A história Presente

A história Presente
História na veia

Seguidores

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

História da arte brasileira

Para ouvir a música, aperte o play. To listen to music, press play. Para escuchar a jugar prensa musical. Um Musik zu hören, drücken Sie spielen. Pour écouter jouer de la musique de presse. Per ascoltare la musica, premere playPer ascoltare la musica, premere play.




" A arte começa onde a imitação acaba" Oscar Wilde

Historia da Arte Brasileira

O inicio da arte brasileira é uma arte sacra feita com índios e jesuítas; a arquitetura por sua vez é uma arte utilitária. Os índios, por exemplo, começaram-se se cobrindo, como por exemplo, as ocas, isso representa o inicio da arte brasileira. A arte indígena era redonda, a portuguesa era quadrada, retangular; a mão de obra negra também contribuiu para esse tipo de arte. A arte barroca aparece na literatura brasileira a partir do século XVIII (Gregório de Mattos). 


O barroco é carregado, escuro, já o barroco rococó é suave, leve; a arte do século XIX era europeia, pois nossos artistas estudavam na Europa, posteriormente essa arte passou a representar a brasilianidade, a arte agora é regionalista, por exemplo, Monteiro Lobato, Graça Aranha, dando inicio ao modernismo. A musica de Chiquinha Gonzaga, a musica de Villa Lobos, eram temas populares, sendo considerados os precursores do modernismo, eram lutas que ocorriam desde o século XIX, onde Machado de Assis, por exemplo, não ocorriam. 



Artes do Hospital Aliança: a arte é feito por quatro artistas baianos: Goya Matos, Bel Borba, ... 
Ex votos: são as oferendas de pagamentos de promessas feitas por fiéis as igrejas, isso é considerado arte plástica e não somente cultura; a historia inicia-se no Egito e passou por Portugal, os ex votos eram utilizados para fazer peso ao barco para ele se manter na àgua.


A arte rupestre no Brasil - A arte brasileira: período agrafo.

Bisão na Caverna de Altamira. Madu Gaspar diz que se interessou pela arte rupestre brasileira depois de visitar a Chapada Diamantina, comparada com a arte rupestre de Lascaux, na França. Essa arte se iniciou com o surgimento da sociedade, essa arte era abstrata, pois o homem delineava, pensava e raciocinava a arte. No Paleolitico isso não ocorria, era uma arte considerada mística, ela era produzida segundo os estudiosos, esse desenho não era estético e sim necessário, pois preservariam a alimentação, era uma cerimonia de “magia”, geralmente utilizada em locais intransponíveis, onde a vida não seria conservada. Não era religião e sim misticismo, como aconteceu, por exemplo, na Mesopotâmia.
A maneira de reproduzir essas pinturas se dava pela repetência das pinturas.




Bisão na Caverna de Lascaux. A proeminência era a tinta vermelha.

 






 
Arqueologia brasileira:
Sambaquis, é o sitio arqueológico mais importante do Brasil, as construções feitas no período colonial era predominante pela presença da concha do mar, depois de triturada com terra e água do mar, ela solidificava, em alguns lugares as conchas eram encontradas inteiras. Os índios enterravam a pessoa na terra com seus objetos de uso, pois isso era tradição, depois cobriam tudo com conchas do mar.


Eram sítios que atingiam até 30 metros de altura e guardavam o passado de até 8000 anos. Eram montes que podem ser de barro ou de concha encontrados no sul e sudeste e no litoral baiano. A concha era triturada, depois funcionava como uma espécie de cola. Esse local era de cerimonia ou onde se enterravam os corpos, quanto mais alto o monte, maior era a importância da pessoa. Os sítios encontrados na Europa eram caracterizados pelos “domes”, eram duas rochas laterais com uma pedra sobre elas.  interior das habitações eram neolíticas, as construções se utilizavam principalmente de áreas que lembravam uma espécie de fogareiro.



Circulo megalítico de Stonehenge: é composto de dois pilares de pé com uma rocha sobre elas.



Menires da Ilha de Páscoa: estão sobre um pedestal, com mais de 4 metros de altura. São esculturas.



Antas: pedra dos mouros.

Menir: é uma pedra funerária, como se fosse uma lápide, é uma pedra única do neolítico.
Vênus: símbolo da fertilidade, as crianças enroladas no coro era a representatividade de proteção. Elas possuíam três elementos: seios grandes, abdome evoluído e as ancas eram grandes; havia representações de Vênus com gêmeos. (Vênus de pespug). No Brasil as Vênus eram pintadas nas paredes ou esculpidas. As gravuras eram pintadas em forma de gravura, a maioria é gravura em forma de pintura.
Fez o doutorado em arqueologia por causa das descobertas na Chapada Diamantina.

Arte brasileira no período agrafo: O homem brasileiro “beira” os 12 mil anos. Os primeiros homens eram os africanos e australianos. A 7 mil anos eles saíram da África, depois australianos e asiáticos, atravessaram o Estreito de Bering, chegaram a América e depois o continente sul americano.

Principais sítios arqueológicos brasileiros:
Lapa Vermelha MG
Santana do Riacho MG
Vale do Peruaçu MG
Monte Alegre PA
Abrigo do Sol MT
Serra da Capivara PI



A arte brasileira é geométrica, tem mais sentimento do que abstrato, leva uma forma de objetivo. Além da pintura humana e animal, são pintados objetos.



Sitio do boqueirão da pedra furada.




Pedra do Ingá – PA



Grafismos brasileiros RS, SC, de tradição meridional, o significado dos símbolos tem um significado diferente.




A tradição do Planalto e do Agreste.
A diferença do homem e mulher se dava pelas características masculinas e femininas propriamente ditas. O geométrico era predominantemente circular.
Tradição geométrica e amazônica.

Arte dos índios brasileiros




Marajoara (3000 a C) e tapajós: ainda é arte brasileira.



Mongolóide: união de africanos e asiáticos.




Paleoamericano: união do africano com os australianos.


O índio brasileiro tem o biotipo mongoloide; os primeiros estudos dos índios diziam que era uma arte infantil posteriormente isso mudou, apesar de não fazer uma arte pela arte, existia uma arte nessa arte, diferente do paleolítico, era feita de forma mística, o nosso índio fazia uma arte que visava o belo pelas cores, formas. Inicialmente tudo o que se sabia dos índios era através dos jesuítas e dos pintores holandeses, foram eles que nos deram a fauna e a flora, danças, etc...


 
Não era todo índio que era artista, a maioria das imagens e pinturas era feita pelo homem, os acessórios eram as mulheres que faziam; a plumagem era usada em cerimonia, o cocar era usado para diferenciar as classes. As mascaras cerimoniais eram mais importantes do que os cocares, cada mascara representava um tipo de cerimonia.

Marajoara (Marajó) eram povos que viviam abaixo do nível do mar, então era preciso fazer aterros para sobreviver quando a maré subisse, por isso faziam isso para se proteger, pois a vida era difícil. Ana Roosvelt diz que a fase marajoara foi destruída pelo colonizador portugues, para ela, eles saíram do Brasil. As referencias mais importantes são as peças de cerâmicas.





Arte marajoara: a pintura era pictórica e bi cromática, misturava vermelho e outras cores. As pinturas não seguiam uma norma, a linha era copiada de cestos, era geométrica, copiando o traçado do desenho.

Cultura marajoara: urna marajoara, quando a sociedade era matriarcal a urna da mulher era decorada e desenhada, no período patriarcal isso muda, ocorre o contrario. Peça cerimonial era uma espécie de “tapa sexo” A arte dessa época era muito mais rica do que as da nossa época.



Cerâmica marajoara: vasos cerimoniais.





Cultura Santarém:



Cariatides: figuras em forma de mulher nas colunas, que seguram as colunas do templo.








Principais formasvaso de gargalo e vasos de cariatides



A arte africana: Grupos primitivos da África Tropical, são os primeiros; eram arcaicos, por que o homem começou na África, eram muitas tribos, pois eram as artes.

ClassificaçãoAs maiorias dos exemplos desses trabalhos estão nos principais museus do mundo.

Traços distintivos: culto aos espíritos, e suas formas eram abstratas, simbolizando o mundo espiritual:

Ex: o faraó tinha que olhar para frente enquanto os outros olhavam para os lados, seus ombros eram largos para emanar poder. No Egito o ser era sagrado, místico, enquanto o grego era racional. As mascaras africanas tinham o seu significado em cerimônias, as mascaras eram feitas de ébano.

 
Relicários: reunião de objetos numa mesma obra: ex: bruxos.

Técnica: utilizavam as técnicas com cera, utilizados pelos europeus séculos depois.

Destaque: Yorubás e Benis.

Expansão: eram naturalistas

 
Criação: usavam poucos animais, a maioria de suas obras era denotada pela imagem do homem.

OurivesariaA maioria das obras era mascaras com seus significados.

Materiais: a maioria das casas era feitas de barro, cobrindo a madeira das casas.

Destaques: a maioria das casas era feitas em rochas e a maioria delas era feitas em rochas.

 

As Máscaras: Para cada cerimônia eras criada uma mascara, utilizada nos ritos espirituais, era a personificação da idéia social ou espiritual. Era um disfarce místico.

Funções: era utilizada também em reuniões secretas, a maioria era de ferro e madeira.

Técnicas materiais: compunham vários elementos

Estilos: eram abstratas.

 

Significados e legados: as maiorias encontram se nos museus europeus.

Estudos: a maioria dos africanos tem que ir para a Europa estudar seus antepassados.

Influencia da arte negra na arte européia: impressionaram a arte no século XX como o cubismo por exemplo.

 
Conceitos: apresentam força natural, mistério, ancestralidade, feitiço, magia, sedução, poder, encanto, força criadora, quebra de rotina, aventura, segredos, ancestralidades, feitiços.
As pinturas indígenas, não eram arte pela arte, mas sim, uma arte mística.

Resgate de nossa memória: Verge, mestre Didi, Artur Pereira.

 

O negro e as artes no Brasil: Emanoel Araújo fala da importância do negro, inicialmente pela arte sacra e pela musica erudita através de saraus pela elite mineira inicialmente, depois foram a literatura, pintura, etc...
Os negros que vieram da África eram oriundos de vários grupos, e cada um com seu dialeto, isso foi difícil inicialmente para se entenderem e se compreenderem; quando começaram a trabalhar, eram exímos trabalhadores de entalhe e em ferro. 

Século XVII - 1640



São Pedro dos Clérigos







Santo Antonio






Nossa Senhora da Conceição: mãos postas encima de uma "lua" com querubins dos lados.





Nossa Senhora do Rosário: tem um terço nas mãos.



Para falar de arte sacra, é necessário vir para a Bahia, pois aqui foi o centro inicial de tudo; quando os negros que aqui chegaram, entendiam o costume dos brancos para melhor se adaptarem a nova cultura, mas o que realmente ocorria era que os brancos absorviam muito mais a cultura africana negra do que os negros em relação aos brancos.Todo negro africano na África tinha o seu amuleto, e ao chegarem no Brasil continuaram essa tradição.


Os holandeses no nordeste brasileiro - Mauricio de Nassau: quando os holandeses vieram para o Brasil, eles tinham comércio com Portugal, com o refino do açúcar, eles ganhavam com esse comercio. Com o domínio da Espanha, esse comércio terminou, pois eram inimigos de Portugal e aliados da França. O período foi estabelecido em Pernambuco em Olinda, depois foi para o Maranhão pelo rio São Francisco. Sua administração foi democrática, ele trouxe cientistas e artistas, sua visão era cientifica e intelectual. Trouxe em sua vinda cartógrafos, artistas, sua forma de governo e a visão administrativa se destacavam dos demais lideres; sua herança no Brasil foi seu legado cultural, arquitetônico e artístico. Ele fez uma democracia racial formada por judeus, italianos, franceses,... Os pintores Frans Boas e Eckout fizeram suas pinturas em igrejas (triangulo com duas abras, e uma linha formando esse triangulo).

Igreja de São Cosme e São Damião - A construção da mão de obra era feita por essas pessoas de todas as raças, principalmente pelos indígenas, as construções em Portugal eram retangulares, no Brasil era redonda por causa das  ocas dos índios. Frans Boas trabalhava a paisagem, Eckout trabalhava as raças do país, ele trabalhava os índios, mulatos, negros, suas vestes, as diferenças das vestes dos índios com os negros, as índias traziam seus filhos nuas, com cestos de frutas; ele resgatava a fauna e a flora brasileira. O índio de De Bret trazia o índio nú.

Museu da Alemanha Mauricio de Nassau.
Os religiosos daqui se preocupavam somente com as artes sacras, eram objetos (Museu de Arte Sacra) compostos de ouro e prata; por causa do roubo desses objetos, a igreja achou por bem proteger esses objetos em locais seguros. As artes sacras representavam o momento, através de suas imagens, a imagem erudito de Nossa Senhora tinha a roupa azul, olhos claros, nariz fino, unhas pequenas. Espanha e Portugal faziam suas obras baseadas no catolicismo cristão. A religião era um elemento controlador, era um imaginário que tinha um dom, eles apresentavam os elementos característicos de cada santo, por exemplo, todos faziam parte dessa escola erudita. Havia artesãos que trabalhavam o ouro e prata, couro, madeira, etc...

A imagem erudita é seria a imagem popular é individualizada, mas apresentam os mesmos símbolos. A diferença é que o pintor de uma imagem é diferente, mas eles trabalham os mesmos elementos. Os artistas da Bahia no século XVIII não eram padronizados, a produção era uma a uma; o teatro também venho de carona, pois o teatro junto da música e poesia eram elementos europeus. A musica no Brasil começa no século XVIII em Minas Gerais com a explosão do ouro, pois assim ele estudava fora e quando retornava, trazia consigo essas experiências européias e até mesmo as idéias revolucionarias. Esses mulatos e negros aprenderam as musicas em mosteiros e abadias, ou seja, os religiosos foram os responsáveis por ensinar a musica no Brasil.




Gregório de Mattos foi um exemplo de quem trabalhava com os jesuítas e depois começou a falar mal dos religiosos. O período de Nassau foi trabalhado pelo seu interesse pessoal.





Eckhout: trabalhou a natureza morta, ele fazia o quadro e escrevia sobre esse quadro, suas pinturas eram estáticas, não tinham movimentos, apresentavam expressões, mas sem muitos movimentos, eram obras ativas mas sem emoções. Ele criou a ilusão da perspectiva, sendo ela retomada pelo renascimento, antes ela era utilizada na Grécia antiga. A igreja utilizava somente dois fundos, eram imagens “ícones”, de santos, eram imagens bizantinas feitas em ouro e prata e seu colorido eram de pedras preciosas, triturando-as. As primeiras imagens de ícones surgiram no século VI e VII, a pintura era geométrica (oriunda da Grécia, bem como as artes eram árabes). Ele se preocupou muito com a pintura indígena bem como os negros, retratava o cotidiano do índio e do negro, posteriormente o branco pegaria essa cultura e introduziria ao seu modo de viver. As paisagens de fundo revelavam a fauna e a flora, representando o simbolismo emblemático nas pinturas ou esculturas, nas imagens onde apareciam negros e mulatos.

Mosteiro de São Nicolau: Na Europa o barroco ocorreu no século XVII, no Brasil ocorreu no século XVIII, sendo Gregório de Mattos o seu principal representante, pois era um jogo entre a razão e a emoção. Os holandeses no século XIV criaram a tinta a óleo, essa tinta mudou a técnica de pintar pelos renascentistas. A partir desse século começou-se a pintar essas telas com óleo, eram telas escuras, são raras as telas brancas, por que as tintas a óleo, as cores são fortes. No rococó (Aleijadinho) foi criada a técnica do pastel, era um giz colorido que não podia ser pintada na tela e sim em um papel rugoso. O barroco mineiro é uma cópia pernambucana e o baiano é copiado em todo o Brasil.

A arte abstrata do século XX (Kandiscky – criou o figurismo) não era o que ele queria apresentar, ele criava o conteúdo, mas era o espectador eram quem diria o valor da obra. Tivemos várias outras missões: francesas, inglesas, essas pinturas eram o reflexo daquele período, mesmo enfeitando a realidade, mas nesse ínterim, encontrávamos o negro, a fauna e a flora, o índio. O mesmo vale para os mapas feitos pelos cartógrafos que vieram junto com Mauricio de Nassau, pois eram aventureiros e experientes poucos eram os que faziam esses trabalhos, o conhecimento de das cidades inicialmente foram baseados encima desses mapas.




Arte colonial: o esplendor do barroco.
Todas as obras brasileiras estão sob forma de registros e muitos materiais deixados em igrejas através das estátuas e santos, dentre outros. O arquivo da Ordem Terceira do Carmo é um dos mais completos da Bahia.
Predomínio da emoção: no renascentista predominava o equilíbrio, não o intelecto, no barroco predomina a emoção, como toda a arte barroca, tendo haver com as características do homem baiano, o neoclassicismo será eclético, a mistura de razão com emoção. Essa era a principal características. O barroco chega em Portugal através dos italianos, essa arte nasceu em oposição ao renascimento. O barroco em Portugal era a arte dos conflitos, esse barroco, tudo mudava ao mesmo tempo, a política mudava como a arte. O barroco no  Brasil foi caracterizado como a  primeira arte foi a arquitetura e depois as artes, a instabilidade era constante, pois o país estava sendo colonizado, além da religiosidade exacerbada na religião. As imagens tinham seus jogos de luz e sombra, dando a impressão de que elas caminhavam através do branco e escuro.



Gregório de Matos – Desenganos da vida humana: era o exemplo clássico desse barroco, ele utilizava a metáfora, hipérbole e metonímia, essa era a linguagem da época. No barroco baiano percebe-se a emoção, expressão, dinamismo e linhas curvas; as imagens eram ricas em cores, dourado e vermelho principalmente.


Os fatores que impulsionaram o barroco no Brasil foram às descobertas do ouro em Minas Gerais, onde a riqueza foi acentuada e acumulada, na Bahia foi motivada pela riqueza da cana de açúcar. O sentimento dos portugueses era de se libertar da metrópole, aqui poderiam usar o imaginário em suas artes, podendo dar emoção e dinamismo ao trabalho; a arte barroca baiana é dramática a pernambucana é mais suave, por isso é rococó, surgiu na França no governo de Luis XIV (a França era fútil), com Luis XV a riqueza fazia ainda mais parte de seu reino (Versailles), era um governo de festas, licenciosidade, era um governo de “alcova”. A pintura barroca era agora “pastel” para dar tonalidades claras, as roupas eram claras, as festas seriam campestres, essa pintura agora era feita em papéis para dar mais clareza nas pinturas, eram artes graciosas.

Figuras de Dresden, no Brasil, a arte barroca baiana foi copiada para todo o resto da colônia, o barroco pernambucano por ser rococó, não foi tão expressivo.




Características do barroco mineiro: era dinâmico, expressivo e com traços considerados perfeitos, como a Via Sacra, a arte de aleijadinho era uma arte suava, com fisionomias parecidas.


 


Arquitetura barroca:era a arte luso brasileira no período colonial,se estendeu pela religião,exercito (fortes), sendo sempre destacado a presença do rococó, isso  ocorreu em regiões como RJ, BA, MG e PE.

 
A escola baiana de artes e artífices: no século XVII essas escolas ocorriam dentro de conventos e mosteiros, no século XVIII houve a ascensão desses artistas, sendo acentuado pela diversificação da religião e região.
SSA foi o centro do barroco litorâneo.
PE se destacou com a criação da CIA do Comércio desenvolveu o rococó religioso
MG com a riqueza do ouro desenvolveu o rococó religioso
RJ utilizou os elementos de todos os estilos  por causa do período pombalino.


Arquitetura barroca - Igrejas barrocas em Recife

Igrejas barrocas em Salvador:






















 
Igrejas de Minas Gerais


















 






Edificação da Praça Municipal em Salvador: 1960-1970
 


 

















Moradias




O Pelourinho é barroco e neoclássico.





Imaginária barroca
Foi a segunda arte barroca mais importante do período barroco no Brasil, a fisionomia era sofrida, chorosa, de dor.
Igreja de N. S. de Santana.





Igreja de São Pedro de Alcântara, é a representatividade da dor.







Via Sacra de Aleijadinho








Retábulos









Igreja S. Francisco, nas laterais direita e esquerda, a igreja demorou cinco anos para ser construída e quarenta e cinco para ser decorada.

 










Pinturas das igrejas
Pintura de N. S. do Pilar.

 











Oratórios
São imagens de marfim e são muito pequenas.
Maestri mario








EX-VOTOS
É o pagamento de uma promessa com fé: exemplo, se fez uma promessa a Nossa Senhora da Conceição, se ficar melhor, o cidadão oferece o objeto iconográfico que foi melhorado como uma perna, e pega-se uma perna artificial e oferece-se a santa. Isso remonta a Mesopotâmia, Egito. Como existia epilepsia na época, fazia-se muitos  trabalhos para que esse “demônio” saísse da cabeça das pessoas. O ex voto é um elemento cultural nosso, esses presentes são na sua maioria trabalhos artísticos relacionados a fé, não necessariamente religiosa, mas na sua maioria o são. Quando essa promessa é feita, é para um santo com devoção; o santuário é a igreja com apenas um santo que da o nome aquela igreja, por isso o orago ser o seu santo representante. O ex voto só tem relevância se for feito com o intuito de pagar promessa, ou seja, uma oferenda. A cidade de Bom Jesus da Lapa é referencia para todos os romeiros do NE, Tábuas Votivas eram quadros pintados em madeira.

Existiam os ex votos de uso pessoal como correntinhas, pulseiras, todos em miniaturas; havia ainda os ex votos em forma de bilhetes, maquetes e até de castelos de pedras. A fé não vem sozinha, ela então é retribuída pelos ex votos em toda cultura e manifestação popular, esse sentimento se faz presente “fisicamente” através desses objetos. As cartas eram uma forma de confirmar o amor pela pessoa querida, isso ocorria pela confiança e pelo respeito de alguém para alguém.


Vanguarda européia e modernismo brasileiro - A semana de 1922: quais os objetivos, quais os autores, quais as problemáticas.
Mario de Andrade
Tarsila do Amaral

O pensamento geral do historiador da arte do século XX é uma arte tecnológica por causa das guerras mundiais, por exemplo, o dadaísmo é uma revolta contra a primeira guerra mundial, por isso a criação de estilos sem ter haver com o século XIX, o XX é como se fosse uma arte da revolta, não mais a arte clássica, agora ela é o reflexo da sociedade tecnológica, pois a industrialização acontece no dia a dia. O artista é tocado por causa das guerras, sendo uma arte abstrata, era considerada uma aberração, depois vieram o cubismo, o abstracionismo, ou seja, a arte refletia o pensamento de revolta dos homens.

A arte do século XX é contemporânea,podendo ser mais fácil de fazer sua analise, principalmente na arquitetura, com sua arquitetura moderna,orgânica; Niemeyer e Lucio Costa são exemplos brasileiros deste tipo de arte. A partir da arte moderna criou-se vários estilos de arte, a maioria havia saído da escola das artes como o cubismo (primeiros anos do século XIX), expressionismo (1909), primitivo (geralmente o tema são as religiões, por exemplo, o camdomble), dadaísmo (1909), surrealismo (1919), art pop (1940 – propaganda da coca cola), fovismo (só usa cores naturais, sem mistura), o retrato surge na década de 1940 e depois retorna na década de 1980), etc... eles não se conformavam com o que imperou durante séculos nas artes.

A vanguarda significa avante, era todo o pensamento criativo, criador; os primeiros países foram os EUA, França, Inglaterra e posteriormente o Brasil (SP e RJ). A arte e a educação sempre estiveram ligadas a indústria. O abstracionismo dividiu-se em informal (W. Kandinsky - russo) e geométrico (P. Mondrian)

Informal: tachismo (mancha em francês), grafismo (linhas geométricas)

Geométrico: suprematismo, neoplasticismo, concretismo (móbile de criança), construtivismo
O importante não é criar conteúdo, é criar a arte e as pessoas criam o resto em suas mentes.




Futurismo ( 1910) - Fellipo Tomaso Marinetti: era o dinamismo universal, o deslocamento, das coisas.

 





Linguagem futurista
Poética - Manuel Bandeira


  



Cubismo: foi criado por Picasso

Expressionismo

















Fouvismo : utiliza cores puras



 







Os ingênuos



 




 Dadaísmo (foi a decepção, a revolta)1916 Zurique durante a primeira guerra.










Poesia dada
Surrealismo Paris (1912), resultou do dadaísmo, aceita somente o absurdo, ilógico, os sonhos, os estados alucinógenos.

Manifesto surrealista - Recursos dos sonhos












Surrealismo na Literatura



 





Abstracionismo



 












Neoplasticismo junta as cores primarias: amarelo, vermelho e azul

Op art


 











Pop art







 

Dicas de leitura:
A arte rupestre no Brasil. Madu Gaspar.
Modernismo brasileiro e vanguarda- vanguarda europeia e brasileira Eduardo zubirax, Lucia lemos.