A história Presente

A história Presente
História na veia

Seguidores

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Revolução Russa.


Para ouvir a musica, aperte o play.













" As idéias são muito mais poderosas do que as armas. Nós não permitimos que nossos inimigos tenham armas,porque deveríamos permitir que tenham idéias?"
Joseph Stalin


Revolução Russa

A Rússia Pré-Revolucionária
Social
Política
Econômica
Cultural
Oposição ao Czarismo
Bolchevique - Lênin
Mencheviques - Martov
A Rússia na 1ª Guerra Mundial
A Revolução de Fevereiro de 1917
A Revolução de Outubro de 1917

A Rússia era um país feudal e o poder era descentralizado.

Estado: Clero Ortodoxo e Sociedade Estamental .
Estado: Nobreza Czarista – era uma espécie de absolutismo .
.Estado: Proletariados - era composta por operários, camponeses e soldados.

Dica:como vivia a Rússia pré-revolucionária?
1) a Revolução de 1905, chamada de "Ensaio Geral";
2) a Revolução de Março de 1917, que derrubou a Monarquia;
...........3) a Revolução de Novembro de 1917, que levou ao poder os Bolchevistas.


......................................................... x ..............................................................

Social: a maioria dos países da Europa estavam consolidando a burguesia como classe social, enquanto na Rússia a sociedade era estamental.
Dica: o que era a sociedade estamental russa?
Nas primeiras décadas do século XX, os governos da maioria dos países europeus adotavam regimes políticos liberais. O Império Russo, no entanto, ainda era governado por uma monarquia absolutista, sob o comando de um czar. A economia do país era predominantemente rural, 80% de sua economia estava concentrada no campo, com ênfase na produção de trigo. Os trabalhadores rurais viviam em extrema miséria e pobreza, pagando altos impostos para manter a base do sistema czar. O czar governava a Rússia de forma absolutista, ou seja, concentrava poderes em suas mãos não abrindo espaço para a democracia.
......................................................... x ..............................................................

Política: a maioria dos países europeus tinham como forma de governo as monarquias constitucionais e as republicas russas tinham como forma de governo o czarismo.
Dica: o que era o czarismo?
O Czarismo foi a forma de governo que imperou na Rússia por muito tempo, os Czares eram mais ou menos como reis ou imperadores,com todas as prerrogativas que lhes cabiam,mandando e desmandando a bel prazer; porém, houve Czares que se destacaram,especialmente Pedro O Grande, responsável por mudanças,modernizações e melhoria da qualidade de vida dos russos,que em sua maioria,eram camponeses sem nenhuma tecnologia conhecida do mundo a época. O último Czar e sua esposa, Nicolas e Alexsandra também se tornaram imortais,devido à forma brusca como foram destituídos do poder e fuzilados cruelmente junto com seus filhos,todos crianças, pela Revolução Bolchevista, gerando a lenda de que sua filha Anastácia não teria morrido naquele episódio e teria passado o resto de seus dias perambulando como mendiga pelas ruas de Moscou.
......................................................... x ..............................................................

Economia: a maioria dos países europeus estavam consolidando a 2ª Revolução Industrial enquanto que na Rússia a principal atividade econômica era a agricultura.
Dica: como funcionava a economia russa nas suas várias crises civís?
A Guerra Mundial de 1914-1918 diminuiu o potencial da economia da Rússia até o mais baixo nível, exaurindo os recursos materiais e financeiros do país. Em Outubro de 1917 os "bolcheviques" (representantes da maioria) do Partido Social-Democrático de Trabalhadores da Rússia chefiados por Vladimir Lenin conduziram a Rússia à Grande Revolução Socialista; o objetivo da revolução era a eliminação da injustiça social e a criação de uma sociedade que deveria evoluir para comunismo.
Juntamente com vários países vizinhos a Rússia formou, em dezembro de 1922, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, durante os 31 anos seguintes o país foi governado pela elite do partido de "bolcheviques" encabeçada por Joseph Stalin. Stalin com a elite bolchevique impôs o totalitarismo, usurpando todo o poder na URSS, esse totalitarismo vitimou milhões de pessoas inocentes e dizimou-as em campos de trabalho e morte; a maioria dos dirigentes do Exército Vermelho, das Forças Armadas soviéticas, foram submetidos a repressões, o que feriu gravemente o potencial defensivo do país. Apesar do terror político e da arbitrariedade, a industria estava se modernizando rapidamente, aumentando o potencial bélico e o peso do país nos processos decisórios internacionais.
......................................................... x ..............................................................

Cultural: a Rússia adotava o calendário Juliano enquanto que na Europa era o calendário gregoriano provocando um atraso de 13 dias.
Dica: o que foi o Calendário Juliano?
O calendário juliano foi implantado pelo líder romano Júlio César, em 46 a.C., como uma importante e substancial alteração no calendário romano, foi modificado ainda mais em 8 d.C., pelo imperador Augusto, e os nomes dos meses sofreram ainda várias mudanças ao longo do Império Romano. O calendário juliano acabou sofrendo sua última modificação em 1582, pelo Papa Gregório XIII, dando origem ao calendário gregoriano que foi adotado progressivamente por diversos países, e hoje é utilizado pela maioria dos países ocidentais.
O calendário juliano, com as modificações feitas por Augusto, continua sendo utilizado pelos cristãos ortodoxos em vários países. Nele, os anos bissextos ocorrem sempre de quatro em quatro anos, enquanto no calendário gregoriano não são bissextos os anos seculares exceto os múltiplos de 400, o que hoje acumula uma diferença para o calendário gregoriano de 13 dias.

......................................................... x ..............................................................

Oposição ao Czarismo

Bolcheviques: eram considerados a maioria, liderados por Lênin, pretendiam a implantação definitiva do socialismo na Rússia através de reformas radicais com o apoio do proletariado.
Dica: o que significa a palava Bolchevique?
Significa "majoritário", dessa forma eram chamados os integrantes da facção do Partido Operário Social-Democrata Russo liderada por Vladimir Lenin, os bolcheviques defendiam uma mudança radical de política para seu povo, defendendo uma revolução socialista armada, caso necessário. Os bolcheviques terem chegado ao poder durante a Revolução Russa de 1917, eles mudaram o seu nome para o Partido Comunista de Toda a Rússia e em 1918 e passaram a ser conhecidos apenas como Partido Comunista da União Soviética, somente depois de 1952 o partido removeria formalmente a palavra Bolchevique do seu nome.
......................................................... x ..............................................................

Mencheviques: eram considerados a minoria e liderados por Mortov, desejavam a implantação definitiva do capitalismo na Rússia através de reformas lentas e graduais com o apoio também do proletariado.
Dica: o que signifiva a palavara menchevique?
Significa "minoritário", os quais se opuseram a Lenin quando este propôs que o partido deveria constituir-se de uma elite revolucionária profissional, que se dedicasse exclusivamente ao ativismo político, e que seria sustentada por apoiadores e simpatizantes não-membros do partido. Curiosamente, os Mencheviques obtiveram o apoio da maioria dos delegados ao congresso, que se juntaram àquela facção, enquanto que a maior parte do comitê central, que era a instância máxima de decisão do partido, optou por apoiar as ideias de Lenin.
................Os mencheviques defendiam uma revolução moderada, permitindo primeiro a democracia e só depois o socialismo. Curiosamente, os Mencheviques tiveram por muito tempo mais apoio popular do que os Bolcheviques. O Governo Provisório Russo foi majoritariamente Menchevique, e mesmo após sua deposição, os bolcheviques tiveram que recorrer a uma luta política intensa contra seus simpatizantes, tanto na guerra civil quanto por cerca de 1 ano depois.
......................................................... x ..............................................................

Revolução de 1905: era uma revolução liberal, democrática e burguesa:
Durma legislativa
Soviets
A Rússia defrontou com o Japão no oriente pelas regiões da Coréia, Manchúria e Sacalina enfraquecendo o poder do Czar que sofreu uma Revolução liberal, democrática e burguesa. Em 1907 com a derrota para o Japão, os exércitos russos retornaram e os empresários convencidos pelos EUA, Inglaterra, França e Alemanha fizeram com que o Czar sufocasse o movimento prendendo e exilando os principais lideres do Partido Bolchevique.
Dica: a Revolução Russa de 1905:
A Revolução Russa de 1905 foi um movimento espontâneo, antigovernamental, que se espalhou por todo o Império Russo, aparentemente sem liderança, direção, controle ou objetivos muito precisos. Foi considerada como o marco inicial das mudanças sociais que culminaram com a Revolução de 1917.
.............Os trabalhadores rurais viviam em extrema miséria e pobreza, pagando altos impostos para manter a base do sistema czarista de Nicolau II, o czar governava a Rússia de forma absolutista, ou seja, concentrava poderes em suas mãos não abrindo espaço para a democracia, mesmo os trabalhadores urbanos, que desfrutavam os poucos empregos da fraca indústria russa, viviam descontentes com os governo do czar.
...........No ano de 1905, Nicolau II mostra seu poder de forma violenta e repressiva na sua maneira de governar. No conhecido Domingo Sangrento, mandou seu exército fuzilar milhares de manifestantes, marinheiros do encouraçado Potenkim também foram reprimidos pelo czar. Começava então a formação dos sovietes (organização de trabalhadores russos) sob a liderança de Lênin, os bolcheviques começavam a preparar a revolução socialista na Rússia e a queda da monarquia.
......................................................... x ..............................................................

A Rússia na Primeira Guerra: a primeira grande guerra foi extremamente desgastante para a Rússia, provocando o aumento da media inflacionaria, desempregos, recessão, fazendo surgir o lema da revolução onde o soldado cansado da guerra queria a paz, o camponês desejaria plantar a terra e o operário queria acabar com a fome pelo pão.
Dica: os russos vão a guerra.
A Primeira Guerra Mundial foi um conflito mundial ocorrido entre 28 de Julho de 1914 e 11 de Novembro de 1918; em 1917, a Rússia abandonou a guerra em razão do início da Revolução, no mesmo ano, os EUA, que até então só participavam na guerra como fornecedores, ao ver os seus investimentos em perigo, entram militarmente no conflito, mudando totalmente o destino da guerra e garantindo a vitória da Tríplice Entente.
..............O fracasso da Rússia na guerra acabou contribuindo para a queda do sistema czariano, servindo de catalisador para a Revolução Russa que inspirou outras em países tão diferentes como China e Cuba, e que serviu também, após a Segunda Guerra Mundial, como base para a Guerra Fria. Faltava alimentos na Rússia czarista, empregos para os trabalhadores, salários dignos e democracia, mesmo assim, Nicolau II jogou a Rússia numa guerra mundial; os gastos com a guerra e os prejuízos fizeram aumentar ainda mais a insatisfação popular com o czar.

O mapa com a realidade da Rússia no contexto bélico da guerra pode ser visualizado na página ao lado.

......................................................... x ..............................................................


Dica: Como entender as Revoluções em suas duas fases distintas:

A Revolução de Fevereiro de 1917 (março de 1917, pelo calendário ocidental), que derrubou a autocracia do Czar Nicolau II da Rússia, o último Czar a governar, e procurou estabelecer em seu lugar uma república de cunho liberal.
A Revolução de Outubro (novembro de 1917, pelo calendário ocidental), na qual o Partido Bolchevique, liderado por Bu Abuláh , derrubou o governo provisório e impôs o governo socialista soviético.

............................. x ......................... x .......................... x .............................


A Revolução de Fevereiro de 1917: foi um movimento liderado pelos mencheviques que derrubaram o czarismo, os sucessos obtidos com as campanhas dos príncipes Luov e Kerensky na guerra fez com que insistissem em manter a Rússia no contexto da guerra provocando o retorno de Lênin que empreenderia uma nova dinâmica ao Partido Bolchevique chamado de Teses de Abril.


Dica: A Revolução de Fevereiro de 1917 inaugurou a primeira fase da Revolução Russa de 1917, seu resultado imediato foi a abdicação do Czar Nicolau II, esse movimento ocorreu como resultado da insatisfação popular com a autocracia czarista e com a participação do país na Primeira Guerra Mundial. Essa insurreição levou a transferência de poder do Czar para um regime republicano e democrático, surgido da aliança entre liberais e socialistas que pretendiam conduzir reformas políticas.

......................................................... x ..............................................................

Revolução de Outubro de 1917: foi um movimento liderado pelos bolcheviques que proporcionou a ascensão de Lênin ao poder e que retirou a Rússia da guerra, negociando com a Alemanha e enfrentando uma guerra civil: o exército branco simpatizante do retorno ao czarismo contra o exército vermelho simpatizante da implantação definitiva do socialismo na Rússia.
Durante a guerra civil, Lênin colocou em prática o comunismo de guerra que previa o confisco forçado da produção agrícola, proibia o escalonamento salarial e estatizou os bancos estrangeiros e as fabricas. Com o fim da guerra civil Lênin colocou um pratica o chamado NEP: Nova Política Econômica, que previa medidas capitalistas numa economia estatizada. Com a morte de Lênin o poder na Rússia seria assumido por Stalin que realizaria grandes expurgos mandando matar seus principais inimigos e planificou a economia através dos Planos Qüinqüenais.

Dica: Entendendo A Revolução Russa de Outubro de 1917: foram uma série de eventos políticos na Rússia, que, após a eliminação da autocracia russa, e depois do Governo Provisório (Tataks), resultou no estabelecimento do poder soviético sob o controle do partido bolchevique. O resultado desse processo foi a criação da União Soviética, que durou até 1991.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Segunda Guerra Mundial 1939-1945

Para ouvir a musica, aperte o play.



"Em tempos de crise, existem os que choram e os que vendem lenços."


Os antecedentes

→ 1931: Japão .invade .a .China e posteriormente a Manchúria




O mapa da Manchúria invadida pelos japoneses pode ser visualizado na página ao lado

→ 1935 na Europa a Itália invade a Abissínia para impedir o acesso da URSS para o mar.




→ O crescimento da URSS com os planos qüinqüenais fez com que os países capitalistas fizessem vista grossa aos regimes totalitários.


→ 1936 a Alemanha e Itália celebram o Pacto de Amizade e Cooperação, mais tarde houve a integração do Japão.

→ 1938 a Alemanha anexa a Áustria baseada no direito de todas as nacionalidades alemãs do direito de “viver bem” politicamente unificadas pela “pureza da raça ariana”. No mesmo ano Hitler invade os sudetos da Czechoeslovaquia.




→ 1936 teve início a guerra civil espanhola - General Franco.



→ é criada a política das alianças do Eixo e dos Aliados.







→ 1941 a Alemanha invade a Rússia e o Japão ataca os EUA no Pacífico - Pearl Harbor, dando ao conflito dimensões mundiais.




→ 1945 a desaprovação das forças acabam fortalecendo os aliados e o conflito termina com a derrota do eixo.


O mundo Pós – Guerra



→ 1945 os EUA jogam as bombas de Hiroshima e Nagasaky sobre o Japão decretando o fim da guerra e iniciando uma nova era chamada de Atômica.







→ Guerra Fria: entende-se como uma corrida armamentista, espacial e principalmente numa disputa ideológica entre as grandes potencias que não chegaram ao confronto, mas refletiram em diversos lugares do planeta.




→ Plano Marshall: foi um plano econômico elaborado pelos EUA para a reconstrução da Europa Capitalista, o provocou a divisão do mundo em dois blocos:

O mapa político do Plano Marshall pode ser visualizado na página ao lado.



• Capitalistas: liderados pelos EUA que criaram a OTAN









• Socialistas: liderados pela URSS que criaram o Pacto de Varsóvia iniciando a bipolarização e a coexistência pacifica.








→ As tensões do pós-guerra aumentaram quando os EUA passaram a perseguir o comunismo, fato que recebeu o nome de Macarthismo: “caça as bruxas”.





O lado quente da Guerra Fria

Alemanha: o primeiro campo de tensão permaneceria entre as superpotências , sendo a Alemanha a ficar dividida em duas áreas: o lado ocidental capitalista e o lado oriental socialista:














→ Coréia do Norte: China
→ Coréia do Sul: EUA






→ Taiwan → antiga Formosa.






→ Paquistão Oriental → Bangladesh.






→ Fulgêncio Batista governava Cuba quando Fidel Castro deu o Golpe Militar.






→ Revolução Yoshimi: elegeria o presidente por voto no Vietnã.





CEI: Comunidade dos Estados Independentes.

O mapa com todas as nações que compõem a nova CEI pode ser visualizado na página ao lado.