A história Presente

A história Presente
História na veia

Seguidores

domingo, 30 de maio de 2010

Revolução Industrial

Para ouvir a música, aperte o play.



"A distinção entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão teimosamente persistente." Albert Einstein


Revolução Industrial
Conceito: foi um processo de transformação lenta e gradual que teve inicio nos fins da idade média e sua consolidação ocorreu na 2ª metade do séc. XVIII.

As etapas

1760 – 1850: a Inglaterra era a “oficina do mundo”, durante 90 anos o processo da revolução industrial ficaria restrito aos ingleses, preponderarariaa a produção de bens de consumo, especialmente têxteis e a energia a vapor.

1850 – 1900: ocorre a difusão do processo pela Europa (França, itália, Alemanha e Bélgica), América (USA), Ásia ( Japão) e Rússia.
Cresceria assim a concorrência, a indústria de bens de produção se desenvolveria, as ferrovias se expanderiam; surgiriam novas formas de energia como a hidrelétrica e os derivados do petróleo. O trans­porte também seria revolucionado, com a invenção da locomotiva e do barco a vapor.

1900 até os dias de hoje: os países desenvolvidos utilizariam a indústria química e eletrônica, a engenharia genética, a robótica e a cibernética, enquanto paises subdesenvolvidos tentavam através da industrialização sair do atraso em que se encontram. Surgeriam os conglomerados industriais e multinacionais, a produção se automatizaria, surge a produção em série e exploderia a sociedade de consumo de massas com a expansão dos meios de comunicação.

As Fases
Artesanato: ganhava-se em qualidade e perdia-se em quantidade (determinada pela jornada de trabalho), nesta fase o artesão era responsável direto por todas as etapas do processo de produção , inclusive o lucro.

Manufatura: gradativamente o artesão foi perdendo suas características com o surgimento da mão de obra especializada e o comerciante manufatureiro ou intermediário foram quem passaram a deter o lucro.

Maquinafatura: foi a fase da consolidação do processo, quando se dá a nítida separação entre o capitalista assalariado e a substituição das ferramentas pelas máquinas.

Os Fatores do Pioneirismo Inglês
foi o primeiro país a passar por uma revolução tipicamente burguesa – Revolução Inglesa do séc. XVII.
mão de obra barata vinda dos cercamentos.
domínio da Inglaterra sobre Portugal .
acúmulo primitivo de capital .
grande quantidade de matéria prima – carvão mineral e ferro.

Inventores e suas Invenções

John Kay = Lançou a Lançadeira volante, era um instrumento adaptado aos teares manuais, esta máquina aumentou a capacidade de tecer; até esse momento, o tecelão só podia fazer um tecido da largura de seus braços. A invenção provocou desequilíbrio, pois começa­ram a faltar fios produzidos na roca.


James Hargreaves = Spinning Jenny, era uma máquina que permitia ao artesão fiar de uma só vez até oitenta fios, mas eram finos e quebradiços.





Richard Arkwright = inventaria a Water Frame, uma máquina movida a água, era econômica mas produzia fios grossos.





Samuel Crimpton = inventaria a máquina Mule, essa seria a combinação de duas máquinas numa só, a mule, conseguindo fios finos e resistentes.




Edmond Cartwright = Tear mecânico, agora sobravam os fios, esse desequilíbrio só foi corrigido em 1785, quando Edmond Cartwright inventou o tear mecânico.




James Watt = criou o Motor a vapor, esse foi o aperfeiçoando a máquina a vapor, criando também a máquina de movi­mento duplo, com biela e manivela, essa transformaria o movimento linear do pistão em movimento circular, podendo assim ser adaptado ao tear.




Henry Cort = Pud Lagen, foi um inventor que em 1783 obteve uma patente para a produção de barras de ferro de forma rápida e economicamente em um laminador com rolos ranhurados, patenteou seu processo de empoçamento de conversão de ferro-gusa em ferro forjado em uma fornalha.Suas duas invenções teve um efeito significativo sobre a indústria de ferro na Grã-Bretanha ao tempo que quadruplicou a produção de ferro nos 20 anos seguintes.

 Elly Wittney = inventou o descaroçador mecânico, esse aparelho separaria mecanicamente as sementes da fibra do algodão, de modo a reduzir substancialmente o seu preço; as primeiras máquinas eram suficientemente baratas para que os fiandeiros pudessem continuar a trabalhar em suas casas.



Revolução Social


A Mais Importante - Movimento Ludista: William Ludd recebeu esse nome por causa do líder William Nudd que culpava as máquinas como principais responsáveis por sua vida miserável iniciada no norte da Inglaterra com uma série de quebra de máquinas e fábricas.





Movimento Cartista: Carta Magna – Constituição: teve esse nome ligado as principais leis que foram asseguradas pela Carta Magna: A Constituição.





Lei das Minas: Em 1833 foi aprovada essa lei, limitando a quantidade de horas que as crianças e mulheres poderiam trabalhar nas fábricas têxteis, o ambiente de trabalho para as crianças era árduo e longo, sendo o tempo todo perigoso para sua vida, as tecelagens eram lotadas e mal ventiladas causando doenças de pulmão fatais a elas, isso quando não eram destroçadas nas polias das máquinas.



Lei das Oito Horas: limitava a jornada de trabalho em 8 horas diárias, antes da Revolução Industrial , a jornada de trabalho varia entre 11 e 16 horas, isso foi proporcionado peo crescimento da industrialização e da introdução de máquinas, sendo necessário mais horas para se trabahar. A utilização de trabalho infantil era comum, muitas vezes em fábricas. Na Inglaterra e na Escócia em 1788, cerca de dois terços das pessoas que trabalham no novo "boom" das fábricas têxteis de água eram crianças, esse movimento de oito horas foi a luta que finalmente havia levado a primeira lei sobre a duração de um dia de trabalho, limitando os mineiros a 12 horas, e as crianças de 8 horas. O dia de 10 horas foi estabelecido em 1848, e menos horas com o mesmo salário foram sendo aceitas posteriormente.





































terça-feira, 25 de maio de 2010

Formação de Monarquias Nacionais

Para ouvir a musica, aperte o play.



“Nunca se explique, seus amigos não precisam, e seus inimigos não vão acreditar.”


Absolutismo




A burguesia patrocinava tudo, além de serem aliados do rei, todo o poder estava nas mãos do rei ou dos ministros, foi um movimento que abrangeu quase toda a Europa, principalmente na Inglaterra e na França.



Os defensores do sistema

Jean Bodin: A República
Thomas Hobbes: Leviatã
Nicolau Maquiavel: O Príncipe
Jacques Bossuet: A Política tirada da Sagrada Escritura


Jean Bodin: Dizia que o poder de um rei se assemelhava ao poder de um pai no seio da família e seu poder era pátrio (tinha a função mantenedora da família), foi considerado por muitos o pai da ciência política devido a sua teoria sobre soberania, esta baseava-se na afirmação a legitimação do poder do homem sobre a mulher e da monarquia sobre as organizações baseadas em princípios que não variam com o tempo. Ele escreveu diversos livros, mas a Inquisição condenou a muitos deles porque o autor demonstrou simpatia pelas teorias calvinistas, os calvinistas também eram chamados de huguenotes na França, eram processados pela Igreja católica assim como outras seitas protestantes ou reformadores cristãos o eram em outros países católicos.



Thomas Hobbes: No seu livro Leviatã publicado em 1651 dizia que o homem encontrava-se num estado natural de anarquia, gerando violência e para conter essa “selvageria” era necessário um governo forte e centralizador, é lembrado pela filosofia política , onde em seu livro mais famoso foi Leviatã estabeleceria as bases para a maioria do pensamento político ocidental a partir da perspectiva do contrato social. Hobbes também contribuiu para um conjunto diversificado de setores, em geral a filosofia e a ciência política; sua descrição da natureza humana provou ser uma teoria de resistência no campo da antropologia filosófica, ele foi um dos principais filósofos que fundou o materialismo .


Nicolau Maquiavel: Dizia que os governos poderiam ser justos ou injustos, pacíficos ou violentos e não caberia a ninguém contesta-los sendo que para governar o rei poderia usar da violência, pois os meios justificariam os meios. É reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna, pelo fato de haver escrito sobre o Estado e o governo como realmente são e não como deveriam ser, os recentes estudos do autor e da sua obra admitem que seu pensamento foi mal interpretado historicamente; desde as primeiras críticas feitas postumamente, as opiniões, muitas vezes contraditórias, acumularam-se, de forma que o adjetivo maquiavélico, criado a partir do seu nome, significa esperteza, astúcia.


Jacques Bossuet: A política era inspirada nas sagradas escrituras, onde o poder do rei vinha diretamente de Deus e o rei era o representante de Deus na terra, originando a teoria do “direito divino”.Bossuet foi um dos primeiros a defender a teoria do absolutismo político, ele criou o argumento que governo era divino e que os reis recebiam seu poder de Deus. Foi autor de "A Política tirada da Sagrada Escritura", publicada postumamente em 1709, na qual defende a origem divina do poder real: Deus delegava o poder político aos monarcas, conferindo-lhes autoridade ilimitada e incontestável; o caso mais exemplar de governante que se serviu das idéias de Bossuet foi Luís XIV de França chamado "Rei Sol".


O Absolutismo na França


Henrique IV: Edito de Nantes (documento da cidade)
A Política dos Cardeais
O Governo de Richelieu
O Governo de Mazzarino
Os Frondas
O Governo de Luis XIV

No feudalismo o poder era descentralizado, o rei detinha todo esse poder unicamente. A desigualdade social foi a principal causa da Revolução Francesa.



A Política dos Cardeais

Submeteu a nobreza feudal ao poder do rei além de perseguir os protestantes, conquistaram as regiões de Quebec e Montreal, tornando a França uma grande potencia.




O Governo de Richelieu: foi um cardeal da Igreja Católica e primeiro Ministro do Rei Luís XIII, era ele quem detinha todo o poder em França, chegando a mandar mais que o próprio Rei, que em parte não passa de um mero marionete nas suas mãos! Odiava os mosqueteiros e pelo seu capitão, onde deseja profundamente denegrir sua imagem perante o Rei; determinado a manter o Rei de rédea curta, Richelieu arquitetou planos para destruir todos aqueles que não fossem leais ao Rei incluindo a rainha Ana da Áustria, que tentou destruir a todo o custo com auxilio da sua fiel espiã milady de Winder e do Chefe da sua guarda o conde de Rocheford. Depois de muitos planos destruídos pelos mosqueteiros de sua majestade, o Cardeal reconheceria que tinha adversários formidáveis. O Cardeal Richelieu era um homem perverso e não olharia os meios para conseguir o que desejava, não respeitando nem mesmo seu habito religioso; mas apesar de todos os seus defeitos, foi igualmente lembrado como um grande estadista que deu estabilidade à França quando mais ninguém foi capaz de o fazer.



O Governo de Mazzarino: Surgiram as rebeliões de caráter social patrocinados pela nobreza e burguesia contra o poder do rei. Ele era um sacerdote diplomata vindo da Itália, encantou-se com Paris e com a corte francesa, em pouco tempo, hábil, refinado e astuto caiu nas graças da rainha-mãe, tutora daquele que viria a ser Luís XIV. Protegido pelo Cardeal Richelieu, Mazzarino afrancesou o nome para Mazarin, desligou-se do Vaticano, logo fezendo carreira ao servir o trono françês; quando o cardeal tornou-se ministro em 1642, se tornou o senhor todo-poderoso dos destinos da França.



Os Frondas: foi uma guerra civil ocorrida na França entre 1648 e 1653, em plena Guerra Franco-Espanhola, alguns anos após a Guerra dos Trinta Anos; a manifestação palpável da decomposição do Estado e da sociedade francesa no seio de uma conjuntura econômica deprimida, e com graves problemas de organização política e coesão social sem solução tinha por objetivos iniciais limitar o poder real e discutir abusos.



O Governo de Luis XIV

Revogou o Edito de Nantes, além de criar a guarda provincial para dar sustentação interna ao império; concedeu nobreza e isenção fiscais aos cargos públicos, criou pensões para o Estado e nomeou Jean Baptiste Colber o mais importante burguês como ministro das finanças, fez inúmeras guerras externas desastrosas sendo a mais importante a Guerra dos Sete Anos contra a Inglaterra.


O Absolutismo inglês


Os três principais reis abdolutistas da Inglaterra pertenceram a dinastia Tudor e foram Henrique VII, Henrique VIII e Elizabeth I. Estes reis desenvolveram a Inglaterra e a transformaram em uma das maiores potências marinha e militar daquela época.


O Absolutismo na Inglaterra esteve presente nas dinastias de Tudor e Stuart. A monarquia inglesa, desde o século XIII, apresentava uma característica peculiar: a existência de um Parlamento. Isto representava uma certa limitação do poder real. Esse quadro começou a mudar com a Guerra dos Cem Anos, a monarquia inglesa passou a contar com o apoio da nobreza, dando início a um processo de fortalecimento que se estendeu ao longo de toda duração da guerra. Entretanto, com o final da guerra e a conseqüente derrota inglesa, deu-se uma desvalorização da monarquia, um enfraquecimento do Exército e uma crise econômica. Esses elementos influenciaram uma disputa dos setores descontentes da nobreza pelo poder real. Essa reação deu origem à Guerra das Duas Rosas (1455-1485), que durante trinta anos dilacerou o território inglês.


Dinastia Tudor
Henrique VII
Henrique VIII
Elizabeth I


Dinastia Tudor: com o final da guerra das rosas, deu-se com um acordo entre Henrique Tudor (Henrique VII) e a família York, ocorreu o casamento entre Henrique e Isabel de York, significando um pacto entre os setores mais importantes da nobreza inglesa; assim iniciou-se a dinastia Tudor e coube ao filho de Henrique VII (1509-1547), Henrique VIII, eliminar o único poder que ainda oferecia perigo a nobreza: o poder da Igreja Católica na Inglaterra. Assim começaria a Reforma Anglicana.



Henrique VII: foi o primeiro Rei de Inglaterra da casa dos Tudor, reinando entre 1485 e 1509, a sua subida ao poder e o seu casamento com Isabel de Iorque colocaram fim a Guerra das Rosas e consequente a instabilidade política; Henrique VII eliminou o poder dos nobres feudais.



Henrique VIII: foi rei de Inglaterra a partir de 21 de abril de 1509 até à sua morte, recebeu o título de rei da Irlanda pelo Parlamento Irlandês em 1541, tendo obtido anteriormente o título de Lorde da Irlanda; foi o segundo monarca da dinastia Tudor, sucedendo a seu pai, Henrique VII, e pretendente ao trono francês. Henrique VIII foi uma figura marcante na História, famoso por ter se casado seis vezes e por exercer o poder mais absoluto entre todos os monarcas ingleses, entre os feitos mais notáveis de seu reinado se inclui sua ruptura com a Igreja Católica Romana, e seu estabelecimento como líder da Igreja da Inglaterra (ou Igreja Anglicana), a dissolução dos monastérios, e a união da Inglaterra com Gales, decretou legislações importantes como as várias atas de separação com a Igreja de Roma, e de sua designação como Chefe Supremo da Igreja de Inglaterra, onde unificaram a Inglaterra e Gales como uma só nação, além de elaborar a primeira legislação contra a sodomia na Inglaterra, onde castigava com a morte a bruxaria.


Elizabeth I: foi Rainha da Inglaterra e da Irlanda desde 1558 até à sua morte, ficou conhecida como a rainha virgem, gloriana e boa rainha Bess; seu reinado é conhecido como período Elisabeteano (ou Isabelino) ou ainda Era Dourada. esse período ocorreu a ascensão britânica, marcado pelos primeiros passos na fundação daquilo que seria o Império Britânico, e pela produção artística crescente, principalmente na dramaturgia, que rendeu nomes como Christopher Marlowe e William Shakespeare. No campo da navegação, o capitão Francis Drake foi o primeiro inglês a dar a volta ao mundo, enquanto na área do pensamento Francis Bacon pregou suas ideias políticas e filosóficas. As mudanças se estendiam à América do Norte, onde se deram as primeiras tentativas de colonização, que resultaram em geral em fracassos.Elizabeth era uma monarca temperamental e muito decidida, esta última característica era vista com impaciência por seus conselheiros, foi a consolidadora do absolutismo inglês e responsável pela passagem da Inglaterra de um país feudal e agrícola para uma potência capitalista e industrial.



Anglicanismo

Causa Política: eliminou a influência da igreja nos assuntos do Estado
Causa Econômica: confiscou os bens da igreja a fim de fortalecer o poder real.
Contra Reforma: consistiu na reformulação da igreja católica através do Concílio de Trento que estabeleceu as seguintes medidas:
criou os seminários (local de formação religiosa)
criou o “INDEX”: lista de livros com leitura proibida para os fiéis
restaurou os tribunais do “Santo Ofício” e a inquisição
criou a Cia. de Jesus.



Fundamentos do Luteranismo



A igreja é útil mas não necessária
Passou-se a ter a livre interpretação da bíblia
Começou a condena a idolatria (culto das imagens)





Calvinismo: Juan Calvino - Foi a religião que mais atendeu as necessidades burguesas no momento que justificou as operações de lucro e juros através da doutrina da pré-destinação, onde poucos seriam bem vindos ao reino da boa venturança.



Reforma Protestante


As razões

Sociais: burguesia
Econômicas: lucro
Espirituais: igreja


Razões sociais, econômicas e espirituais:
A igreja condenava as operações de juros e lucros criando um descompasso nos fiéis que passaram a desejar uma nova religião que colocasse em harmonia o pensamento e a ação.


A compra do perdão se chamava indulgência
A dualidade do bem X mal vem dos persas
O estado alemão era composto de 321 estados germânicos


Luteranismo

Dieta dos Worms: foi uma reunião de cúpula oficial, governamental e religiosa, chefiada pelo imperador Carlos V que teve lugar na cidade de Worms (Alemanha), entre os dias 28 de Janeiro e 25 de Maio de 1521. Apesar de outros assuntos terem sido discutidos, a Dieta de Worms é sobretudo conhecida pelas decisões que dizem respeito a Martinho Lutero e os efeitos subsequentes na Reforma Protestante; Lutero foi convocado à Dieta para desmentir suas 95 teses, no entanto ele as defendeu e pediu a reforma da Igreja Católica, entre 16 e 18 de Abril de 1521. O papa Leão X juntamente com o imperador Carlos V excomungam e condenam Lutero a ser queimado vivo na Inglaterra através do “santo oficio” pela “santa inquisição”.


1ª Dieta de Spirra: Foi na dieta de Spira em 1529 que os cristãos reformistas foram apelidados pela primeira vez de “protestantes”, devido ao protesto que os príncipes alemães fez ante o autoritarismo do catolicismo. Nessa época, os ideais da reforma já estavam estourando em diversas partes como em Zurique sob o comando de Zuinglio, na França sob a liderança de Calvino e nos paises baixos. Em todos estes paises houve perseguição aos reformadores e aos novos protestantes. A perseguição veio se intensificar ainda mais com a chamada “Contra Reforma” promovida pelo catolicismo, como método de represália. O movimento de reforma foi seguido de cem anos de guerras religiosas dos reis católicos contra os protestantes. A 1ª Dieta de Spira tentou impor o catolicismo aos príncipes alemães.


2ª Dieta de Spirra

Deu liberdade aos príncipes alemães escolherem a religião para seus estados.

domingo, 23 de maio de 2010

Períodos Democráticos

Para ouvir a musica, aperte o play.



"Prefiro ser descortês a ser inoportuno" William Shakespeare



1 Aspectos Genéricos

I Falência do modelo baseado na substituição das importações

II Declínio populista

2 Especificidades do Governo



I Governo Dutra - Eurico Gaspar Dutra, era militar e foi o décimo sexto presidente brasileiro e único presidente do Brasil vindo do Mato Grosso. Dutra tinha um problema de dicção onde trocava a letra c pela letra

Aspectos relevantes: redemocratização do país.




Constituição de 1964: presidencialismo, manutenção da legislação trabalhista e restauração do Vice presidente.




II Estrutura econômica - Abertura da economia nacional: importação e capitais, sucateamento do parque industrial do país, elaboração do Plano SALTE: Saúde, Alimentação, Transporte e Energia, inflação, corrosão e depreciação monetárias.






III Política Externa: Ruptura das relações com a Rússia e inserção do Brasil na OEA.

I Governo Goulart 1961 – 1964: Declínio de Modelo Populista

Fatores relevantes: Adoção do Parlamentarismo – Tancredo Neves foi o 1º Ministro entre 1961 a 1963, emenda Parlamentarista Nº 3: Plebiscito de 1963 e implantação do 13º Salário.

Reformas de Base: agrária, tributária, educacional, administrativa, encampamento das Refinarias Petrolíferas Nacionais.


Golpe Militar de 1964: foi articulado pelos militares brasileiros através dos segmentos mais conservadores da sociedade, contou com o apoio da CIA.






Ditadura Militar de 1964 – 1985: 21 anos: implantou o modelo econômico do período: bens de consumo duráveis, concentração de renda e riquezas, expansão do crédito ao consumidor, abertura do capital externo e incentivo ao multinacionalismo as exportações.




Modelo político do Regime Militar: concentração de poder – Brasília, fortalecimento do Poder Executivo, censura da imprensa e os órgão de classe, controlava a estrutura partidária, dos sindicatos e das entidades classistas através da censura aos meios de comunicação e repressão a quaisquer formas de oposição. Esse modelo proporcionou as reformas constitucionais para que legalizassem a ditadura concedendo plenos poderes a presidência.


SNI: DOPS: Departamento de Ordem Política e Social
SAE: hoje é usado esse sistema, na época era o sistema fascista.
DOI-CODI: Destacamento de Operações de Informações - de Operações de Defesa Interna
OBAN: Operação Bandeirante.


Especificidades da Ditadura.


I Castelo Branco: 1964 – 1969: conservador do CE morreu em um acidente de avião. O marechal Humberto de Alencar Castelo Branco foi o primeiro presidente do regime militar e ditador, instaurado pelo Golpe Militar de 1964; pertencia à família do escritor José de Alencar.




Atos Institucionais


AI 1: permitia estado de sitio, caçar mandatos e suspender as garantias pessoais
AI 2: instalou as eleições diretas para presidente, extinguiu todos os direitos políticos
AI 3: instalou as eleições diretas para governador e prefeito, passou a existir somente dois partidos pelo bipartidarismo: a ARENA e o MDB
AI4: a Constituição Fascista de 1967 foi outorgada.



Leis: Imprensa e segurança Nacional


II Costa e Silva: 1967 – 1969: era considerado linha dura morreu de AVC, AI 5: deu amplo poderes ao presidente com a Lei 477, perseguiu os estudantes, fez acordos com o MEC-USAID: Ministério da Educação United States Agency for International Development.
Atos de guerrilha: esquerda e direita.



III Médici: 1967 – 1974: era considerado linha dura, foi o pior de todos os militares no poder, foi em seu governo que foi criado o slogan “ Brasil, ame-o ou deixe-o”, foi o auge da tortura e da repressão , foi em governo considerado como o “milagre brasileiro” entre 1969 – 1973 os juros eram de 7% a 13% aa. Criou obras faraônicas como a:


Transamazônica:A Rodovia Transamazônica (BR-230) projetada durante o governo do presidente Emílio Garrastazu Médici, sendo uma das chamadas "obras faraônicas" devido às suas proporções gigantescas, realizadas pelo regime militar, é a terceira maior rodovia do Brasil, com 4.000 km de comprimento, cortando vários estados brasileiros; nasce na cidade de Cabedelo, na Paraíba, e segue até Lábrea, no Amazonas, é classificada como rodovia transversal. Em grande parte, principalmente no Pará e no Amazonas, a rodovia não é pavimentada. Foi planejada para integrar melhor o Norte brasileiro com o resto do país, sendi inaugurada em 30 de agosto de 1972; inicialmente projetada para ser uma rodovia pavimentada com 8 mil quilometros de comprimento, ligando o nordeste do Brasil com o Peru e o Equador, não sofreu maiores modificações desde sua inauguração.


Ponte Rio Niterói:
A Ponte Presidente Costa e Silva popularmente conhecida como Ponte Rio-Niterói, localiza-se na baía de Guanabara R J, e liga o município do Rio de Janeiro ao município de Niterói. A ligação rodoviária foi entregue em 4 de março de 1974, com extensão total de 13,29 km, dos quais 8,83 km são sobre a água, e 72 m de altura em seu ponto mais alto, sobre ela circulam milhare de caminhões, ônibus e automóveis, totalizando 15.865 veículos. Atualmente é considerada a maior ponte, em concreto protendido, do hemisfério sul e atualmente é a sexta maior ponte do mundo; no ano em que foi concluída, era a segunda maior ponte do mundo.


IV Geisel: 1974 – 1974: aumentou a divida externa em 200% atingindo o valor de 100 milhões de dólares, algo em torno de 90 trilhões de CR$, o numero de desempregados atingiu os 20%. Em seu governo abertura política foi lenta e gradual e segura.

Pacote de Abril de 1977: Dilatação do Mandato presidencial para 6 anos, inserção do Senador Biônico, ocupariam 30% das cadeiras do Senado, redução da representação dos estados mais populosos no Congresso além de extinguir o AI 5.


V Figueiredo: 1979 – 1985: considerado o mais moderado, em seu governo ocorreram a: anistia política, o movimento das “Diretas Já”, extinção do AI 3 e as eleições indiretas para a presidência da republica.
Houveram reformas partidárias e a extinção dos partidos: ARENA e MDB que se transformariam nos seguintes partidos: : PDS, PT, PDT, PP e PMDB.

Durante e depois de seu mandato, João Figueiredo ficou conhecido pela extrema franqueza das suas declarações. Eis algumas delas:

Sobre a abertura política: "Quem não quiser que abra, eu prendo e arrebento!"
Sobre o exercício do poder: "Prefiro cheiro de cavalo do que cheiro de povo".
Sobre a realidade econômica do país: "Sei que o Brasil é um país essencialmente agrícola. Viram, não sou tão ignorante quanto dizem".
Em resposta a um menino que perguntou o que faria se recebesse salário mínimo: "A única solução é dar um tiro no coco".
Em resposta aos estudantes que o insultavam durante visita a Florianópolis, em Santa Catarina: "Minha mãe não está em pauta".
Sobre os rumores de um golpe contra Tancredo Neves: "O que sei é que no dia da posse vou embora de Brasília levando apenas minhas mulheres". Diante do espanto, a primeira-dama Dulce Figueiredo esclareceu: "É assim que ele se refere aos cavalos".
Em resposta ao jornalista André Luiz Azevedo, quando perguntado se o Ato Institucional nº 5 (AI-5) faria aniversário: "AI-5? Quem é esse menino?".
Em resposta à jornalista Leila Cordeiro, quando perguntado se seria candidato ao governo do Rio de Janeiro: "Tenho juízo, não sou maluco".
Sobre a militância política da classe artística: "Uma coisa que nunca entendi é porque todo artista, esse tal de Caetano Veloso por exemplo, tem de ser dessa tal de esquerda".


NOVA REPÚBLICA


1 Governo de Jose Sarney: 1985 – 1990: redemocratizou o país, → foi feita a Constituição de 1988, e a legalização dos PC´s.

Planos Econômicos: Cruzado I, Bresser e Verão , inflação e desabastecimento, eleições diretas para presidente.




2 Fernando Collor de Melo: 1990 – 1992: seu governo se destacou pelo Plano Collor que continha as seguintes características: abertura econômica, neoliberalismo, privatizações e confisco dos ativos bancários.





Devido aos atos de corrupção, foi o primeiro presidente brasileiro a sofrer o impeachment em 29/12/1992.




3 Itamar Franco: 1992 – 1994: Convocação do Plebiscito de 1993: Parlamentarismo x presidencialismo, seu governo se destacou por causa do Plano Real que estabilizou a moeda e pelo começo das privatizações das estatais.





4 Lula: é o trigésimo quinto e atual presidente da República Federativa do Brasil, cargo que exerce desde o dia 1º de janeiro de 2003. FOI O ÚNICO PRESIDENTE QUE "NUNCA NA HISTÓRIA DESSE PAÍS" NÃO VIU, NÃO SOUBE, NÃO SABIA" QUE SEUS MINISTÉRIOS ESTAVAM "ATOLADOS" EM ESCANDÂLOS, CORRUPÇÃO, MUTRETAS, POLITICAGENS, LADROAGENS, NEPOTISMO. TODOS OS MINISTROS INDICADOS POR ELE PARA SEUS CARGOS MINISTERIAIS ESTAVAM METIDOS EM ALGUM TIPO DE ESCÂNDALO DEBAIXO DE "SUA BARBA" E ELE NADA SABIA, NADA OUVIA E MUITO MENOS VIA, : " ERAM INTRIGAS DA OPOSIÇÃO", E O POVO QUE DEPOSITARA E VOTARA NELE ACHANDO QUE SERIA HONRADO POR SUAS PROMESSAS .....