A história Presente

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domingo, 29 de agosto de 2010

Técnicas de Fichamento


PARA OUVIR A MÚSICA APERTE O PLAY.




"O homem fraco teme a morte, o desgraçado chama-a; o valente procura-a. Só o sensato a espera."
Benjamin Franklin


1. Fichamento Conceitual
2. Fichamento Literal
3. Fichamento Misto
4. Fichamento Analítico
5.
Fichamento Esquemático

1. Fichamento Conceitual ou resumo
► É o resumo do texto original com palavras próprias, é o uso das palavras do autor mais as idéias que se esta usando.

2. Fichamento Literal ou citação
►Esta presa as idéias ou palavras originais do autor.

3. Fichamento Misto
► Usa as idéias do autor, com minhas palavras, misturando-as ou no inicio ou no final, não é muito usado.

4. Fichamento Analítico crítico
► São as idéias criticadas por mim das idéias do autor, é feito na ficha de leitura.

5. Fichamento Esquemático
► É como são trabalhados os capítulos:
Exemplo: Capítulo 1 aborda...
............Capítulo 2 aborda...
► Não é muito usado, serve para facilitar o acesso de livros, é parecido com um sumário.
► Todo parágrafo na ficha consta a página.





























NOÇÕES E IMPORTÂNCIA DO MÉTODO

ESCOLAS METODOLÓGICAS

1. Método Empírico:
2. Método Racionalista:
3. Método Materialista Histórico Dialético:
4. Método Psicalalístico:
5. Método Sociológico:

Método caracteriza a ciência junto com a evidência (pode ser parcial), é tudo o que se estuda para se chegar a um objetivo:
Exemplo¹: Meth → Lt, meta, objetivo
Exemplo²: Odos → Gr caminho, via para se atingir um objetivo

1. Método Empírico: vem do grego empirikon, é relativo aos sentidos fundamentados do ser humano, os mosteiros foram os primeiros a estudar esse tipo de método.
2. Método Racionalista
René Descartes foi o seu representante, foi considerado o método fundamentalista.da.filosofia: duvida sistemática. Os textos sagrados competiam com a ciência partindo dos textos religiosos, os sentidos humanos falhavam e não podiam ser usados como pesquisas científicas. Seu método foi questionar o que existia de conhecimento imposto pela igreja ,ficou conhecido como duvida sistêmica,lançava várias perguntas sobre o que já se sabia, ele não se aprovava nem ele mesmo como ser humano, então Deus também não poderia ser provado.
► Os nossos sentidos nos enganam e podem ser substituídos por impulsos cibernéticos, Aristóteles afirmava a positividade acima da ação.

PRINCIPIO DE COGITO – Razão e lógica dedutivas:
► a razão se encontra no ser humano e não nas coisas, Descartes ignorava o universo por pensar matematicamente; as necessidades fisiológicas eram a única coisa que nos torna humanos, sendo ela para todos, não pertencente a ninguém, sociedade ou poder, quando somos ativos em alguma coisa, participamos e usamos nossos sentidos, estamos sendo anti-Descartes e a equação é resolvida em nossos pensamentos, porém quando se raciocina usamos o método cartesiano.

3. Método Materialista Histórico Dialético: KARL MARX
► É o método materialista oposto de Descartes, para ele só fazia sentido o conhecimento como parte da história: “o rico tem que ser mais rico enquanto o pobre tende sempre a ser mais pobre, afinal o lucro é algo desejável, logo o que nos faz humanos é a subjetividade (forças humanas)”.
Síntese do histórico de Marx: um fato sintetiza todos os outros fatos históricos.
► no 2° grau a história era ensinada em uma linha cronológica.
► a síntese é o mecanismo do acontecimento histórico, definido pelo pensamento humano através de nossas idéias, informações pré-datadas e para isso acontecer era necessário o domínio do idioma.
Síntese Teórica: não havia história sem a teoria do pensamento e conseqüente não se produziria o conhecimento fora da própria história.
Praxis: “é experimentar tocar violino sem saber tocar, a cada movimento aperfeiçoa-se a pratica e cria-se o saber”sai-se da pratica e passa-se para o saber, a práxis leva a perfeição, pois tudo começa do ponto zero e chega-se ao ponto da perfeição, como acontece no sexo, na religião.
Dialética: é quando se tem uma verdade e não se resolve nada por ela mesma.
►Heráclito dizia que tudo mudava, nada permanecia a mesma coisa.
►A perspectiva de algo deixar de ser alguma coisa já é pré-existente, ele é e não é, ou é e não será.
►O antagonismo no campo do saber pode ser:









►Tudo o que vive morre, a morte esta em tudo o que fazemos, se produzimos cultura é por que sabemos que vamos morrer então temos uma perspectiva de nossas vidas.
A dialética de nossa própria cultura é também nossa síntese, o famoso: “ser ou não ser”

Trajetória da Ciência da Filosofia
► ± 450 a. C → Parmênides de Eléa
........................→ Heráclito de Éfeso
Mistos: usavam a fala (oralidade), atribuíam à história as características sobrenaturais aos fenômenos.
►Desde quando o homem começou a escrever em torno de 7000 a. C até a Grécia, isso mudou, e depois desse período, a escrita potencializou o conhecimento. A escrita permaneceu e as futuras gerações foram privilegiadas com esse suporte e com isso o homem construiu o conhecimento de forma geométrica e com a chegada do alfabeto (grego) fez dele a grande revolução da antiguidade nas leis, filosofias.
►± 550 a. C surgiu o essencialismo da metafísica com a 1ª Escola de Filosofia Ocidental (sua influencia foi até a idade média), era tudo Epistheme (conhecimento superior) partindo desse conhecimento surgiram três perguntas:

QUEM SOU?
DE ONDE VENHO? ESSENCIALISMO
PARA ONDE VOU?

►Existiam varias teorias de que vínhamos de substâncias diferentes, Heráclito e Parmênides foram os que identificaram a natureza do ser como condição; Parmênides dizia que era a permanência e não a transformação que revelavam a imutabilidade: nada muda nunca, toda mudança é ilusória.
Princípio da Identidade: nada muda, tudo permanece: o que é é, o que não é não é, tudo é uma mudança aparente.
Exemplo 1: no cinema tudo acontece,tudo muda, mas nada acontece, nada existe, não há movimento.
► na história toda substancia é marcada por uma impermanência, tudo muda, se transforma e se modifica o tempo todo, nada fica ou permanece igual ao que era antes.
Exemplo 2: “não se entra no mesmo rio duas vezes...”














domingo, 22 de agosto de 2010

Técnica de Referência

"E a saudades perguntou ao tempo: - Tempo, quanto tempo dura uma saudades? E o Tempo respondeu: - Uma Saudades dura exatamente o tempo que tiver que durar e enquanto durar, fará sofrer"


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Listagem de livros, revistas, textos, é um suporte literário
É obrigatório que apareça no final do trabalho as fontes bibliográficas, nesta página estão contidas as fontes trazidas e qual foi o grau de profundidade usado no trabalho.
A referência indica o autor (o ideal é ter um autor com uma referência sólida), jamais citar um livro fora desses padrões sem referência.

REGRA GERAL DE REFERÊNCIA DE LIVROS

Sobrenome (sempre o ultimo), nome (o nome ou sobrenome mais conhecidos)
Ex: CHAUÍ, Marilena

Titulo do texto; subtítulo (se existir)
Ex¹: O que é Ideologia?
Ex²: CHAUÍ, Marilena. O que é Ideologia?

Dados de como localizar o texto:
N° da edição (todas as edições possuem n°, menos a primeira)
Ex: CHAUÍ, Marilena. O que é Ideologia? 2ª Ed.

Cidade (onde foi impresso, local do lançamento do livro pela editora):
Ex: CHAUÍ, Marilena. O que é Ideologia? 2ª Ed. Brasiliense, São Paulo.

Data (só o ano da edição):
Ex: CHAUÍ, Marilena. O que é Ideologia? 2ª Ed. Brasiliense, São Paulo. 2000

Coleção/Volume que o texto ocupa:
Ex: CHAUÍ, Marilena. O que é Ideologia? 2ª Ed. Brasiliense, São Paulo. 2000 (Primeiros Panos, V. 8)

Números de páginas ou tomos (coleção e volume):
Ex: CHAUÍ, Marilena. O que é Ideologia? 2ª Ed. Brasiliense, São Paulo. 2000 (Primeiros Panos, V. 8). T2
Sobrenome, título; subtítulo, N° da edição, cidade, Estado, editora, data, n° de pág.

Sobre-nome, nome, “título do capítulo” e “subscrito” se conter o capítulo. IN (em) (coleção e/ou volume). Pp (de tal página até tal página) 85 – 86
Ex¹: CARLOS, Roberto. “Índia”. IN: JUNIOR, Fábio. Mpb
(é um capítulo)
Ex²: CARLOS, Roberto. “Índia”. IN:__________________ . Se for o mesmo autor citado, não repetir o nome e sim substituí-lo pelo “underliner”

TIPOS DE CONHECIMENTO

1. Conhecimento Vulgar (senso comum)
2. Conhecimento Científico
3. Conhecimento Filosófico
4. Conhecimento Teológico
5. Conhecimento Empírico
6. Conhecimento Intuitivo
7. Conhecimento Genético

Toda teoria visa a ciência
Todo conhecimento humano é uma coisa só
Tudo culmina para um saber único, afinal é necessário e intencional passar o conhecimento adiante.

1. Conhecimento Vulgar (senso comum)
É o mais usado de todos, o famoso “achismo”, responsável pelo nosso dia a dia em produzir verdades.
As ciências indígenas usam o senso comum por causa de seu conhecimento da natureza, as noções elementares de matemática e física começaram assim.
Essa mudança começou a ser sentida na década de 30 quando tudo era feito a lápis, depois nos anos 70 surgiu o computador
3+3= 6
I I I ≠ I O mesmo objeto passaria a ocupar dois lugares no tempo e espaço, coisa que a porcentagem de solidez da matéria era teoricamente imaterial.
O tempo passa a ser uma noção inexistente para a natureza sob a perspectiva humana, afinal o nosso tempo é contado como uma linha lateral, nem a matemática e a física passaria mais a ser exatas, toda ciência passou a ser reflexiva.
Características do senso comum:
Pertence a todos, a sua origem é de uma fonte difusora (não é localizada a origem):
Ex: Minha vó dizia...
A própria estrutura é simples e comum, não existe formulação de leis para se chegar aos casos (diferente das ciências)
Não precisa do provas, evidências ou justificativas,
É a metódico, não tem métodos para se chegar a um resultado.

2. Conhecimento Científico
Exige a presença de método e prova, funciona pelo meio indutivo, a prova tem que ser científica, não garantindo a verdade definitiva. A verdade nunca é revelada, pois há uma verdade para cada coisa, estimulando a razão por descobrir a verdade. A ciência produz a verdade.
Possui limitações terríveis, onde não prova a existência de Deus, nem desaprova, fala dele através de perspectivas, e se a ciência não aprovar, ela ignora.
Ex: “Deus, se há não importa”

3. Conhecimento Filosófico
Se utiliza de métodos.













4. Conhecimento Teológico
É definido pela fé e pela crença, não pode ser tocado mas existe.
A fé não de visualiza e nunca esta errada,
A teoria criacionista do ponto de vista da ciência não existe.
O véu simboliza a impossibilidade de conhecer directamente as evidências.

5. Conhecimento Empírico
É relativizado aos sentidos.
Sherlock Holmes é um exemplo de homem não empírico, pois só trabalha com fatos.


6. Conhecimento Intuitivo
É aquele em que tudo parece ser tão óbvio que se torna verdade:
Exemplo 1: "tudo o que esta vivo irá morrer”.
Exemplo 2: “o sol nasce todas as amanhãs”
É tudo tão óbvio que não pode ser contestado/negado.

7. Conhecimento Genético

Carrega uma sobra do comportamento genético, sendo que quando ameaçado o comportamento muda.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Resenha Crítica

"Aprenda que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não lhe dá o direito de ser cruel. "
William Shakespeare



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RESENHA CRÍTICA
Indica de onde vem o texto, a escola da qual o autor veio, qual foi sua formação acadêmica.
Separar em parágrafos o fundamental (tirar as idéias chaves) estruturando sob a forma de esquema.









APRESENTAÇÃO






























APRESENTAÇÃO MODELO 1

Nome em ordem alfabética: André - Luis – Maria – Renato.
Título, subtítulo (se houver subtítulo, o título é separado pelo ;
Times new roman, arial ou verdana
Cidade e data (sempre em letra minúscula)


APRESENTAÇÃO MODELO 2
Autoria: as pessoas que compõem o trabalho devem estar um abaixo do outro.
Cidade e data (sempre em letra minúscula)

GUARDA
Título e subtítulo devem estar na mesma posição da capa.

ROSTO MODELO 1
Ambos para os modelos 1 e 2, “é como se fosse um bloquinho de informações.”




ROSTO MODELO 2

Rosto: contém todas as informações da localização do texto
Tipo: é uma espécie de resumo
Natureza: revela a sua função
Disciplina: é o trabalho acadêmico

Opções:
Tudo em folhas separadas: fica a critério a posição da homenagem,
Dedicatória: é um espaço para prestigiar na confecção do trabalho alguém que ajudou no trabalho do texto.
Epigrafe: é um texto sedutor que traz a perspectiva do leitor em sua relação ao texto.
Fantasia: é a mesma coisa, porém sem o uso de texto, só a charge. (ou se usa a epígrafe ou a charge)
Sumário: não usar a palavra “índice”
Colocar maiores divisões de texto
Todo o título aparece em letra maiúscula, com a mesma fonte (arial, times new roman, 12, negrito) com a margem centralizada

Tópicos Secundários:
1. introdução..........................................................................................pág. x
2. capítulo..............................................................................................pág. x
2.1 O Homem.......................................................................................... pág. x
3. Capítulo: 0.2 - A Invenção da Roda............................................................ pág. x
3.1 A Mulher no Mercado
............................................................................ pág. x
3.1.2 A Mulher na Sociedade........................................................................pág. x

As páginas devem ser numeradas, menos a capa e o n° 1 não aparece, pois a marcação começa no sumário.
Esquema: existe somente um, são informações populares básicas por parágrafo, resumido em no mínimo duas linhas.
Resumo: é parte cientifica propriamente dita
Referência: é a ortografia
No final colocar duas folhas em branco.

Natureza do Conhecimento e do Método Cientifico


"A preguiça é a mãe do progresso. Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda."
Mário Quintana.


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OFICINA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Natureza do Conhecimento e do Método Cientifico

Leitura Panorâmica
Traço Distintivo
Evolução Darwin .........Ciências Naturais
Seleção ..Natural Bacon Ciências Sociais
Antropos: relativo ao homem
Morphos: em torno do homem
Mito Adão e Eva – Gênesis: arvore do conhecimento

Existir ..........Haver
Consciência ...Estado


Ontologia: fundamento do conhecimento: o ser em si mesmo

Ontologia
Modo de Leitura
leitura panorâmica, temas de textos, abordagens, reler, porém pausadamente, eliminando os entraves e conduzindo a compreensão. Uma terceira leitura se preocupa com a idéia, identificando a estrutura do texto a partir do levantamento das idéias chaves.
confecção do resumo da produção literária através da capacidade de pensar superando tudo e todos
Haver x Existir
..........Estado x Consciência

Richard RorthyTeoria da Semi-Ótica: “somos incomunicáveis no universo, não sabemos de nada” (teoria mais aceita), homem é quase a obra perfeita.

o conhecimento exige três elementos:
Sujeito: é necessário haver alguém para conhecer, ser inteligente e capaz de conhecer e reconhecer.
Cognocis: conhecimento
Objeto: é aquilo que a consciência se debruça para conhecer, algo capaz de ser conhecido, é a realidade ao signo (imagem), ponto de consciência, é o ponto de ligação entre o sujeito e o objeto, aquilo que esta na ponte entre a realidade e o imaginário, é toda a informação que a mente manda para a mente:

No cérebro ocorrem as informações anteriores, prévias.
Revela o estado emocional.
A informação é determinada como a forma que se conhece hoje.
O objeto fornece a informação.

Charles Sanders Pierce: Ruimentos da Semi-Ótica

Sujeito Objeto Sujeito
Sujeito:
é o elemento mais variável dos ruimentos da semi-ótica .
Objeto: tende a mutabilidade (Heráclito) .
Signo: cria padrões de criação .

A imagem atinge o coração – emoção .
A escrita atinge o cérebro - leitura .
A internet é o tipo de comunicação que pressupõe participação (é como se fosse um prisma).
A testemunha é a prostituta das provas.



Signo
Símbolo: é o signo arbitrário (convencionado), ele se inventa e se compartilha:
Exemplo 1: palavras fazem pensar.



Ícone: é a empatia (demonstra o poder comunicativo) ele sensibiliza e emociona.
Exemplo 1: Guerra do Vietnã.



Índice: indica o objeto, funciona como a possibilidade real mas não traz o objeto, ele aponta onde esta.
Exemplo 2: poeira da arvore, a folha caindo, são signos de constatação iniciais.



Do Processo a Civilização – Sui Generis: ímpar.
o que se produz tem que coincidir com a realidade do objeto, a mente humana é o sujeito passivo com o objeto que se debruça sobre as coisas para poder entendê-la, pois a mente é seletiva, a relação com o conhecimento é única.
Genealogia com o conhecimento: produz conhecimento e nos lega a nossos descendentes em escala geométrica: mística, filosófica e cientifica, a tecnologia nasce da necessidade de tudo isso.











O conhecimento oral é como um telefone sem fio, a cada geração a informação muda.
Místicos: é a oralidade mística, com o advento da escrita o pensamento filosófico passou a ser representado pelo alfabeto: uma nova tecnologia.
Cientistas: eram representados pelo empirismo que se baseava na observação da semântica da natureza de forma cientifica.
Filósofos: os gregos são os responsáveis por idéias como o nacionalismo, era essencialista, feita a partir da essência do ser e representada através das perguntas:
Quem sou eu?
De onde venho?
Para onde vou?



As três formas co-habitam o nosso dia a dia, enquanto que a ciência provoca uma revolução cultural e social ao homem.
Freud sentiu a necessidade de ter que haver leis e lançou o livro: Toten e Tabu para mostrar como o homem chegou ao consenso da ética e da moral.
A escrita nasceu sob a ética de Deus, por isso do motivo das civilizações a igreja controlavar o estado e as leis; a casta sacerdotal detinha o poder político sobre a sociedade.




Pictograma: cada símbolo correspondia a um texto






Ideograma: eram os hieróglifos



Os fenícios desenvolveram o fonema através do alfabeto fenício: alfabeto vocálico
Os gregos desenvolveram o alfabeto vocálico:
Exemplo: cadeira= cdra.
A escolástica cristã oficializou o conhecimento humano
Palimpsesto: era o ato de raspar o pergaminho para se apagar o que já havia sido escrito e escrever um novo texto por causa da escassez de pergaminho
A fenomenologia estuda a maturidade do pensamento filosófico, no séc. XIII e XIV o essencialismo era voltado para a vida intima de JC
A hierarquização dos conhecimentos do homem, as ciências são atividades superiores a ele como a caracterização da natureza e das espécies.











sábado, 14 de agosto de 2010

1968

"A ditadura só conduz ao feio e ao sujo. O brasileiro típico é decente e limpo." Jorge Amado

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* Rebelião estudantil no Brasil e no mundo:
* O Movimento Feminista:
* Movimento Cultural e Musical no Brasil:
* Fortalecimento do Pensamento de Esquerda e Ideário Socialista:

Rebelião estudantil no Brasil e no mundo.
Os estudantes brasileiros das principais capitais nos anos da ditadura militar que havia se instalado no país no meio da década de 60 tinham um pensamento generalizado que era combater o exército e sua truculência, o país passava por uma grave crise interna como, aliás, quase todos os países da América Latina, não sendo exclusividade nossa, e após vários planos fracassados do governo em tentar reerguer o Brasil, a maioria apresentaram falhas e não conseguiram, então os militares acharam que era hora de dar um basta naquela situação e resolveram mostrar sua força (bélica) através de medo, pavor, opressão e posteriormente as torturas e a morte.



O povo brasileiro em especial os estudantes sabiam muito bem como é ser governados a força, afinal somos uma ex colônia e assim como o restante da nação brasileira, a grande maioria, começaram a se rebelar contra esses ditadores e déspotas que haviam tomado o poder do país de forma truculenta não respeitando nossa democracia e a vontade em geral do povo em si; os estudantes das grandes capitais foram as que mais sofreram com esse golpe militar, pois enfrentavam a fúria de um exército ignorante a paus e pedras enquanto elas partiam para cima com armas e todo o aparato militar de guerra, muitas universidades foram invadidas e isso representava um marco nas instituições democráticas de nosso país e foi esse o ponto culminante da luta esses usurpadores do poder.


Todo soldado é treinado para lutar em uma guerra contra um suposto inimigo, mas quando eles lutam contra o próprio povo, a situação toma rumos inimagináveis como o início da tortura aos estudantes capturados e são notórios os casos acontecidos no país; esse movimento estudantil quase ou nada representava para a classe dominadora do país, pois a elite estava lucrando com esse impasse e tinham tudo a perder, pois eram os patrocinadores econômicos dos militares para a luta em se manter no poder, sem falar dos planos obscuros dos americanos em querer terem um quintal armado na América Latina a seu favor, fornecendo armamentos e treinamentos militares aos “milicos tupiniquins”; os estudantes perceberam que era uma guerra contra um Golias armado também tomaram suas providências nom sentido de começarem a se armar e adquirir treinamento de guerrilha, pois era uma guerra civil, e iniciaram seus movimentos com os grandes mentores da época que opunham se contra o imperialismo americano.


A luta de nossos estudantes foi de fundamental importância para se restabelecer nossa democracia e nos conscientizou de que tudo o que é tomado á força do povo não tem fundamento lógico e isso consequentemente será ruim pata todos, tanto que o exemplo de nossos braços guerreiros estudantis se tornariam a inspiração quase vinte anos depois para tirar do poder outro péssimo exemplo de governante na qual pensava estar brincando de governo com nossa nação. Os estudantes no mundo todo são a voz de que alguma coisa esta errada em seu país ao irem para as ruas e fazerem movimentos de protestos, pela paz, contra as injustiças, contra governos tiranos , eles são os termômetros da democracia do povo e quando isso acontece, é sinal de que a nação esta doente necessita de ajuda, porém essa ajuda parte de si mesmo, ele se auto ajuda e foi o que aconteceu no restante do mundo daquele fatídico ano de 68 no resto do mundo.
Muitas eram as causas e mais ainda o desejo de paz, justiça e igualdade, relembrando quase que uma segunda revolução, só que em vez de ser a francesa, essa era mundial:

no México, encontrava-se numa onda de protesto e contracultura em 1968, surgida com a preparação da XIX Olimpíada, estes acontecimentos tiveram grande alcance junto da juventude mexicana de todas as classes e contribuíram para a construção de uma democracia política.


nos EUA os estudantes lutavam pelos mais diversos ideais, os negros lutavam contra o racismo e pelos direitos civis e a segregação racial, os brancos ricos não queriam ir para a guerra do Vietnã, o governo apavorava a nação com a invasão russa e o povo lutava para que seu país voltasse a ter paz, pois os americanos estavam mergulhados em todo tipo de crise possível no contexto da época.

Todas as grandes universidades de prestigio americano estavam envolvidas com os estudantes e suas causas, universidades tradicionais com a UCLA, MICHIGAN, OXFORD, UNY, em Londres os protestos estudantis britânicos na Escola de Economia de Londres os universitários despertaram para a falta de liberdade de expressão e o Apartheid também mobilizou os alunos, a oposição à guerra como a principal força dominante, embora estes movimentos tenham sido menos radicais e violentos que os americanos.


Finalmente na França onde foi o estopim para o famigerado maio de 1968, onde tudo começou e se alastrou mundo afora com a revolta dos estudantes franceses contra a brutalidade da polícia francesa na repressão onde usaram toda sua força para conter os movimentos estudantís, porém o tiro saiu pela culatra, pois o que parecia ser um foco insignificante na universidade de Nanterre, pois os etudantes só reinvidicavam mais liberdade no campus e tomou proporções gigantescas por causa da violência usada pela polícia, com isso eles obtiveram apoio inclusive da classe operária.


Os estudantes franceses lutavam por mais liberdade e uma reforma social, pois o país era considerado muito conservador por estar sob o jugo dos americanos na luta contra o socialismo e eles estavam cansados de tanto moralismo e queriam ter o mesmo padrão “ americam way ”por isso a revolta se generalizou e tomou tais proporções.



O Movimento Feminista.

O movimento feminista também começou quando as mulheres pararam de ficar com os braços cruzados e foram á luta por mais direitos, pois estavam cansadas de ser tratadas como empregadas e ela perceberam que tinham capacidade e em muito para superar o sexo oposto e foi e que fizeram, na América e nos países europeus elas perceberam que não eram mais uma força braçal, pois na época da guerra elas foram muito úteis na fabricação de material bélico, e agora por quer não serviam mais?



As americanas ficaram famosas pelo ato de queimar seus sutiãs e seus sapatos altos, figuras representativas da fragilidade feminina em praça publica como forma de descontentamento pelo tratamento dado á elas e incorporaram sua luta aos outros movimentos da época na qual reividicavam também o direito ao movimento homossexual, e aos direitos humanos, além de querer mais espaço no mercado de trabalho.


Elas só queriam mais dignidade em suas vidas, direitos iguais e menos desigualdade social, sem contar na revolução sexual que estava despertando toda uma geração em meio aos conflitos de uma guerra e isso era sua maneira de se rebelar contra o sistema; cada geração feminina combatia a sua maneira e em cada país isso ocorreu de maneira semelhantes, porém no seu contexto territorial, no Brasil tivemos o exemplo clássico de Leila Diniz na qual pousou de biquíni na praia, sendo considerado um escândalo na época pela sociedade conservadora e moralista e muitos eram os taboos que rodeavam as mulheres brasileiras como preconceitos religiosos, leis ultrapassadas e mentalidade medíocre e hipócrita.



As mulheres começaram fazer o seu modo de viver e suas vidas e isso foi de grande importância para que as demais mulheres no mundo todo aderissem ao movimento por mais liberdade de expressão e direito de serem felizes. Os movimentos feministas chamaram a atenção publica e conseguiram arrastar uma multidão de pessoas a aderirem as suas causas, até mesmo as instituições conhecidas tradicionalmente por serem machistas começaram a mudar o seu ponto de vista, sob o olhar das mulheres com a Universidades de Yale, nas áreas de Medicina, direito e a Suprema Corte Americana permitiram a entrada delas em suas repartições publicas para trabalhar.


As mulheres estavam cansadas de ser tratadas como escravas de dia e a noite era transformada em escrava sexual onde muitas vezes eram obrigadas a fazer sexo com seus maridos de forma violenta e transformado-as em objeto de prazer, outro grande problema enfrentado por elas eram os maridos que haviam voltado da guerra, trazendo consigo seus traumas e o inimigo imaginário para casa junto da família e sociedade, as filhas da geração pós guerra sentiram na pele o desprezo que suas mães sentiam de seus maridos depressivos e psicóticos e foram crescendo com esse repúdio paralelamente á elas, ao se tornarem mulheres descontaram toda fúria que tinham em si por lembrarem do sofrimento que suas mães passaram e se rebelaram deflagrando em uma verdadeira revolução sexual, onde o ponto máximo era o orgasmo, a liberdade de expressão de seus sentimentos, sua espiritualidade, sua inteligência, e o prazer como forma de homenagear aquelas tantas mulheres que sofreram nas mãos dos maridos também vítimas de um inimigo abstrato, além da crucial importância para o movimento foi ganhar forças, e tornaram-se autônomas, pois elas dependiam dos maridos para tudo, principalmente na parte financeira, faltavam-lhes aprimoramento intelectual e profissional, tornando-as completamente dependente deles.


As transformações acompanharam os movimentos e uma das várias vitórias obtidas foi a pílula anticoncepcional, onde as mulheres deixavam de ser objetos de parir e não ter mais gravidezes indesejadas, sem deixar de ser feminina e frágil; com isso foram garantindo espaço nas vagas de trabalho, pois só teriam filhos se desejassem e passariam a ter um controle maior de sua autonomia para trabalhar e evidentemente isso abriu espaço para elas no mercado onde poderiam escolher com quem sair, se gostariam de fazer sexo sem opressão e todos esses tipos de escolha lhes proporcionavam um prazer antes nunca experimentado e isso abriu caminhos para elas, das pedras para os tribunais onde se desvencilharam de seus maridos machistas colocando um basta em seus casamentos sufocantes. Agora além delas gemeram de alegria com o nascimento de seus filhos nascidos da escolha delas, elas também o fariam de prazer, pois este não se conta, se vive.


A situação dos movimentos femininos da mulher no Brasil não foi diferente quando se trata de liberdade, pois o movimento europeu estava associado ás mudanças culturais, as americanas lutavam por ideais políticos e sociais e ás brasileiras lutavam além da ditadura militar, batalhavam por mais liberdade dentro de suas próprias casas, pois sua jornada era de uma super mulher e seu reconhecimento quase que passava despercebido; a jornada da brasileira era árdua, de dia trabalhava em seus empregos e ao chagar em casa, trabalhavam nos afazeres domésticos e na educação dos filhos e depois disso tinham que dar atenção a seus maridos que em muitos casos só atrapalhavam em vez de ajudar.


Essa situação com o passar do tempo foi minando seus pensamentos e culminaram justamente com a tomada do poder pelos militares onde foi importantíssima a força feminina contra a ditadura, elas lutaram tão bravamente quanto aos homens e foram adquirindo espaço com o passar do tempo tornando-se grandes líderes e guerreiras nas lutas armadas, o resultado até hoje é que mesmo em um patamar abaixo do homem, elas estão dispostas a mostrar para que vierem e possuem capacidade o suficiente para reverter essa situação.


Movimento Cultural e Musical no Brasil.
No Brasil quando falamos em movimentos culturais da década de sessenta, logo nos lembramos dos grandes festivais e do movimento da Tropicália exercidos pelos nossos então jovens músicos daquela época, o contexto do país era dos piores possíveis por causa da Ditadura Militar e consequentemente todos ou a maioria dos movimentos culturais eram contra o poder opressor das massas e isto foi muito bem representado principalmente pela MPB; a tropicália foi um movimento cultural brasileiro no final dos anos sessenta que sofreu influências de correntes artísticas da vanguarda e da cultura pop nacional e estrangeira como o pop rock e o concretismo, misturaram-se vários ritmos já conhecidos da cultura brasileira através de inovações estéticas radicais, nas quais tinham objetivos políticos e sociais, mas principalmente comportamentais inspirados na sociedade. Nos anos seguintes o movimento fortaleceu-se pela música e seus principais representantes foram: Caetano Veloso, Torquato Neto, Gilberto Gil, Os Mutantes e Tom Zé nas artes plásticas tivemos Hélio Oiticica, no cinema Gláuber Rocha e o Cinema Novo, e no teatro José Celso Martinez Corrêa.


O que os jovens queriam era sair das amarras do capitalismo que insistia em nos enfiar garganta abaixo seu modo de viver e todo seu lixo consumista, aqui haviam os movimentos de contracultura e ao mesmo tempo, fugiam da bipolarização através de drogas, principalmente a maconha, esse movimento inicia-se em 1967e durou pouco mais de um ano, ele surgiu da vontade de alguns cantores tinham de sair da rotina que estava nossa musica, não desrespeitando os ritmos já existentes, sendo á Bossa Nova e o Samba os mais expressivos, eles queriam mais liberdade de expressão para criar, criticar tudo numa visão mais estética; apesar do sucesso quando foi lançado, ele sofreu resistência por parte dos estudantes brasileiros que consideravam aquilo uma cópia dos movimentos americanos, porém quem não gostou do estilo foram os militares que passaram a ter uma vigilância maior em torno deles.
Com seu estilo inovador procurou tirar toda a musicalidade possível dos instrumentos e estilos o quanto possível, usando novos versos, letras, e todo o pensamento revolucionário mesmo que disfarçado em poesia; era uma forte crítica á sociedade brasileira elitista da época que desprezava e detestava aquele estilo brega e cafona de musica. Esta era uma maneira deles demonstrarem seu repúdio a ferida aberta na sociedade pelo capitalismo e os militares.


Nossos artistas foram influenciados pelos movimentos da década de trinta por movimentos antropofágicos liderados por Mario de Andrade, Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade e Anita Malfatti, onde elas eram apreciadas pelas potências da época, onde depois seriam usadas novamente, como uma salada musical, onde a identidade cultural seria não ter identidade, os antropofágicos estavam interessados na cultura erudita que exportavam, enquanto a tropicália incorporava todo tipo de referencial fosse ele erudito ou popular, junto com todos esses elementos não necessariamente populares, a arte pop seria introduzida no país e começaria a fazer parte de nossa cultura.



Outro movimento que influenciou a tropicália foi o concretismo, ou seja, estava associado à idéia da vanguarda negativista, daí o motivo por tratar a poesia das canções como elemento plástico, criando jogos lingüísticos e brincadeiras com as palavras.
Como o movimento cultural estava surgindo aos poucos era normal ser influenciado pelas bandas internacionais da época mais famosa como os Beatles, Rolling Stones, Led Zeppelin, e muitas outras grandes bandas existentes até hoje.


Fortalecimento do Pensamento de Esquerda e Ideário Socialista:
A situação política mundial e particularmente latina na década de sessenta fora uma das mais turbulentas dessa época, pois quase todos os países que compunham as Américas estavam em conflitos sócio-políticos por causa da bipolaridade que o planeta se encontrava, de um lado os americanos capitalistas e do outro soviéticos socialistas; a principal meta americana era de não deixar o comunismo se alastrar nas Américas e os socialistas por sua vez combateriam esse gigante imperialista a sua maneira convocando todos os paises simpatizantes da esquerda para o seu sistema. Cuba havia sido isolada do continente pelas barreiras americanas e no continente o governo procurou de todas as formas negociarem com os governos latinos para que se tomassem medidas urgentes para não acontecer essa invasão vermelha, negociando com os militares para ficarem de seu lado e em troca, receberiam todo o apoio logístico e financeiro de que seus países precisariam.


A forma, porém de agir do exército foi desumana e covarde, pois tratavam os opositores como inimigos de guerra e muitas mortes começaram ocorrer com cidadãos civis e pessoas inocentes, esses absurdos com o tempo foram aumentando e a população começou se cansar de ficar apanhando e foi literalmente a luta. A partir desse momento instalou-se a luta armada no Brasil ou á força de esquerda para combater os militares; nunca como nessa época os ideais esquerdistas e marxistas estiverem aflorados em uma população revoltada com o sistema político, relembrando a revolução de 1917 onde o povo lutava contra o governo tirano e opressor com pau e pedras literalmente. O movimento foi tomando corpo e força com a adesão de praticamente toda a sociedade baixa e média, desde os estudantes, aos operários e á vários movimentos que eram contra os “milicos no poder” e partiram para a luta corpo a corpo mesmo estando em desvantagem de armamentos, mas isso também passaria a mudar logo, pois com os partidos opositores ao governo sendo caçados como gado no campo, surgiriam vários líderes de esquerda inspirados nos líderes latino Che Gevarra e nos libertadores latinos da coroa espanhola.


No Brasil a forma como os acontecimentos estavam ocorrendo eram de forma violenta causando um grande número de vítimas, mas esses continuavam lutando bravamente contra as forças armadas da maneira que podiam, recebendo treinamento de guerrilheiros cubanos e latinos capacitados em guerrilha urbana em todas as áreas da sociedade e das cidades; os jovens principalmente os estudantes tinham sede de justiça e mais ainda de vingança desses homens que tanto faziam essa geração sofrer.


Como estavam em desvantagens, praticavam seqüestros contra políticos dos outros países em troca de seus companheiros, atacavam os suspeitos de trabalhar para o governo disfarçadas do famoso “x-9” de maneira violenta e retribuíam toda violência recebida, a esquerda brasileira tinha como representantes líderes estudantis, sindicalistas, movimentos agrários mesmo que fracos, mas todos unidos eram fortes para lutar com esse mal escondido atrás das forças que seriam para proteger e não assassinar seu povo.


Muitas pessoas até hoje estão desaparecidas, outras mortas e muitas convivem com os fantasmas do passado até hoje, mas muito também foi aprendido e fica a mensagem de quando queremos podemos mudar e podemos mudar, basta querermos e sonharmos com isso e a realidade mudará com certeza.