, uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento, que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico.
Observatório de Tycho Brahe: Tycho teve um observatório chamado Uranienborg na ilha de Ven, no Öresund, entre a Dinamarca e a Suécia, trabalhou para Frederico II da Dinamarca e mais tarde ao imperador Rodolfo II da Germânia, foi um dos representantes mais prestigiosos da ciência nova; a ciência renascentista abrira uma brecha no sólido edifício construído pela Idade Média, baseado na síntese da tradição bíblica e da ciência de Aristóteles. Continuando o trabalho iniciado por Copérnico, foi acolhido pelos sábios ocidentais com alguma relutância; estudou detalhadamente as fases da lua e compilou muitos dados que serviriam mais tarde a Johannes Kepler para descobrir uma harmonia celestial existente no movimento dos planetas, padrão esse conhecido como leis de Kepler.
Paracelsus: foi um médico, alquimista, físico e astrólogo suíço, é o nome vulgar do suíço Filipe Aurélio Teofrasto Bombastus Von Hohenheim que nasceu em Zurique em 1493 e morreu em Salzburgo em 1541. Sua educação, fortemente orientada por seu pai, incidiu preferencialmente no estudo da Medicina tendo-se, contudo norteado por conceitos originais no domínio da Química. Um dos princípios em que se inspirou foi o do "arqueu", uma espécie de calórico, fogo residente no centro da Terra regendo a vegetação, a metalificação.
Galileu Galilei: foi um físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano, personalidade fundamental na revolução científica; desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, ideias precursoras da mecânica newtoniana. Galileu melhorou significativamente o telescópio refrator e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vénus, quatro dos satélites de Júpiter, os anéis de Saturno, as estrelas da Via Láctea. Estas descobertas contribuíram decisivamente na defesa do heliocentrismo, contudo, a principal contribuição de Galileu foi para o método científico, pois a ciência assentava numa metodologia aristotélica.
Astrolábio: é um antigo instrumento astronômico, hoje em dia obsoleto, mas teve muita importância na astronomia, principalmente na astronomia náutica, quando os astros visíveis no céu constituíam o principal referencial dos primeiros grandes navegadores. O modelo mais antigo, o astrolábio planisférico, foi provavelmente inventado pelos gregos ou alexandrinos, em torno de 150 a.C e mais tarde aperfeiçoado pelos árabes.
Compasso náutico: o compasso mede a escala de longitude a abertura conveniente que se eleva por cima do paralelo traçado, através de uma das pontas na posição, descrevendo o arco tangenciando o paralelo mais próximo; leva-se sem mexer na abertura até a escala das latitudes. Posteriormente posiciona-se sobre o meridiano de maneira onde se lê o numero de graus e minutos.
Francis Bacon – Novum Organum: é uma obra de cunho científico e filosófico publicada em 1620 por Francis Bacon, dois anos após tornar-se Lorde Chanceler e barão de Verulam e dois anos antes de publicar a História Natural.
Esfera Armilare: instrumento de astronomia que representa o conjunto da esfera celeste e o movimento dos astros; o globo central representa a terra e os vários anéis concêntricos (armilas) os corpos celestes, a seta aponta para o polo.
O apogeu da revolução cientifica (século XVII): Francis Bacon e o método indutivo. - As criticas de Descartes à escolástica e a proposta do método matemático racionalista. - As contribuições de Loke e Hume ao empirismo. - Isaac Newton e seu sistema mecânico/a gravitação universal. - As contribuições de Versaliuse e Parré a cirurgia e a teoria da circulação de sangue. - Da alquimia a química médica: Helmont, Boyle, Lower, Hooke. - Os avanços na cartografia, geodésia e arte de navegação. - A Royal Academy
Francis Bacon: saber é poder/Primeiro ministro/Shakespeare (?). Foi um político, filósofo e ensaísta inglês, barão de Verulam (ou Verulamo ou ainda Verulâmio), é considerado o fundador da ciência moderna. Como filósofo, destacou-se com uma obra onde a ciência era exaltada como benéfica para o homem, em suas investigações, ocupou-se especialmente da metodologia científica e do empirismo, sendo muitas vezes chamado de "fundador da ciência moderna".
Rene Descartes: ficou conhecido pelo seu trabalho revolucionário na filosofia e na ciência, mas também obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra com a geometria, fato que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome. Por fim, ele foi uma das figuras chave na Revolução Científica. Descartes, por vezes chamado de "o fundador da filosofia moderna" e o "pai da matemática moderna", é considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental, seu oobjetivo principal foi o racionalismo cartesiano proporcionar uma demarcação segura entre o conhecimento certo e opinião. Circulação do sangue – Ótica – Mecanismo – Dualismo (via glândula pineal).
Isaac Newton: foi um cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo, demonstrou a consistência que havia entre o sistema por si idealizado e as leis de Kepler do movimento dos planetas, foi o primeiro a demonstrar que os movimentos de objetos, tanto na Terra como em outros corpos celestes, são governados pelo mesmo conjunto de leis naturais. O poder unificador e profético de suas leis era centrado na revolução científica, no avanço do heliocentrismo e na difundida noção de que a investigação racional pode revelar o funcionamento mais intrínseco da natureza.
Vesalius: é considerado o “pai da anatomia moderna”, foi o autor da publicação De Humani Corporis Fabrica, um atlas de anatomia publicado em 1543; em 1538 publicou seu primeiro trabalho, as Tabulae Sex, um conjunto de seis desenhos de anatomia feitos por ele próprio. Em 1546 foi nomeado médico da corte do sacro imperador romano Carlos V e ficou a serviço do Império até a abdicação de Carlos em 1556, tendo passado depois disso a servir a Filipe II, rei da Espanha. Após vários anos na corte imperial em Madri, foi condenado à morte, pela Inquisição, por ter dissecado um corpo humano. Para escapar à fogueira, sua pena foi comutada numa peregrinação obrigatória até Jerusalém, na Terra Santa.
Royal Academy of London: é uma instituição de arte com sede em Burlington House em Piccadilly em Londres, Reino Unido, sua posição única em ser uma instituição independente, financiada com fundos privados liderado por artistas e arquitetos eminentes, cujo objetivo é promover a criação de fruição e apreciação das artes. Visuais. Através de exposições, educação e debate.
Blaise Pascal: foi um físico, matemático, filósofo moralista e teólogo francês, contribuiu decisivamente para a criação de dois novos ramos da matemática: a Geometria Projetiva e a Teoria das probabilidades. Em Física, estudou a mecânica dos fluidos, e esclareceu os conceitos de pressão e vácuo ampliando o trabalho de Evangelista Torricelli. É ainda o autor da primeira máquina de calcular mecânica, a Pascaline, e de estudos sobre o método científico.
Gottfried Wilhelm Von Leibniz: foi um filósofo, cientista, matemático, diplomata e bibliotecário alemão, é atribuido a ele a criação do termo "função" (1694), que usou para descrever uma quantidade relacionada a uma curva, como, por exemplo, a inclinação ou um ponto qualquer situado nela. É creditado a Leibniz e a Newton o desenvolvimento do cálculo moderno, em particular o desenvolvimento da Integral e da Regra do Produto. Demonstrou genialidade também nos campos da lei, religião, política, história, literatura, lógica, metafísica e filosofia.
Cone de Magdeburgo: eram dois emisférios metálicos que se encaixavam perfeitamente. Ao remover o ar do interior da esfera assim formada, os hemisférios se mantinham unidos, não sendo possível separá-los nem com o esforço de diversos cavalos. (Foi graças aos estudos de Torricelli, com os quais teve contato, que Guericke conseguiu relacionar todos esses fenômenos com a pressão exercida pela atmosfera.).
O iluminismo e o desenvolvimento do conhecimento cientifico e tecnológico no século XVIII: O papel do iluminismo no desenvolvimento cientifico. - O enciclopedismo Frances. - Da luneta ao telescópio, o papel de Herschel no mapeamento celeste com galáxias e nebulosas. - Imanuel Kant: o fenômeno e noumênom. - James Watt desenvolve a maquina a vapor. - Da ferramenta aos sistema de maquinas
David Hume: foi um filósofo, historiador e ensaísta escocês que se tornou célebre por seu empirismo radical e seu ceticismo filosófico; ao lado de John Locke e George Berkeley, Hume compõe a famosa tríade do empirismo britânico, sendo considerado um dos mais importantes pensadores do chamado iluminismo escocês e da própria filosofia ocidental.
Immanuel Kant: considerado como o último grande filósofo dos princípios da era moderna, depois de um longo período como professor secundário de geografia, começou em 1755 a carreira universitária ensinando Ciências Naturais. Em 1770 foi nomeado professor catedrático da Universidade de Königsberg, cidade da qual nunca saiu, levando uma vida monotonamente pontual e só dedicada aos estudos filosóficos. Realizou numerosos trabalhos sobre ciência, física, matemática, etc.
Luis XIV e a Academia de Ciências: a academia de ciências foi fundada por Luís XIV de França em 1666, por sugestão do ministro Jean-Baptiste Colbert, para promover a investigação científica francesa, esta academia esteve na vanguarda dos desenvolvimentos científicos na Europa nos séculos XVII e XVIII. Faz atualmente parte do Institut de France, agrupa os mais eminentes cientistas e investigadores franceses, e alguns estrangeiros, num sistema de eleição por corpos académicos.
Enciclopedistas: foram filósofos confeccionaram e apoiaram a Encyclopédie, publicada na França entre 1751 e 1780, com 35 volumes, uma das grandes realizações literárias do século 18; era uma revisão completa das artes e ciências da época, explicava os novos conceitos físicos e cosmológicos, e proclamando a nova filosofia do humanismo.
Tabela periódica: A tabela periódica dos elementos químicos é a disposição sistemática dos elementos, na forma de uma tabela, em função de suas propriedades, são muito úteis para se preverem as características e tendências dos átomos. Permite, por exemplo, prever o comportamento de átomos e das moléculas deles formadas, ou entender porque certos átomos são extremamente reativos enquanto outros são praticamente inertes. Previu as propriedades como eletronegatividade, raio iônico, energia de ionização. A tabela periódica consiste num ordenamento dos elementos conhecidos de acordo com as suas propriedades físicas e químicas, em que os elementos que apresentam as propriedades semelhantes são dispostos em colunas. Este ordenamento foi proposto pelo químico russo Dmitri Mendeleiev, substituindo o ordenamento pela massa atômica. Ele publicou a tabela periódica em seu livro Princípios da Química em 1869, época em que eram conhecidos apenas cerca de 60 elementos químicos.
Robert Hook: foi um cientista experimental inglês do século XVII e, portanto, uma das figuras chave da revolução científica, a ele é atribuído ainda à invenção do microscópio composto, que consiste de lentes múltiplas (geralmente três - uma ocular, uma lente de campo e uma objetiva). Embora tenha prestado muitos conselhos sobre novos projetos para microscópios ao fabricante Christopher Cock, esta atribuição parece estar incorreta; as suas outras realizações significativas incluem a invenção da junta universal, a construção do primeiro telescópio refletor, telescópio gregoriano e a descoberta da primeira estrela binária.
Carl Von Linné: foi um botânico, zoólogo e médico sueco, criador da nomenclatura binomial e da classificação científica, sendo assim considerado o "pai da taxonomia moderna"; foi um dos fundadores da Academia Real das Ciências da Suécia. Lineu participou também no desenvolvimento da escala Celsius (então chamada centígrada) de temperatura, invertendo a escala que Anders Celsius havia proposto que tinha 0° como ponto de ebulição da água e 100° como o ponto de fusão.
Luigi Galvani: foi professor de anatomia da Universidade de Bolonha, cidade onde viveu e morreu, a partir de estudos realizados em coxas de rã, descobriu que músculos e células nervosas eram capazes de produzir eletricidade, que ficou conhecida então como eletricidade; mais tarde, Galvani demonstrou que essa eletricidade é originária de reações químicas. Galvani foi também pioneiro na moderna obstetrícia.
Benjamin Franlkin: foi um jornalista, editor, autor, filantropo, abolicionista, funcionário público, cientista, diplomata, inventor e enxadrista estadunidense; foi um dos líderes da Revolução Americana, conhecido por suas citações e experiências com a eletricidade. Religioso, calvinista, e uma figura representativa do iluminismo. Correspondeu-se com membros da sociedade lunar e foi eleito membro da Royal Society, em 1771 Franklin tornou-se o primeiro Postmaster General (ministro dos correios) dos Estados Unidos.
A revolução industrial e a expansão do conhecimento cientifico e teconólgico no século XIX: Da teoria corpuscular para onda da propagação da luz: questiona-se a infalibilidade de Newton. - A evolução e a cadeia de seres vivos. - A microscopia levando avanços na anatomia e na fisiologia: as contribuições de Malpighi, Hooke, Grew e Leeuvenhoek. - Lineu e a classificação dos seres vivos. - Os avanços na geologia e na minerologia: Arduino, Werner e Hutton, Lamarck. - Eletricidade e o magnetismo ganham aplicações praticas
Teoria da evolução – a origem das espécies: Darwin apresenta evidências abundantes da evolução das espécies, mostrando que a diversidade biológica é o resultado de um processo de descendência com modificação, onde os organismos vivos se adaptam gradualmente através da seleção natural e as espécies se ramificam sucessivamente a partir de formas ancestrais, como os galhos de uma grande árvore: a árvore da vida.
Hans Cristian Oersted: foi um físico e químico dinamarquês, ficou conhecido, sobretudo por ter descoberto que as correntes elétricas podem criar campos magnéticos que são parte importante do Electromagnetismo. As suas descobertas moldaram a filosofia pós-kantiana e os avanços na ciência durante o final do século XIX, foi também o primeiro pensador moderno a descrever explicitamente e denominar a experiência mental.
Thomas Huxley: foi um biólogo britânico que ficou conhecido como "O Buldogue de Darwin", por ser o principal defensor público da teoria da evolução de Charles Darwin e um dos principais cientistas ingleses do século XIX.
Recapitulação em Haeckel: a Teoria da Recapitulação, ou Lei da recapitulação ontofilogenética, é mais conhecida pela expressão A Ontogenia recapitula a filogenia em que ontogenia refere-se ao desenvolvimento dos embriões de uma dada espécie e a filogenia refere-se à história evolucionária das espécies. A teoria faz uma relação entre evolução e desenvolvimento defendendo que o desenvolvimento do embrião repete o desenvolvimento evolucionário da espécie a qual pertence passando por etapas que se assemelham aos seus ancestrais na fase adulta. Em 1965, George Gaylord Simpson chegou a afirmar em An Introduction to Biology que "o fato de que a ontogenia não repete a filogenia está agora bem estabelecido”.
A expansão do conhecimento científico e tecnológico no século XX e XXI: A teoria da relatividade e a teoria quântica redefinindo a estrutura da matéria e ensejando novas aplicações do conhecimento na físico-química. - A astrofísica e as novas descobertas na cosmologia. - As tentativas de ideologizar a ciência. Os EUA assumem a liderança na produção do conhecimento: nasce a Big Science. - A disputa entre a America do Norte e a URSS nas ciências naturais física e na conquista do cosmo/espaço. - Os avanços na biologia molecular: desvenda-se a estrutura cromossômica. - A revolução cientifico tecnológica do fim do século XX
Albert Einstein no observatório do Rio de Janeiro – 1925: visita do Dr Albert Einstein ao Observatório Nacional no dia 09 de maio de 1925, 7na frente do prédio principal, no Campus de 40.000m2, inaugurado três anos antes, como sede do Observatório no bairro de São Cristóvão, Rio de Janeiro.
Projeto Manhattan: o Projeto Manhattan, ou formalmente Distrito de Engenharia de Manhattan, foi um esforço durante a Segunda Guerra Mundial para desenvolver as primeiras armas nucleares pelos Estados Unidos da América com o apoio do Reino Unido e do Canadá. O projeto foi dirigido pelo General Leslie R. Groves e a sua pesquisa foi dirigida pelo fisico estadunidense judeu J. Robert Oppenheimer, após ter ficado claro que uma arma de fissão nuclear era possível e que a Alemanha Nazista estava também a investigar tais armas para si.
Troca de lentes do telescópio Hubble: colocado em órbita em abril/90, logo em seguida foi detetado um grave defeito em sua óptica. O Hubble não era capaz de focar os objetos, principalmente os mais fracos, com a precisão planejada e desejada. Esse defeito foi "diagnosticado" como aberração esférica; uma distorção óptica causada por uma forma incorreta de seu espelho principal. Perto das bordas a curvatura desse espelho estava menor que deveria por uma quantidade cerca de 1/50 da espessura de um fio de cabelo humano. Trocar o espelho seria algo caro e difícil. A solução adotada foi a de projetar uma óptica corretiva para seus instrumentos. Essa óptica foi instalada com grande sucesso em dezembro/93.
LHC – Large Hadron Collider: o Grande Colisor de Hádrons do CERN: Conseil Européen pour la Recherche Nucléair (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares), é o maior acelerador de partículas e o de maior energia existente do mundo. Seu principal objetivo é obter dados sobre colisões de feixes de partículas, tanto de prótons a uma energia de 7 TeV (1,12 microjoules) por partícula, ou núcleos de chumbo a energia de 574 TeV (92,0 microjoules) por núcleo. O laboratório localiza-se em um túnel de 27 km de circunferência, bem como a 175 metros abaixo do nível do solo na fronteira franco-suíça, próxima a Genebra, Suíça.
PARA OUVIR O RAP DO LARG HADRON COLLIDER APERTE O PLAY:
PARA OUVIR O RAP DO LARG HADRON COLLIDER APERTE O PLAY:
Nenhum comentário:
Postar um comentário