A história Presente

A história Presente
História na veia

Seguidores

sábado, 31 de julho de 2010

A Biblia



PARA OUVIR A MUSICA, APERTE O PLAY
....................................................................................
"A maioria das pessoas se preocupam com passagens da Bíblia que não entendem, mas as passagens que me preocupam são as que eu entendo."
Mark Twain

Bíblia da Pastoral

Segue a linha da teoria da libertação, no Vaticano II mudou com a filosofia ritualista e Cristo passou a ser o povo, foi uma mudança radical, pois a linha de pensamento filosófica passou a ser a conceitual; a verdade até então era inatingível e não se apropriava de nada, a bíblia foi tida como uma leitura para auxiliar a história.
Surge a bíblia comunista: comunidade eclesial de base, trabalhava com os pobres, marginais, sendo assim um novo avanço.
A bíblia é para ser vista como uma forma de literatura, pois ela expressa sentimentos, amores, guerras e paz, oferecendo um amplo material para se estudar. A nova bíblia eclesiástica é diferente da tradicional.
Surgia com isso a necessidade da igreja criar uma nova mensagem para os cristãos e assim o fez, criando a encíclica: documento com caráter e status mundial e universal. A igreja pertence ao estado do Vaticano e sob o poder do papa, exerce os mais variados tipos de correntes reacionárias.
1968 → Vaticano II, a missa começa a ser rezada na língua nativa e não mais em latim e de frente para o povo.
Surge finalmente a teologia da libertação:


1° Momento

Adão e Eva
Passado
......
Pecado Original
......
Presente
......
Sítio do Éden → Virtude Cristã
......↓→ é o mito, o pensamento social para justificar a sua origem (cosmologia).
FuturoJuízo FinalUtopia (não lugar)

Libertação: é a infinitação ao nosso semelhante, a virtude de um ideal subversivo.

Santo Agostinho

Agostinho é uma das figuras mais importantes no desenvolvimento do cristianismo no Ocidente, em seus primeiros anos, foi fortemente influenciado pelo maniqueísmo e pelo neoplatonismo, mas depois de sua conversão e batismo (387), desenvolveu a sua própria abordagem sobre filosofia e teologia e uma variedade de métodos e perspectivas diferentes. Ele aprofundou o conceito de pecado original dos padres anteriores e, quando o Império Romano do Ocidente começou a se desintegrar, desenvolveu o conceito de Igreja como a cidade espiritual de Deus, distinta da cidade material do homem; seu pensamento influenciou profundamente a visão do homem medieval. A igreja se identificou com o conceito de "Cidade de Deus" de Agostinho, e também a comunidade que era devota de Deus.

A história seria resultado da divina providência.

Aristóteles trabalhava com o empirismo, seus métodos de pesquisa em relação ao universo contrariavam os princípios.




Galileu acaba com a cultura aristotélica negando a ciência e a fé, defendendo a ordem tradicional da concepção estática: o universo seria imutável e o homem se comportaria de acordo com os astros, por negar esses preceitos, Joana D´Arc foi queimada viva, revelando a que ponto a irracionalidade da fé havia chegado, negando completamente a subjetividade da leitura da bíblia. Quando se esta disposta a acreditar em algo, tudo é valido, inclusive na palavra de Deus.

A vida passa a ser mitológica, pois a morte seria descoberta, tudo isso faz parte do contexto da invenção da mente humana (valor, ética)

Inconsciencia Universal:
Era o pensamento geral onde a maioria das pessoas pensam da mesma maneira, a invenção de Deus ou diabo, sem esses ditames ficaríamos a deriva, pois eles são feitos de preceitos e códigos, onde o primordial é o código da criação divina, isso cria um outro sentimento que antes não existia, a mentira, somos obrigados a mentir por incompetência do Estado ou por incapacidade pessoal:
RELIGIÃO X CIÊNCIAS: a bíblia tinha razão
......................................X
..........................a bíblia não tinha razão

► Nesse contexto Sócrates falava: “ o que é verdade?” = conhecimento imperfeito

..............( ( ( ( ( (verdade= realidade) ) ) ) ) )

► O homem jamais vai alcançar o conhecimento por que ele é imperfeito, não cabendo a ele dominá-lo, afinal tudo não passa de imaginação, o mundo, a realidade, cada um imagina as coisas conforme a sua moral, ética e também a sua mediocridade:


► A história tem que ser reciclada sob o ponto de vista documental, por não ser tão fiél como ela mesma, pois ela é apresentada como uma história documental, é a mais próxima da verdade, porém não é a mais absoluta, onde a ideologia veste uma roupa num corpo que não serve mais. O fato tem que ser investigado por pesquisas, teses, doutorados.

Dicas de livros que falam do assunto proposto:

O Idioma da Mestiçagem – Larissa Viana.
A Utopia Brasileira – Antonio Ribeiro.
Fontes Históricas – Carla Bassaneis Pinsky os historiadores trabalham em cima dos fatos e fontes.

domingo, 25 de julho de 2010

Formação dos Antigos Povos.

Para ouvir a musica, aperte o play.



.....................................................................................................................

"Choramos ao nascer porque chegamos a esse imenso cenário de dementes"

Povos

Egeu ± 1200 a. C
Dica
O povo Egeu vivia nas cercanias do mar e também foi na mitologia grega um Deus, Egeu era filho de Pandion II, pai de Teseu e rei de Atenas.
A primeira civilização a aparecer na Grécia foi a civilização minóica (ou minoana, ou mínia) no Mar Egeu. Essa cultura tomou lugar aproximadamente entre 2600 a.C. e 1450 a.C. Comparativamente a períodos mais recentes da história grega, pouco se sabe a respeito dos minoanos, de quem até mesmo o nome é um termo moderno, provindo de Minos, lendário rei de Creta. Aparentemente eram um povo pré-Indo-Europeu; sua língua, conhecida como Eteocretense e desprovida de relação com o idioma grego, é provavelmente o que se vê no sistema de escrita denominado Linear A, encontrado na ilha, mas que ainda não se conseguiu decifrar.
....................Os minóicos eram um povo principalmente mercante, engajados no comércio marítimo, isto é, eram de cultura talassocrática, características da vida religiosa minóica incluem principalmente o simbolismo, a ausência de templos e a proeminência de divindades femininas; apesar das causas da queda desse povo serem incertas, é sabido que terminaram por serem invadidos pelos micênicos, um povo da Grécia continental.


Helenos (gregos) ± 1450 a. C
Dica
Inicialmente os helenos eram chamados de gregos, nome pelo qual os romanos designavam esses helenos, habitantes da Hélade que ficou posteriormene conhecida como Grécia, a Hélade tinha várias pólis (cidades - estados) independentes; cada um tinha suas leis, mas todos apresentavam as mesmas tradições culturais. Podiam estar sempre em guerra, mas quando se organizavam para os jogos olímpicos,o comportamento geralmente era fraterno.


Indo-europeu
Dica
Viviam principalmente na Europa central e oriental, a partir do começo do século VI eles se dispersaram para habitar a maior parte da Europa central e oriental e os Bálcãs. Muitos se estabeleceram depois na Sibéria e na Ásia Central ou emigraram para outras partes do mundo; mais da metade do território europeu é habitado por comunidades eslavo-falantes.


Romanos ± 750 a. C
Dica
O Império Romano foi a fase da história da Roma Antiga caracterizada por uma forma autocrática de governo, o Império Romano sucedeu a República Romana que durou quase 500 anos (509 a.C. – 27 a.C.) e tinha sido enfraquecida pelo conflito entre Caio Mário e Sulla e pela guerra civil de Júlio César contra Pompeu.
Muitas datas são comumente propostas para marcar a transição da República ao Império, incluindo a data da indicação de Júlio César como ditador perpétuo (44 a.C.), a vitória de seu herdeiro Otaviano na Batalha de Áccio (2 de setembro de 31 a.C.), ou a data em que o senado romano outorgou a Otaviano o título honorífico Augusto (16 de janeiro de 27 a.C.).
....................Também a data do fim do Império Romano é atribuída por alguns ao ano 395, com a morte de Teodósio I, após a qual o império foi dividido em partes ocidentais e partes orientais, a parte ocidental terminou por convenção em 476, o Império Romano do Oriente perdurou até a queda de Constantinopla pelos turcos otomanos em 1453. O Império Romano tornou-se designação utilizada por convenção para se referir ao Estado romano nos séculos que se seguiram à reorganização política efetuada pelo primeiro imperador César Augusto; embora Roma possuísse colónias e províncias antes desta data, o estado pré-Augusto é conhecido como República Romana.











Os indús e os chineses são civilizações ininterruptas até hoje.
Ano Domni: houve a expansão européia e o expansionismo
1ª Forma de Elemento: trabalha a inteligência
2ª Forma de Elemento: trabalha o governo
3ª Forma de Elemento: trabalha a moralidade
A Religião originou-se do mito, elemento primordial as crenças de um povo. Todas as culturas se questionam sobre o significado da bíblia, afinal o pensamento sagrado é laico.
Questão aristotélica: a causa divina, o princípio motor, o trabalho encima da questão da fé.


CIVILIZAÇÃO JUDÁICA

Descendeu diretamente de Abraão, considerado o gestor das três correntes pentecostais, além de ser um símbolo de patriarca.
A bíblia é um livro mágico e nele encontramos romance, guerras, brutalidades, histerias, esperanças, poemas, amor, generosidade. É uma literatura fantástica, porém não se pode crer em tudo o que esta escrito nela. É um dos mais importantes documentos históricos utilizado pelos historiadores.

A CIDADE DAS TRÊS RELIGIÕES - Jerusalém.

Cristãos Pentecostais
Judeusjudaísmo: Muro das Lamentações
Árabes islamismo: Cúpula Dourada (anjo falou com Maomé)
É o espaço mágico mais importante do planeta.



José era sábio, bonito, inteligente e sabia interpretar os sonhos. Ele é considerado o primeiro homem a fazer a Reforma Agrária pela socialização das riquezas do faraó contra a fome, pois ao terminar os alimentos e o dinheiro, começou a ser utilizado as riquezas e bens do faraó.

O sonho é a representação da realidade.



► A bíblia da Pastoral foi criada no Concílio Vaticano II em 1968 e sua proposta era renovar o Vaticano contra a posição do Vaticano tradicional.
Teologia da Salvação: foi baseada na trilogia de S. Agostinho: Adão, Eva e a maçã → tudo leva as atitudes cristãs para o preparo do cristão perante o juízo final, tudo muda, mas não de forma absoluta. Existem duas vertentes sobre a criação da história do mundo:


A criação pela matéria: negação do espírito, o realismo.
Big Bang é a teoria científica que defende o surgimento do universo a partir de um estado extremamente denso e quente há cerca de 13,7 bilhões de anos, ela baseia-se em diversas observações que indicam que o universo está em expansão baseado na teoria da Relatividade Geral, dentre as quais a mais tradicional e importante é a relação entre os redshifts e distâncias de objetos longínquos, conhecida como Lei de Hubble, e na aplicação do princípio cosmológico. Em um sentido mais estrito, o termo "Big Bang" designa a fase densa e quente pela qual passou o universo, essa fase marcante do início da expansão foi comparada a uma explosão.


A criação do divino, vai além da matéria, é a cristandade, a mitologia.
No início, Deus criou o céu e a terra.
Ao Primeiro dia, separou as luzes das trevas.
Ao Segundo dia, criou o firmamento dando-lhe o nome de céu.
Ao Terceiro dia, fez a terra germinar e criou as plantas e os seus frutos.
Ao Quarto dia, colocou no céu o sol, a lua e as estrelas.
Ao Quinto dia, povoou as águas de peixes e os céus de pássaros.
Ao Sexto dia, povoou a terra de animais de todas as espécies e criou o homem à sua imagem e semelhança.
Ao Sétimo dia, descansou.
Reza a Bíblia, que assim surge o Universo, pela mão de Deus.


A filosofia existe para ser questionada, afinal cada momento de nossa vida é ponderável e único, vivemos numa sociedade constante de “inconstância” a respeito das coisas ao nosso redor, pois “tudo o que é sólido se desmancha no ar”.
O homem não aprende nada com a história, pois se aprendesse, não faria todas as guerras: Iraque X EUA X Afeganistão X URSS X Alemanha X França X Inglaterra, vivemos numa época do militarismo, e esse pensamento de quartel é diferente, pois predomina o confronto. Segundo Tobias Barreto, o direito internacional fala pela boca do canhão.

CIVILIZAÇÃO PERSA


Os persas contribuíram para o mundo com a dualidade, as indagações, foi o primeiro povo a marcar seus territórios, alem de serem os precursores do monoteísmo, da idéia entre o bem e o mal, idéia usada pelo cristianismo através de S. Agostinho, onde construiu a filosofia em que dizia que tudo o que temos que temer a Deus e evitar o mal, através da percepção católica marcante.


CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA

Junto com a civilização mesopotâmica, foi a que mais transmitiu conhecimento nas matemáticas, e seu papel nas representações em física, e no ideário do mundo abstrato, é considerada como uma das primeiras grandes civilizações da Humanidade e manteve durante a sua existência uma continuidade nas suas formas políticas, artísticas, literárias e religiosas, explicável em parte devido aos condicionalismos geográficos, embora as influências culturais e contatos com os estrangeiros tenham sido também uma realidade.


O LIVRO DOS MORTOS - E. A. Wallis Budge

Fala da cultura, de documentos (até mais que os gregos), os egípcios deixam uma herança cultural enorme para a humanidade: vestuários, alimentação, as leis. A arte egípcia era usada como forma de comunicação.


Vale dos Reis Vale das Rainhas: O Vale dos Reis, ou Wadi el-Muluk é um grande vale montanhoso no Egito onde, por um período de aproximadamente 500 anos foram construídos tumbas para os Faraós e nobres importantes do Antigo Egito (entre a XVIII e a XX dinastias).

Necrópole a necrópole possuía 10.000 sarcófagos, todos com inscrições em hieróglifos e suas devidas leituras.

► O Mundo bíblico dos patriarcas ao êxodo: 2000 – 1200 a. C
► O império babilônico: 612 – 538 a. C
► O império assírio: 826 – 612 a. C

A Suméria é considerada a civilização mais antiga da humanidade, localizava-se na parte sul da Mesopotâmia (apesar disto os proto-sumérios surgiram no Norte da Mesopotamia, no atual Curdistão, tal como não eram originalmente semitas, mas sim invadidos por eles via sul proto-árabe), apropriadamente posicionada em terrenos conhecidos por sua fertilidade, entre os rios Tigre e Eufrates.


Movimento do Crescente Fértil (patriarca do Nilo): O Crescente Fértil é uma região do Oriente Médio compreendendo os atuais Israel, Cisjordânia e Líbano bem como partes da Jordânia, da Síria, do Iraque, do Egito e do sudeste da Turquia, o formato dessa região faz referência ao fato de o arco formado pelas diferentes zonas assemelhar-se a uma Lua crescente.


Região de Canaã -onde o patriarca Abraão teria escutado a voz de Deus, e o povo hebreu seria o povo escolhido, corresponde a atual area do Estado de Israel, Cisjordânia, Jordânia ocidental, sul da Síria e sul do Líbano.



CIVILIZAÇÃO ASSÍRIA

► Abrangia a Babilônia (sul do atual Iraque) e a cidade mais importante da época foi Ur, na Caldéia, este povo era muito citado no livro bíblico Deuteronômio – livro da lei judaica, o quinto livro do Pentateuco:

Pentateuco Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronómio
Livros Históricos Josué, Juízes, Rute, I Samuel, II Samuel, I Reis, II Reis, I Crônicas, II Crônicas, Esdras, Neemias, Tobias, Judite, Ester, I Macabeus, II Macabeus.

Livros Poéticos e Sapienciais Jó (ou Job), Salmos, Provérbios, Eclesiastes (Coélet,) Cânticos dos Cânticos, Sabedoria, Eclesiástico (Sirácida).

Livros Proféticos Isaías, Jeremias, Lamentações, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Obadias (ou Abdias), Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque (ou Habacuc), Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias.

A bíblia busca o poder, revoltas (macabeus) e avança no pensamento dos direitos sociais, sua leitura é feita de forma mágica e política. A bíblia católica vinha da tradução grega e se baseava na cultura helênica, projeto grego que misturava vÁrias partes e localidades do mundo antigo. A força da resistência era justamente esse sentimento religioso que os unia.












terça-feira, 6 de julho de 2010

História Antiga

Para ouvir a música, aperte o play.




"Uma grande civilização não é conquistada de fora até que tenha destruído a sí mesma por dentro."
Will Durant






A História do mundo é a História da produção, a guerra é um fator dessa produção. O esquema do desenho abaixo, em suma, mostra exatamente a compreensão da história associada a dominação e a guerra.






A História Antiga é um domínio de estudos que se estende desde o aparecimento da escrita cuneiforme, cerca de 4.000 a.C. até a tomada do Império Romano do Ocidente pelos povos bárbaros em 476 d.C.


A história do Ocidente pode ser compreendida inicialmente da seguinte forma:

Pré-História
Idade da Pedra: Paleolitico, Mesolítico e Neolitico.
Idade dos Metais: Idade do Cobre, Idade do Bronze e Idade do Ferro.



Dica: Pré História
Pré-história corresponde ao período da história que antecede a invenção da escrita, evento que marca o começo dos tempos históricos registrados, também pode ser contextualizada para um determinado povo ou nação como o período da história desse povo ou nação sobre o qual não haja documentos escritos. A transição para a "história propriamente dita" se dá por um período chamado proto-história, que é descrito em documentos, mas ou são documentos ligeiramente posteriores ou documentos externos; o termo pré-história mostra, portanto, a importância da escrita para a civilização ocidental.
Uma vez que não há documentos deste momento da evolução humana, seu estudo depende do trabalho de arqueólogos ou antropólogos, como por vezes de outros cientistas, que analisam restos humanos e utensílios preservados para determinar o que acontecia na época desses acontecimentos e fatos.


Idade Antiga
Antiguidade Oriental
Antiguidade Clássica
Antiguidade Tardia




Dicas: Idade Antiga

Foi o período que se estendeu desde a invenção da escrita (4000 a.C. a 3500 a.C.) até a queda do Império Romano do Ocidente (476 d.C.) e início da Idade Média (século V); neste período temporal verificamos que as chamadas civilizações antigas, que conhecem a escrita, coexistem com outras civilizações, escrevendo sobre elas (Proto-História). Diversos povos se desenvolveram na Idade Antiga, as civilizações de regadio - ou civilizações hidráulicas - (Egito, Mesopotâmia, China), as civilizações clássicas (Grécia e Roma), os Persas (primeiros a constituir um grande império), os Hebreus (primeira civilização monoteísta), os Fenícios (senhores do mar e do comércio), além dos Celtas, Etruscos, Eslavos, dos povos germanos (visigodos, ostrogodos, anglos, saxões, etc) e outros.
...........A Antiguidade foi uma era importantíssima, pois nessa época tivemos a formação de Estados organizados com certo grau de nacionalidade, territórios e organização mais complexas que as cidades que encontramos antes desse período da história; algumas religiões que ainda existem no mundo moderno tiveram origem nessa época, entre elas o cristianismo, o budismo, confucionismo e judaísmo. O próprio estudo da história começou nesse período com Heródoto e Tucídides, gregos que começaram a questionar o mito, a lenda e a ficção do fato histórico.


Idade Média
Alta Idade Média
Baixa Idade Média:
Idade Média Plena e Idade Média Tardia.



Dicas: Idade Média

Marcada por uma série de considerações preconceituosas, a Idade Média compreende o período que parte da queda do Império Romano, até o surgimento do movimento renascentista. Longe de ser a chamada “idade das trevas”, esse período histórico possui uma diversidade que não se encerra no predomínio das concepções religiosas em detrimento da busca pelo conhecimento. É durante o período medieval que se estabelece a complexa fusão de valores culturais romanos e germânicos. Ao mesmo tempo, é nesse período que vemos a formação do Império Bizantino, da expansão dos árabes e o surgimento das primeiras universidades.


Século XV
Idade Moderna: Século XVI e Século XVII




Dicas: Idade Moderna
A transição do feudalismo para o capitalismo, ou seja, da Idade Média para a Moderna está relacionada com alguns acontecimentos que ocorreram na Europa a partir do século XIV: Peste Negra (ou Peste Bubônica) que matou 1/3 da população européia , crise da produção de alimentos consequência da morte de parte da população e a Guerra dos Cem anos entre Inglaterra e França.
.............As principais transformações estão relacionadas com o fortalecimento do comércio, consequência das cruzadas, o renascimento comercial e urbano e o surgimento da burguesia no período de declínio dos nobres que perderam suas terras (feudos) para o Rei absolutista. É o período compreendido entre os anos de 1453 (queda de Constantinopla) e 1789 (Revolução Francesa).; nesse período aconteceram transformações sócio-políticas e econômicas que mudaram o curso da história. Os três movimentos que marcaram o início da Idade Moderna foram: Renascimento Cultural, Reforma religiosa e os Descobrimentos marítimos .
............As quatro principais características da Idade Moderna são: Capitalismo comercial, descoberta e conquista de novos territórios, a submissão das Américas ao imperialismo europeu e a formação dos Estados nacionais unificados sob o poder do rei absolutista. A Igreja Católica, a instituição mais poderosa da Idade Média perdeu seu poder e suas idéias e dogmas passaram a ser contestados; a classe principal foi a burguesia, que não tinha terras, mas se enriqueceu e queria deixar de ser visto como pobre, almejando mudanças sociais; a classe principal era a nobreza, que possuía terras (feudos) e, apoiada pela Igreja, não aceitava mudanças sociais


Século XVIII

Idade Contemporânea: Século XIX e Século XX.


Dica: Século XVIII
A idade contemporânea é o período específico atual da história do mundo ocidental, iniciado a partir da Revolução Francesa em 1789 d.C; o seu início foi bastante marcado pela corrente filosófica iluminista, que elevava a importância da razão. Havia um sentimento de que as ciências iriam sempre descobrindo novas soluções para os problemas humanos e que a civilização humana progredia a cada ano com os novos conhecimentos adquiridos. Com o evento das duas grandes guerras mundiais o ceticismo imperou no mundo, com a percepção que nações consideradas tão avançadas e instruídas eram capazes de cometer atrocidades dignas de bárbaros; decorre então o conceito de que a classificação de nações mais desenvolvidas e nações menos desenvolvidas tem limitações de aplicação.

.................Atualmente está havendo uma especulação a respeito de quando essa era irá acabar, e, por tabela, a respeito da eficiência atual do modelo europeu da divisão histórica. Foi um período que compreendeu o espaço de tempo que vai da revolução francesa aos nossos dias. A idade contemporânea está marcada de maneira geral, pelo desenvolvimento e consolidação do regime capitalista no ocidente e, consequentemente pelas disputas das grandes potências europeias por territórios, matérias-primas e mercados consumidores.



Século XXI
Periodo compreendido entre 1 de janeiro de 2001 á 31 de dezembro de 2100.






Dica: Século XXI
O século XX foi o período que se notabilizou pelos inúmeros avanços tecnológicos, conquistas da civilização e reviravoltas em relação ao poder; no entanto, esses anos podem ser descritos como a "época dos grandes massacres", já que nunca se matou tanto como nos conflitos ocorridos no período. Em muitos países da Europa e da Ásia, este século foi largamente apelidado de "Século Sangrento". Pose-se considerar de maneira figurada como o século da eclosão entre a Primeira Guerra Mundial em 1914, e o colapso da URSS, em 1991. O período é também chamado de a Era dos Extremos.



INFRAESTRUTURA: é um modo de produção mundo material.


MEIOS DE PRODUÇÃO
1° Elementos Materiais: água, sol, terra.
2° Força Tração Animal: carro de boi, trenó.
Homens

SUPERESTRUTURAS

É um modo de produção do mundo simbólico , do mundo das idéias e do pensamento social.
ESTADO é constituído pelo direito =
..............................................JURÍDICO POLÍTICO
DIREITO
é constituído pelas leis ..=
FILOSOFIA é a área do pensamento social (elementos do mundo simbólico)
RELIGIÃO são os elementos da metafísicos, é a busca de enigmas para responder seus anseios (valores ético-morais)
CIÊNCIA não esta acima do bem e do mal, apenas constrói respostas as pseudo-verdades: ciências humanas x ciências exatas.
ARTES representam as manifestações dos seres hum
anos

IDEOLOGIA VISÃO DE MUNDO


REVOLUÇÃO ESTRUTURAL DO NEOLÍTICO
1. Quadros Materiais:
Organização de Produção Principal
Prática da agricultura
Criação de animais
Formação de aldeias permanentes (sedentarização)
Meios de produção
Meios de armazenamento
Invenção da cerâmica
Desenvolvimento do artesanato
Difusão das técnicas do bronze: Idade do Bronze
Crescente industrialização produtiva

2. Quadros Mentais – Simbólicos: Escrita
Acumulação do Conhecimento
Experiência produtiva e linguagem
Formação de termos abstratos: amor, estado, matemática.
Conhecimento de hábitos dos animais
Tempo de semeadura
Propriedades das plantas
Formação do clero (sacerdotes)
Emblema da maternidade (mulher)
Poder teocrático nas sociedades urbanas
Gênese do Estado (direito)

3. Categoria Dinâmica da Evolução
Estrutura Social
Sistema Clânico: formadores das primeiras famílias
Relação de parentesco: famílias poderosas
Pequenas comunidades familiares
Comunidades aldeãs


Estrutura Fundiária
Sistema Comunal em Transição (interesse de todos), surgem as propriedades privadas coletivas.

4. Sistema Comunal em Transição

5. Formação e Apropriação do Excedente
Gênese do Estado

6. Redefinição da Organização Social do Poder
Poder nas mãos de poucas pessoas
Mudanças para a modernização da sociedade:

No oriente existia o soberano e o súdito.
O ocidente existia o governo e cidadão → REPÚBLICA.
Isso permitiu que saíssem do isolamento e iniciassem a comunicação, iniciando as idéias, as artes e o espírito de coletivismo.
No continente africano essa exploração foi responsável pela destruição do continente.
As riquezas em todos os sentidos foram transformadas pelo homem e a maior delas é a riqueza natural.
Os povos foram superiores ao criar e adquirir novas aquisições, onde alguns avançavam no processo civilizatório e alguns regrediam e eram dizimados.
O ser cosmopolitano era aquele que se abria para o mundo, isso começou acontecer quando a água começou a ser trabalhada.
O Sudão é a parte negra do Egito, e teve sua importância histórica na formação do povo egípcio, eles apresentavam traços asiáticos; a dinastia faraônica durou 30 séculos e grande parte dos territórios eram hostis.
O delta do Nilo fica no Mediterrâneo e é conhecido como a “dádiva do Nilo”, ocorria o fluxo e afluxo das águas, dando vida a cultura agrícola nas regiões perto dos rios, 3 meses eram de fertilidade absoluta, onde plantava-se de tudo, desde hortaliças, trigo, arroz e também papirus nas áreas inundadas. Por onde o rio passava se formava um cinturão verde.
No decorrer do rio existiam duas dinastias que controlavam o rio, com isso houve a necessidade de juntar as coroas para dar continuidade a vida do Nilo, a cor das coroas eram branca e vermelha.

A arquitetura faraônica foi a mais impressionante que existiu até hoje.
Outras grandes civilizações só sobreviveram graças as águas que banhavam suas margens, dentre elas se destacavam a: Mesopotâmia, a Ásia
A Mesopotâmia era uma sociedade, porém o Estado se fazia presente mesmo sendo indesejado era necessária sua presença para manter a ordem.
O socialismo utópico e subjetivo
A república foi criada para dizer que o cidadão poderia exercer seus direitos
Iraque (Mesopotâmia)→ Tigre e Eufrates
Egito→ Nilo
Índia→ Indo e Ganges
China→ Amarelo

Dicas de livros para ler a respeito desses assuntos:

As Primeiras Civilizações - PIERRE LÈVÊQUE
Processo Civilizatório - DARCY RIBEIRO
História Econômica - FRANCISCO MAGALHÃES
Humanidade e Lutas Sociais - OTTO ALCIDES
História das Técnicas das Invenções - PIERRE ROUSSEAU
Evolução Cultural do Homem - GORDON CHIELD
A Cidade na História - LEWIS MONTFORD
A Mulher no Terceiro Milênio - ROSE MARIA MURANO