A história Presente

A história Presente
História na veia

Seguidores

terça-feira, 27 de novembro de 2012

A Revolução Vietnamita

Para ouvir a música, aperte o play. To listen to music, press play. Para escuchar a jugar prensa musical. Um Musik zu hören, drücken Sie spielen. Pour écouter jouer de la musique de presse. Per ascoltare la musica, premere playPer ascoltare la musica, premere play.



"A primeira vítima da guerra é a inocência"

A Revolução Vietnamita

As revoluções liberais que ocorreram no século XIX iniciaram as  revoluções sociais do século XX, a pergunta é, qual seria a revolução guardada pra o século XXI? Exitem os que dizem que o modelo das revoluções do século XVIII já não servem mais para a atualidade.

Agora os movimentos sociais tendem a substituir essas revoluções por causa do monopólio da violência empregado pelos governos através de seus armamentos bélicos; praticamente em todos os lugares os jovens começaram a revoltar-se contra essa realidade, porém, mais do que indignação, era preciso a experiência revolucionaria e aprender com o passado, pois quem não aprende com os erros do passado esta fadado a repeti-los.

As revoluções do século XX devem ser compreendidas pelo contexto dos movimentos revolucionários que se iniciaram a partir da metade do século XVIII, finalizando com o colapso do Sistema Colonial e do Antigo Regime; a democracia desejada a partir de 1989 entrou em franca ascensão posteriormente por causa da independência das colônias inglesas e da própria Revolução Francesa. Com a independência americana em 4 de julho de 1776 o Pacto Colonial entrou em decadência, pois sua colônias agora desejavam os mesmos idéias de igualdade, fraternidade e liberdade, ou seja, direito a vida e a busca da felicidade.

Como o poder dado aos governantes advinham do povo, o mesmo teria o direito de depô-los quando eles deixassem de cumprir com suas obrigações; esses movimentos eram o reflexo do iluminismo, com a independência das colônias inglesas ameaçando o sistema colonial, a revolução francesa colocaria em xeque o antigo regime, as ordens que respaldavam os privilégios da aristocracia, o sistema de monopólios, o absolutismo real e o poder divino dos reis.

A soberania de uma nação se da pela supremacia da lei, expressa como a vontade geral e igualitária para todos, com a liberdade de expressão, idéias, religião, o cidadão ficaria responsável por tudo o que fosse de encontro a liberdade, respaldado pela lei, por isso os poderes seriam divididos (executivo, legislativo e judiciário), formariam suas nacionalidades, contribuiriam para as respectivas independências das colônias latino americanas, bem como contribuiriam para a emancipação e o fim da escravidão.

Com o advento das indústrias, revoluções dos transportes, progressos tecnológicos surge o proletariado, e através do imperialismo europeu na África e Ásia, iniciar-se-iam conflitos e batalhas sangrentas em toda parte do mundo. A lei na pratica não era a mesma da teoria, os governos não representavam a maioria, os ideais iluministas se tornariam utópicos, todos esses fatos contra o sistema social não demoraria a mudar.

Com o Manifesto Comunista, uma nova ordem surgiria, a pesar das derrotas, o socialismo aumentava gradativamente mundo afora, ganhando cada vez mais participantes e adeptos até que em 1917 com a Revolução Russa, esse movimento tomou corpo. A partir desse momento, milhares de pessoas pereceram em conflitos dos capitalistas contra os socialistas, esse dinamismo era catalisado pelos ideais exacerbados e pela nova arma propagandista; após o advento da Guerra Fria, o colapso da União Soviética e a participação da China em instituições controladas por instituições capitalistas mudaria todo o cenário atual.

Vichy
Segundo o autor, a guerra e a revolução vietnamita são dois marcos representativos de nossa Era Contemporânea, isso significa dizer que foi mais do que uma descolonização acidentada, foi um marco contra a resistência do regime Vichy, ao poderio militar japonês e principalmente por fazer frente aos EUA. O Vietnã representa no século XX uma historia de luta anti colonial pela sua independência, afinal por seu um pequeno pais até então sem muita representação se tornou o pivô da política mundial e como sobreviveu as mais diversas alianças.

Doi Moi
Por isso o nome Vietnã agora ser associado a guerra e principalmente por ter lutado e vencido a potencia americana, bem como a sua sobrevivência depois da queda soviética. A China adotou um modelo semelhante de aturar socialmente no mercado (Doi Moi) por isso é considerado um dos tigres asiáticos; no regime socialista a economia é organizada e centralizada, com propriedade de terras coletivas, baseando-se na estatização de bancos, a sociedade é vista como um organismo único, assim as desigualdades tendem a desaparecer e a universalização de setores como a educação, saúde, moradia e trabalho acontecem.

O socialismo marxista deu certo por causa das revoluções gloriosas e suas conseqüências:
- O surgimento da União Soviética por causa da Revolução Russa e a Primeira Guerra Mundial;
- Antifascismo e o resultado da Segunda Guerra Mundial no leste europeu;
- Revolução Chinesa iniciada em 1920;
- Descolonização e o nacionalismo no terceiro mundo. Foram acontecimentos que contribuíram para revoluções como a cubana e a vietnamita e as africanas na década de 70.

Nacionalismo, comunismo e a resistência no Vietnã colonial.
Vietnã significa estrangeiros do sul.
Tudo começou com o imperialismo francês na península da Indochina na metade do século XIX, a resistência foi derrotada e o capitalismo teve inicio com agricultura de exportação, exploração, proletarizaçao; por causa de sua posição política, o Vietnã ficaria no meio do entrave por causa da Segunda Guerra Mundial, revoluções socialistas e a libertação nacional, tornou-se a fronteira quente da guerra fria.


O colonialismo e as origens do nacionalismo e do comunismo.
A região da Indochina é composta pelo Vietnã, Camboja e Laos, o Vietnã foi dividido pelo acordo de Genebra em 1954 como Republica do Vietnã (sul) e Republica Democrática do Vietnã (norte), o sul menos povoado apresentava a agricultura forte, o norte mais povoado apresentava suas indústrias mesmo em pouca quantidade; a população vietnamita baseia-se na mestiçagem entre chineses e os povos Thai. A migração é ocorre pelo sul da China através do Delta do Rio Vermelho no século III, posteriormente em torno de 938 o Vietnã tornou-se um Estado independente.

A introdução do budismo ocorreu no século XI e a partir de 1858 os franceses foram ocupando a região em nome da defesa dos missionários católicos, mesmo com resistências, isso teria ocorrido até 1898, às alianças começaram a ser costuradas com a monarquia local que em troca de certos privilégios aceitava a presença de estrangeiros. No fim do século XIX ocorreu a Revolução dos Letrados, onde foi reascendido o nacionalismo vietnamita, por causa desses conflitos, as terras deixadas para trás foram sistematicamente para os franceses, os agentes ainda recolhiam impostos do poder local para a sua manutenção, provocando um rápido declínio das condições de vida do povo. A administração colonial por sua vez, construía cada vez mais rápida a sua logística de dominação através das estradas, ferrovias e rodovias pra escoar mais rapidamente os produtos e conseqüentemente a economia vietnamita.

Legião estrangeira
Como conseqüência desses atos, a burguesia também não conseguia se desenvolver por causa da imposição das restrições coloniais; os camponeses depois de tanta pobreza e fome começaram a se organizar em revoltas sociais, aumentando cada vez mais o nacionalismo revolucionário da década de 20 a 30, as fatos aconteciam com as mudanças de guerra contemporânea por causa do advento da Revolução Socialista. Na década de 1930 propriamente dita os movimentos de resistências se intensificavam cada vez mais e apesar de toda essa força contra a dominação francesa, os vietnamitas são esmagados pelo exercito colonial Frances com a ajuda da Legião Estrangeira formada principalmente por milicianos, mercenários de desertores, obrigando-as a se exilarem no sul da China.

No final da mesma década os vietnamitas aprenderam a lição a ponto de conseguirem restabelecer o seu domínio sobre a região graças as adaptações de transformações do confucionismo para o marxismo, esse foi um dos fatores considerados de extrema relevância para a vitoria de sua revolução; mesmo considerados precários em formação teórica, eles se superavam no quesito integração aos movimentos populares, por isso sabiam aproveitar o dinamismo do equilíbrio entre a ortodoxia e a criatividade, aprendendo com a população, daí sua força de luta para a revolução.

A resistência antifascista e anticolonial (1939 – 1945).
Um dos pontos motivadores para o movimento de libertação do Vietnã foi sem sombras de duvida o evento da Segunda Guerra Mundial, pois as colônias se envolveriam diretamente no conflito em nome de suas metrópoles, com isso, o domínio frances do regime Vichy enfraqueceu ante a presença japonesa em terras vietnamitas, nesse ínterim a esquerda se organizou para lutar contra os franceses, mesmo tendo tudo a seu desfavor, eles não se rendiam, lutavam bravamente.

Após a invasão da Polônia por Hitler em 1° de setembro de 1939 e a entrada da França oficialmente pelo governo Daladier na guerra, justificou-se a intensificação da luta contra a III Republica e os movimentos operários, o resultado dessa luta foi a perseguição da esquerda e do nacionalismo em todas as colônias francesas, principalmente na Indochina, a ponto do governo geral frances Catroux se utilizar a força policial para vigiar os campos de concentração construídos para esses rebeldes.

Mesmo sendo considerado clandestino, os membros do partido se reuniam de forma organizada, por cauda desses fatos, o PCI, transformou a luta política com a principal causa de libertação nacional. Com a derrota francesa pelos alemães no ocidente e a ocupação do Japão no litoral sul da China, a resistência francesa torna-se fraca, abrindo caminho para os japoneses contra o colonialismo frances, além disso, os nipônicos instigaram a Tailândia a invadir as colônias francesas pelo Camboja, fato ocorrido logo em seguida quando cruzaram a fronteira em Lang Son, depois de algumas batalhas os franceses finalmente se rendem e livram o caminho para os japoneses em Bac Son.

Com um aparente vazio colonial na região de Tonkin, logo ocorreram levantes populares a ponto dos franceses e japoneses se unirem e esmagaram os movimentos populares, mais uma vez, os rebeldes aprenderam com suas falhas para o futuro usarem a experiência a seu favor, fortalecendo ainda mais as forças de guerrilha. Mesmo com toda a dinâmica da resistência, os vietnamitas ainda eram recrutados contra sua vontade pra lutarem contra os rebeldes, além de terem seus campos de alimentação a todo momento serem confiscados para aumentar a luta de frente contra os exércitos tailandeses, aproveitando dessa situação, o PC coordenava os levantes populares no sul do país.

A resposta francesa não tardou e bombardeou aldeias inteiras, matando indiscriminadamente milhares, de vietnamitas, os sobreviventes tinham suas mãos e barrigas atravessados por a arame farpado, depois de chegarem ao litoral, eram jogados ao mar, quase todo tipo de levante era contido pelas forças francesas. Com esses fatos se repetindo, os vietnamitas começaram a mudar agir, pois sabiam que para combater o exercito frances, era preciso diante de tamanha violência mudar as bases da luta armada de lugar constante mente sendo agora uma base social móvel; depois eles tinham consciência de que não dispunham de armas para fazer frente ao material bélico frances, por isso a necessidade das armas nacionais ficarem patentes, por isso toda ajuda de fora era bem vinda, afinal a Segunda Guerra Mundial estava apensa começando.


Doc Lap Dong Minh: Viet Minh
Em 1941 os chineses retomam o contato com os comunistas vietnamitas, assim, criam a Liga para a Independência do Vietnã (Vietnã Doc Lap Dong Minh: Viet Minh) composta por camponeses, mulheres, jovens, crianças, velhos, operários e militares, especializando-se em milícias de defesa, para conseguir a simpatia da população, mudam a disposição dos jornais agora com letras maiores para facilitar, por exemplo, a leitura do jornal a luz dos lampiões. Também investiram mas minorias étnicas através do apoio de movimentos baseados em quadros de lideranças, com essas mudanças, agora poderiam compor os quadros locais de atuação.


Viet Minh
O exercito frances diante desse novo quadro, lutar arduamente contra os Viet Minh, forçando-as a se fragmentarem, Giap para evitar o isolamento desses grupos, cria a propaganda armada, onde visava mostrar a força que o povo tinha, pois o combate só ocorreria contra o inimigo se fossem obrigados, essa tática de guerrilha foi muito danosa pra os franceses. Com o ataque pelos japoneses a base americana de Pearl Harbor em 1941 pelo Oceano Pacifico e contra as colônias européias no sudeste asiático, o Vietnã se torna ponto estratégico para a expansão japonesa pelo sul da península.

Em 1942 os franceses apertam ainda mais o cerco contra a colônia, aumentando brutalmente os impostos sobre a população que não tinha como pagar, acabam morrendo aos milhares por desnutrição, como se não bastasse, os camponeses são obrigados a usar seus campos de plantio para a cultura industrial, diminuindo a produção de alimentos. Os japoneses tinham o controle das regiões do Vietnã, embora conservassem a administração francesa, tudo o que agora era produzido iria para Tóquio. Os Viet Minh por sua vez se organizavam os santuários onde a população se refugiava para estocar principalmente arroz, ensinavam os analfabetos e ler e escrever, preparavam melhor as pessoas nas aldeias com auto defesa podendo assim, laçar bases de defesa a administração paralela.

Em 1943as greves de operários aconteciam em todos os lugares por salários melhores corroídos pela inflação, os estudantes se organizavam contra as repressões policiais, diante dos fatos os franceses para tripudiar os vietnamitas criaram várias organizações fascistas com propaganda antimarxista, astrológicas, ciências ocultas, contos fantásticos, policiais e pornográficos, os Viet Minh por sua vez, contra atacaram valorizando a demagogia com temas que falassem da Grande Ásia, através das comunidades de cultura e raça, além de criarem a Zona de Co-prosperidade asiática, bem como fomentarem o ódio as brancos, através de intercâmbios entre vietnamitas, budistas e japoneses, rebateram ainda os princípios franceses e japoneses para ganhar a pequena burguesia nacional em favor da libertação nacional.

No inverno de 1944 os franceses lançam fortes ofensivas contra os Viet Minh, no mesmo ano o PCI alertava da proximidade dos confrontos ainda com japoneses e franceses por causa da guerra, por isso a necessidade de luta para garantir a fuga dos presos políticos contra os japoneses. No mesmo ano é fundado o PDV (Partido Democrático Vietnamita), no mês posterior, De Gaulle saltaria de pára-quedas na Indochina para combater os japoneses, esses sofreriam varias derrotas no Pacifico a ponto de sua esquadra praticamente desaparecer no final do mesmo ano, mas ampliariam sua presença através da ampliação terrestre até a Indochina, e todo o sudeste asiático, sendo agora um ponto de extrema importância para o Japão.

A revolução de agosto e a primeira independência (1945).
Em 9 de março de 1945 os japoneses atacam os franceses, derrotando-os por completo, a existência da “presença francesa simplesmente desaparece do mapa”, fato esse que favoreceu os vietnamitas, pois grande parte do contingente frances desertou e abandonou as armas para que ficassem a mercê da ex-colônia aos Viet Minh. Com a derrota francesa comandada por Decoux, os japoneses declaram a independência do Vietnã. Embora o poder do governo fosse restrito em setores chaves da economia, a repressão ainda persistia nas mãos dos japoneses, o país na verdade havia se tornado um verdadeiro barril de pólvora prestes a explodir.

Com a fusão de guerrilhas e milícias, é criado o Exercito de Libertação do Vietnã (ELV), baseava-se em insurreições locais para uma insurreição generalizada; em agosto de 1945, os EUA lançam as bombas em solo japonês, a URSS ataca o exercito nipônico no norte da China, diante desses fatos, as tropas no Vietnã se comportam como “serpentes decapitadas”, depois se reclusam em seus quartéis e aguardam o repatriamento, as pessoas começam tomar as ruas das principais cidades. Em seguida proclama-se Republica Democrática do Vietnã (RDV), em dois de setembro ocorre a capitulação do Japão; a realidade porém era conturbada, o Alto Comando do Kuomintang ocupa o norte do país (Hanói) para receber a rendição japonesa, as tropas formadas por camponeses paupérrimos, recém recrutados somam-se as famintos vietnamitas. No sul a realidade era outra, na cidade de Saigon os britânicos desembarcam para render os soldados japoneses.

A revolução anti-colonial (1945 – 1954).
Após o fim da Segunda Guerra Mundial, as colônias européias estavam todas enfraquecidas pelo fato de suas metrópoles se encontrarem duramente destruídas pelo conflito, restava-lhes a esperança da reconstrução, assim, procuraram logo que possível recuperar suas posições perdidas, em especial na África, onde os japoneses haviam destruído sorrateiramente suas bases colonialistas; na Indochina a situação demoraria mais por causa do fascismo francês. Apesar dos esforços, a Grã Bretanha percebeu que a realidade agora era outra, não havendo mais lugar para a política colonialista, portanto, acelerou o processo de independências para preservar seus interesses neocoloniais. A Holanda e França preferiram continuar com o sistema, restaurando suas antigas posições a força, ignorando que a guerra havia mudado totalmente a realidade, os grandes conflitos na Indonésia e a Primeira Guerra Mundial foram acontecimentos gerados a partir de uma política cega, onde a guerra franco-vietnamita resultaria na derrota em larga escala do colonialismo francês.

Chang Kai Chek
Chang Kai Chek A frágil Republica Democrática do Vietnã.
O contexto era difícil para o Viet Minh, pois era contraditório, a fome matara mais de 2 milhões de pessoas, isso causou grandes ondas migratórias para outras cidades, mesmo assim, cadáveres ser espalhavam pelas ruas de Hanói, para piorar, depois das enchentes vieram secas terríveis, aumentando ainda mais a escassez de alimentos, matando mais pessoas no norte onde estavam as tropas chinesas. Chang Kai Chek intervem militarmente a favor dos EUA, no sul, os britânicos utilizam a força japonesa como policia local, libertando e rearmando a Legião Estrangeira Francesa, tentando novamente derrubar o governo dos Viet Minh, em setembro de 1945 ocorrem os primeiros ataques da Legião as aldeias, onde ocorreram centenas de massacres nas vilas, assim, os anglo franceses representariam a contra ofensa do colonialismo europeu na região.

Mesmo enfraquecia, a França tentava controlar os Viet Minh na ex colônia, que insistia em negar-lhes a legitimidade, aos vietnamitas não havia a quem recorrer, a China era sua vizinha mas estava a favor dos EUA, além de se encontrar internamente em guerra civil, a França estava fraca, e insistia em recuperar as posições perdidas, restava então negociar com Chang Kai Chek o norte ocupado em troca da anulação das concessões francesas na China e o reconhecimento do governo chinês em relação ao vietnamita. A guerra prosseguia e em abril de 1946 se multiplicaria em todo o norte e sul do país.

Como a situação do Vietnã não era nada favorável a França, depois de fracassadas tentativas de negociações, em Hanói nacionalistas sabotam a diplomacia dos Viet Minh atacando os franceses no 4 de julho, descoberto o complô, os nacionalistas desaparecem, mas os confrontos continuaram; quando o líder Ho volta de Paris, organiza milícias locais que funcionariam como células para reagrupar o exercito e em 1946, os Viet Minh cortam a comunicação entre as cidades francesas, bloqueando e isolando politicamente a cidade a fim de estabelecer um cerco militar, mesmo sabendo que não fariam frente a força bélica francesa, Ho proclamaria que se o tigre parasse, o elefante passaria com suas patas pesadas, mas o tigre jamais pararia e o elefante morreria de exaustão e hemorragia.

Bombardeio a Haiphong
A reconquista colonial e a guerra franco vietnamita (1946 – 1950).
As provocações dos franceses continuavam acontecendo até que em outubro os franceses cortariam a exportação de arroz para o norte, era uma questão de tempo para o sistema entrar em colapso, para que isso não acontecesse, a RDV isentou os camponeses de impostos para o abastecimento interno, ficando as receitas aduaneiras como as únicas fontes de renda, os franceses mais uma vez exigem a participação dessas rendas para sufocar os Viet Minh, como foram recusados, os franceses bombardearam Haiphong matando 6 mil civis, os Viet Minh começaram a pregar a resistência nas cidades, entrincheirando Hanói e evacuando a população, em dezembro a cidade é cercada e resiste lutando até fevereiro de 1947.

Quando os franceses chegam em Hanói, a cidade esta desabitada e em ruínas, nas poucas pareces que permaneceram de pé estava escrito: “nós voltaremos”, muitas cidades são destruídas pela população que foge para o campo deixando somente ruínas para os franceses; a contra ofensiva dos camponeses contra o exercito franco é esburacar as estradas, mais conhecido como “tocar piano”, destruindo mais de 10.700 km de estradas e 1.500 km de estradas férreas, bem como a destruição de quase todas as pontes do país, mesmo a aritmética ser contra os vietnamitas, Ho declara que os franceses não agüentarão para sempre, sendo questão de tempo até eles vencerem o exército francês.


Gerra Fria
A tática dos Viet Minh baseava-se no combate de retardamento e dispersão das tropas francesas em campo aberto, depois atuariam na forma de guerrilha para aniquilá-los de uma vez por todas; a guerra porém, torna-se cada vez mais complicada para os vietnamitas por causa do contexto internacional frances bem como aos acontecimentos internos no território da França, em 1947 o Partido Comunista Frances é expulso do governo de coalizão, intensificados pela formação da Doutrina Truman, aumentado pela Guerra Fria por causa da contensão do Comunismo.

Giap
Ainda no mesmo ano os franceses desencadeiam forte ofensiva contra as bases de movimento para a libertação do Vietnã, pára-quedistas saltam sobre a região, dominando o local e obrigando os rebeldes a se esconderam nas florestas, Giap consegue tomar o controle das tropas e mantém o controle , desencadeando uma guerrilha entre o Exército Colonial e a ofensiva vietnamita. Assim, os franceses dispersam as tropas, ao mesmo tempo em que se tornam invulneráveis, pelo fato da área ser hostilizada devido aos acidentes do terreno e da região. Em abril de 1948 um comboio de 50 caminhões foi destruído.


A política norte americana era de tolerar os crimes dos franceses contra os vietnamitas, por isso não se intrometiam, pois precisavam do apoio frances na Indochina para fortalecer sua posição na OTAN, em 1947 em Hong Kong os americanos aconselham os franceses a desenvolver uma política de inteligência, por causa das dificuldades financeiras, são obrigados a aceitar a ajuda de Washington em troca de apoio militar. Depois de muitas batalhas, mais uma vez os Viet Minh reorganizam suas linha de frente nos deltas dos rios, por cauda disso, as cidades no sul eram reforçadas pela resistência.


Bao Daí
A realidade vietnamita agia de acordo com os dispositivos que tinham como desenvolver uma eficaz rede de transporte terrestre através das montanhas a pé ou de bicicleta, transportados no lombo ou a pé de animais montanha adentro. Em 1948 o exercito frances composto pela Legião Estrangeira, pelos fascistas, soldados coloniais árabes e africanos e pelas tropas de Bao Daí, encontravam-se em difícil situação estratégica desfavorável a eles. Em 1949 com recém criada Republica Popular da China e a vitoria da revolução chinesa, os franceses caem no norte, acabando com o isolamento do exercito vietnamita, os franceses seguem para Hanói e na fronteira procurando abrigo; em 1950 são novamente derrotados nas montanhas, obrigando-os a recuar para o delta.

Republica Popular do Vietnã.
A Revolução Chinesa, o Viet Minh e a derrota francesa (1950 – 1954).
A fundação da Republica Popular da China representou um duro golpe para o governo americano, afinal os EUA viam na China um importante aliado político a sua estratégia militar, com o impasse da guerra das Coréias, os americanos apóiam a Coréia do Sul enquanto os chineses apóiam a Coréia do Norte. Na Conferencia de Londres os EUA enviam mais dinheiro e armas para os frances da península da Indochina, além de missões para destruir os movimentos de libertação, em 1950 os EUA, França e Estados Associados Indochineses assinam o tratado de defesa mutua enquanto que a União Soviética, China e demais Estados Socialistas assinam o tratado de defesa mutua reconhecendo a Republica Popular do Vietnã.

Em 1951 é dissolvido o Partido Comunista Indochinês, posteriormente são organizados nos respectivos países do Laos, Camboja e Vietnã partidos independentes; nas regiões de atuação dos Viet Minh são intensificados as campanhas de alfabetização, são reconhecidas as minorias étnicas, é feita a reforma agrária, são reduzidos os juros das taxas bem como o confisco das propriedades francesas que se refugiam em Saigon. Em 1953 são expropriados todos os latifúndios, solidificando cada vez mais os Viet Minh. Lattre sem saída, viaja para os EUA para “vender” a guerra aos americanos que por sua vez enviam armas para Bao Daí e conselheiros pra se responsabilizar frente as operações militares oferecendo dinheiro na medida que Paris e Saigon oferecem “sangue”.

No ano de 1951 os EUA controlam 15% da guerra, em 1954 controlam 80% do efetivo bélico, mesmo assim a guerrilha dificulta ao máximo a presença do novo inimigo, as estradas abertas pelos americanos são sabotadas e minadas pelos vietnamitas, quando os americanos terminam o trabalho no final do dia, a noite são novamente destruídos para no dia seguinte reiniciaram todo o trabalho novamente. Os Viet Minh tinham a vantagem de se esconder nos túneis e de se misturar aos civis, reagrupando-se no momento mais oportuno, o mesmo ocorre nas cercanias de Saigon.

Referência:

VISENTINI, Paulo Fagundes. A revolução vietnamita. Editora: UNESP, Edição: 1ª, Ano: 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário